Visando apresentar os futuros jogadores da Premier League ao grande público, o jornal The Guardian elaborou uma relação com a principal joia de cada um dos 20 clubes que disputam a competição. Foram escolhidos jogadores nascidos entre 1º de setembro de 1997 e 31 de agosto de 1998 e a proposta é acompanhar o desenvolvimento de cada um deles nos próximos cinco anos. Pelo Chelsea, o escolhido foi o atacante Dominic Solanke.
Nascido em Reading, no dia 14 de setembro de 1997, Solanke chegou às categorias de base do Chelsea com apenas 8 anos de idade. Em fevereiro de 2013, quando tinha 15 anos, estreou pela equipe sub-18, agradou e ficou até o restante da temporada, somando dois gols em 10 partidas. Na temporada seguinte, Solanke foi sensacional. Na primeira metade, marcou 13 gols e deu 8 assistências, com direito a dois hat-tricks, fechando com 20 gols em 25 partidas, o título da FA Youth Cup e o troféu de artilheiro do Chelsea na categoria.
Passou pelas seleções inglesas sub-16, sub-17 e sub-18. Pelo sub-17, balançou as redes 11 vezes em 14 jogos ao longo da temporada 2013/2014 e fez parte do grupo, junto com Izzy Brown, campeão europeu no mesmo ano. Ao todo, Solanke tem 13 gols em 23 partidas com a camisa da Inglaterra.
Dominic Solanke é um atacante rápido e de movimentação. Pode jogar aberto pelos lados e como meia centralizado, mas prefere atuar adiantado, como referência. Já treina com o elenco profissional e participou da última pré-temporada, quando José Mourinho afirmou que se, em alguns anos, (Lewis) Baker, (Izzy) Brown e Solanke não forem jogador de seleção, ele se sentirá culpado. Em setembro de 2014, o jogador renovou seu vínculo com o Chelsea por mais três temporadas.
Veja no vídeo abaixo alguns lances de Dominic Solanke com a camisa do Chelsea: