Líder isolado do Campeonato Inglês, após a vitória contra o Aston Villa por 3×0 – gols de Oscar, William e Diego Costa –, o Chelsea volta sua atenção para a UEFA Champions League, neste meio de semana. Após empatar com o Schalke 04 em sua estreia, 1×1 em Stamford Bridge, os Blues enfrentarão o lisboeta Sporting CP, que vem de empate por 1×1 no clássico contra o FC Porto. A partida entre portugueses e ingleses acontecerá na próxima terça-feira, às 15h45 (horário de Brasília), e terá transmissão da ESPN. Além disso, você também pode acompanhar a partida em nosso twitter, o @Chelseanewsbr.
Costa é dúvida e Ramires segue fora
Às vésperas de sua segunda partida pela Champions League, o Chelsea vive, novamente, a apreensão de não saber se poderá contar com seu grande artilheiro. Diego Costa segue sofrendo problemas físicos e, caso não jogue, será substituído por Loic Remy, uma vez que Didier Drogba sequer viajou à Lisboa. Outro que segue fora do time é Ramires, cuja lesão muscular ainda não está totalmente curada. Espera-se que o brasileiro retorne no final de semana, contra o Arsenal.
Marco Silva tem quase todos os jogadores à sua disposição
Durante os 15 minutos do último treinamento do Sporting, que foram abertos à imprensa, foi possível perceber que todos os jogadores, exceto o egípcio Rami Rabia, que está em fase final de recuperação de lesão, estão disponíveis para o jogo contra o Chelsea, assim, o treinador Marco Silva não deverá ter problemas para escalar sua equipe, cuja base deve ser semelhante à do time que empatou com o Porto na última sexta-feira.
Escalação Chelsea (4-3-3): Courtois; Ivanovic, Cahill, Terry, Azpilicueta (F. Luis); Matic, Fàbregas, Oscar; Schürrle (William), Hazard e Diego Costa (Remy). Téc.: José Mourinho
Escalação Sporting (4-3-3): Rui Patrício; Cédric, Maurício, Sarr, Jefferson (Jonathan Silva); William Carvalho, Adrien Silva, João Mario (André Martins); Carrillo (Capel), Slimani e Nani. Téc.: Marco Silva
Entrevistas Pré-Jogo
José Mourinho (Chelsea)
De volta à sua terra, José Mourinho não negou sentir que jogar em Portugal tem, para ele, um significado diferente. Além disso, o treinador dos Blues elogiou o rival e seu treinador, sobretudo pela sua passagem pelo Estoril.
“Se me disseres que é igual jogar em Portugal ou jogar na Espanha ou França, não é seguramente a mesma coisa. Durante o jogo, sim, se calhar até me esqueço onde estou e com quem estou a jogar. Mas antes e depois será um bocadinho diferente”, disse.
“No fundo será sempre um jogo de Champions – e para mim já são tantos… Para o Sporting é o regresso a uma competição da qual está fora há uma série de anos. Para o sportinguista é juntar o útil ao agradável, ou seja, o regresso do Sporting e frente a uma das grandes equipes. Estão pois criadas supercondições para ser uma grande noite.”
“A ideia que tenho é que o Sporting é uma equipe coerente. E quando digo coerente, acho que estou a elogiar. É uma equipe que tem bons jogadores e que considero que tem condições neste grupo para lutar pela classificação. (…) (Marco Silva) Fez um trabalho admirável e isso eu posso avaliar com todo o respeito,” concluiu.
Marco Silva (Sporting)
Em tom de respeito, Marco Silva, jovem treinador do Sporting, analisou a força do elenco do Chelsea e ressaltou sua força, garantindo que o clube Londrino é um dos favoritos ao título.
“A equipe sabe do apoio que terá aqui em Alvalade. Será a nossa estreia aqui, embora também já tenha havido a estreia em Maribor. Mas aqui será especial para o nosso grupo. Sei que o apoio dos nossos torcedores será uma importante ajuda perante um adversário difícil e que estará entre os candidatos a chegar à final,” disse.
“Em relação ao Ramires sabíamos que não ia estar presente, tem a ver com uma lesão. Em relação à vinda do Diego Costa, parece-me que à segunda jornada da fase de grupos ninguém desvaloriza absolutamente nada. O nosso adversário virá na máxima força. Não me parece que haja uma desvalorização, nem pode haver.”
“Espero um Chelsea que não teve um campeonato na época passada que esperava. Uma equipe que começou esta temporada a um nível bastante alto, uma equipe muito forte, que interpreta bem os vários momentos do jogo. Temos de saber responder a isso, sempre com grande atitude para fazer o melhor pelo Sporting, e conquistar pontos neste jogo.”
“É um desafio aliciante e fantástico para equipe do Sporting e para os torcedores. Neste momento é uma equipe sem jogadores portugueses, mas poder receber esta equipe com um treinador português é mais um desafio,” finalizou.
Fique de Olho
De volta ao clube que o formou, Nani, que nos últimos tempos de Manchester United sofreu com muitas lesões e perdeu espaço, já adquiriu nova condição nos Leões. Principal referência técnica da equipe, o jogador tem mostrado grande movimentação pelos dois flancos e tem criado muitas e perigosas chances para o Sporting. Leva dois gols na temporada, um deles contra o Maribor, pela UEFA Champions League.
Histórico
Chelsea e Sporting nunca se enfrentaram na história. Apesar disso, os Blues têm um bom retrospecto contra equipes portuguesas. Considerando as nove partidas que disputou contra equipes lusas, o Chelsea venceu sete encontros, empatou um e perdeu apenas um. Ao todo são três vitórias contra o Benfica e quatro contra o Porto, clube que já conseguiu um empate e uma vitória contra o Chelsea.
Curiosidades
– Entre 1992-1993 José Mourinho trabalhou como assistente técnico no Sporting CP;
– Em seu tempo de Benfica, Matic nunca perdeu para o Sporting;
– Naby Saar, zagueiro do Sporting, fez dupla de zaga com Kurt Zouma no último mundial sub-20;
– O Sporting venceu suas últimas três partidas em casa contra clubes ingleses sem conceder gols. As vítimas foram Manchester City, Everton e Bolton;
– Em seis encontros contra o Sporting, José Mourinho contabiliza quatro vitórias e dois empates.