Mourinho confirma recuperação de Drogba, mas mantém mistério sobre goleiro

Mourinho falou com os jornalistas antes da estreia do time (Imagem: Site Oficial)
Mourinho falou com os jornalistas antes da estreia do time (Imagem: Site Oficial)

Em coletiva de imprensa antes do primeiro jogo do Chelsea pela Premier League, José Mourinho deixou mistérios no ar, mas ao menos confirmou para a Chelsea TV que Drogba estará disponível para jogar na segunda-feira.

O treinador começou a entrevista respondendo perguntas sobre o goleiro a enfrentar o Burnley, mas assim como após o amistoso contra o Real Sociedad, o português não respondeu.

Eu não posso dizer a vocês quem jogará porque ainda nem eles nem o time sabem. A única coisa que posso dizer – e que os outros times me perdoem – é que o Chelsea tem dois dos três melhores goleiros do mundo, o que é algo único. Esse é um ótimo problema para mim porque os dois são fantásticos. Até Schwarzer, que está em outro momento da sua carreira, com idade bem diferente deles, é um bom goleiro. Ter Cech e Courtois é um problema que qualquer treinador no mundo gostaria de ter.

Não é fácil porque eu não acredito que qualquer treinador esteja feliz por colocar um dos seus jogadores em uma posição desconfortável, portanto, dessa perspectiva, não é fácil para mim. Eu gosto de ver todos felizes e sei que para um goleiro que poderia estar em qualquer time do mundo é muito difícil ficar na reserva, mas para o Chelsea Football Club é uma excelente situação. Obviamente, durante a temporada, se um deles for meu #1 definitivo eu terei de apoiar e estimular o outro. Eu não posso ter um goleiro incrível no banco por três ou quatro meses à espera de um jogo da League Cup. A melhor solução é agir de maneira pragmática e até fria, esquecer as emoções acerca da situação e fazer o que é melhor para o time e o clube. É uma situação segura,” completou Mourinho.

Falando sobre as expectativas para a temporada, Mourinho mudou drasticamente o discurso que manteve durante toda a campanha passada, quando se recusava a colocar seu time como um dos candidatos ao título.

Na temporada passada não sentíamos que éramos de fato candidatos ao título, mas estivemos bem perto de vencê-lo. Não sentíamos que éramos um dos favoritos a vencer a Champions League e chegamos até a semifinal – logo nos saímos bem. Para essa temporada trouxemos alguns jogadores chave no nosso esquema, e cremos e sentimos que os novos jogadores elevaram o elenco e o time a uma nova dimensão. Sim, somos candidatos ao título, mas não posso dizer que vamos vencer a Premier League, se é isso que você esperar ouvir. Não posso falar isso porque preciso mostrar respeito à competição – que é a única que tem mais de três candidatos ao troféu. Eu preciso respeitar os adversários e os seus esforços em fortalecer os seus times que já eram fortes”, concluiu o treinador.

Mourinho também falou da imprevisibilidade do mercado de transferências. Apesar de se dizer satisfeito com o time, não garantiu que não haverá novas contratações e advertiu que outros clubes podem se interessar por jogadores do Chelsea.

A janela está aberta e a nossa experiência nos diz que você nunca pode dizer o que vai acontecer nesse caso. Você não sabe se algum clube vai tentar alguma coisa com os nossos jogadores. A verdade – e isso é o mais importante – é que estou muito feliz com o meu elenco e com meu clube. A estrutura que me dá suporte fez um trabalho excelente. Eles foram fantásticos em lutar para conseguir o que eu precisava. Nós finalmente temos uma quantidade significativa de jogadores sub-21 para preencher as vagas (obrigatórias) de jogadores formados na Inglaterra nos próximos dois anos, o que é muito importante para o Chelsea. Esse elenco tem experiência, caráter e personalidade, temos jogadores e reservas com ambições em todas as posições, o que me deixa muito feliz.

Por fim, Mourinho falou sobre as expectativas que todos têm quanto a ele e o clube, mas que elas não afetam o seu foco em vencer sempre a próxima partida. “Entendo que por causa dos dez últimos anos da história do Chelsea e da minha carreira as expectativas sejam altas, mas eu não ligo nem um pouco para isso. Eu só quero continuar sendo quem sou, trabalhar forte todos os dias, ter ambições para vencer o próximo jogo – independente de onde seja, da competição ou do rival. Isso faz parte de mim. Quero vencer contra o Burnley, esse é o primeiro passo e será muito difícil conseguir alcançá-lo.

O Chelsea estreia na Premier League na segunda-feira, 18 de agosto, contra o Burnley, às 16h.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.