Saiba mais sobre os adversários do Chelsea na pré-temporada

Que os jogos comecem (Foto: Chelsea FC)
Que os jogos comecem! (Foto: Chelsea FC)

A pré-temporada chegou para os clubes europeus, e o Chelsea Brasil mostra quais são os clubes que o Chelsea vai enfrentar na época de preparação. Oito confrontos estão definidos: Wycombe Wanderers, AFC Wimbledon, RZ Pellets, NK Olimpija Ljubljana, Vitesse Arnhem, Werder Bremen, Ferencvaros e Real Sociedad.

São três amistosos na Inglaterra e escalas na Holanda, Eslovênia, Áustria e Hungria. O primeiro amistoso é dia 16 de julho, o último dia 12 de agosto.

16 de Julho: Wycombe Wanderers

(Foto: Wycombe Wanderers)
(Foto: Wycombe Wanderers)

Conhecido como Os Azuis e com o mesmo patrocinador que o time de Londres, o Wycombe será o primeiro rival do Chelsea na sua pré-temporada. Os times não se enfrentam pela primeira vez, longe disso, o primeiro confronto foi 1929, com uma vitória do time interiorano frente ao clube da capital. Em 1938, a história foi diferente. O Chelsea, com seu time reserva, goleou por 5 a 2.

A década de 70 teve três confrontos entres os selecionados. Em 1973, 1 a 1, em 1975, igualdade sem gols no placar e 2 a 1 favorável ao Chelsea. Os anos 80 chegaram, e a freguesia continuou: 4 a 1 para o Chelsea. Situação semelhante ao jogo ocorrido na década seguinte – 1994 – quando o resultado foi de 2 a 1 para o time londrino.

Em 2002, Claudio Ranieri era o técnico do Chelsea quando o clube visitou o Adams Park, estádio do Wycombe. Com a presença de dez mil torcedores – recorde de espectadores até hoje – os Pensioners venceram por 5 a 1, gols de Damien Duff, Carlrton Cole, Robben e Jarosik 2x. Entretanto, o placar de 5 a 1 foi devolvido em Julho de 2010. Uma derrota surpreendente, quando o Chelsea sofreu um hat-trick em quatro minutos de John-Paul Pittman.

Entretanto, o jogo mais recente entre os times foi na semifinal da Copa da Liga Inglesa de 2007. O primeiro jogo no Adams Park terminou 1 a 1, gols de Wayne Bridge, aos 37 minutos, para o Chelsea e Tommy Mooney, 40 minutos depois, para o time mandante. A decisão da vaga foi em Stamford Bridge, e não teve zebra: 4 a 0, dois gols de Shevchenko e dois gols de Frank Lampard.

19 de Julho: AFC Wimbledon

Kingsmeadow (Foto: The Guardian)
Kingsmeadow (Foto: The Guardian)

A existência do AFC Wimbledon se deve a mudança do antigo Wimbledon, o Wimbledon FC, para Milton Keynes e, consequentemente, sua renomeação como MK Dons. O novo Wimbledon foi fundado em 2002 com o incentivo de fãs inconformados com a mudança de seu antigo clube.

O AFC Wimbledon atua na League Two, equivalente a quarta divisão inglesa. Mesma divisão do primeiro adversário do Chelsea nesta pré-temporada, o Wycombe. O jogo será realizado no Kingsmeadow, que tem a capacidade para 4.850 pessoas, sendo 2.250 sentadas

O clube chegou a League Two após bater o Luton Town no dia 23 de Maio de 2011, pela final da Conference Premier. Uma emocionante cobrança de pênaltis, cujo placar final foi de 4 a 3, deu o direito dos Dons atuarem na Football League. O jogo foi realizado no Etihad Stadium, contando com o público de 18.195 pessoas.

23 de Julho: RZ Pellets

Elenco principal (Foto: lalola1.at)
Elenco principal do RZ Pellets (Foto: lalola1.at)

Foi difícil encontrar dados sobre esse adversário que joga a primeira divisão do Campeonato Austríaco. O clube é de uma cidade chamada Wolfsberg, com a população de aproximadamente 25 mil pessoas. O clube tem 83 anos e passou 20 anos na segunda divisão do Campeonato Nacional, entretanto, na temporada 2011/12, o time venceu o torneio e chegou a elite do “Austrião”.

O estádio que recebera o embate contra o Chelsea será o Lavanttal-Arena, que tem a capacidade de 7.300 pessoas. Na temporada 2012-2013, o clube ficou em 5º na primeira divisão. O clube conta com um brasileiro em seu elenco: Silvio, que começou sua carreira no Santos e passou por vários clubes da Suíça.

27 de Julho: NK Olimpija Ljubljana

(Foto: NK Olimpija)
(Foto: NK Olimpija)

O Nogometni Klub Olimpija Ljubljana é um clube de nove anos de idade. Em seu primeiro ano como profissional, venceu a quinta divisão da Eslovênia. Nos dois anos seguintes, levantaram os canecos da quarta e terceira divisão do Campeonato Nacional. Todas essas conquistas foram com o nome antigo do clube: NK Bežigrad.

Na temporada 2008/09, o clube alterou seu nome para NK Olimpija Ljubljana, e deu sorte. O clube foi vice-campeão da Segunda Liga Eslovena. Na sua primeira temporada na elite do futebol eslovaco, o clube conseguiu uma expressiva, 4ª colocação. Posição que os classificou para a fase classificatória da Liga Europa, onde o clube caiu logo na primeira fase para o Široki Brijeg, da Bósnia e Herzegovina.

O jogo do Chelsea contra o time da Eslovênia será realizado no Estádio Stozice, cuja capacidade é de 16 mil pessoas.

30 de Julho: Vitesse Arnhem

(Foto: arnhem-direct.nl)
(Foto: arnhem-direct.nl)

O Vitesse é um clube fundado em 1892 e vem apresentando boas campanhas no Campeonato Holandês de Futebol. O clube que é o único da Holanda a ser comprado por um estrangeiro – Aleksandr Chigirinski.

Além do amistoso do dia 30, a relação com o Chelsea é de parceria. O proprietário mantém boas relações com Roman Abramovich, dono do Chelsea e, esse fato propiciou uma negociação entre os clubes de empréstimo de jogadores. O clube londrino já negociou atletas como Nemanja Matic, em sua primeira passagem pelos Blues, Gael Kakuta, Tomás Kalas, Lucas Piazon, Patirck van Aanholt – duas vezes – e mais recentemente, Wallace.

O Vitesse atuará contra o Chelsea no belíssimo estádio GelreDome, cuja capacidade é de 25.000 pessoas. O estádio fundado em 1998 conta com um teto e campo retrátil, um dos mais modernos do país.

A curiosidade é que o clube não tem a camisa 12 como opção de número para os atletas, pois a numeração é destinada aos torcedores, o 12º jogador do time holandês. O Vitesse ficou em segundo colocado na elite do Campeonato Holandês por cinco vezes e por três ocasiões foi derrotado na final da Copa da Holanda.

3 de Agosto: Werder Bremen

(Foto: Werder Bremen)
(Foto: Werder Bremen)

O time da cidade de Bremen foi fundado em 1899 e conta com um currículo vitorioso. Quatro Bundesligas, seis Copas da Alemanha, seis Supercopas da Alemanha e uma Copa da Liga Alemã.

O time apresenta um elenco com nomes conhecidos como o holandês Elijero Elia, Aaron Hunt, o polonês Ludovic Obraniak e o ex-jogador do Chelsea, Franco Di Santo. Recentemente, o Werder Bremen contratou o bósnio Hajrovic, que atuou na Copa do Mundo.

 Na temporada passada, a equipe alemã ficou na 12ª colocação, quatro posições da zona de descenso. A campanha foi de dez vitórias, nove empates e 15 derrotas. Aproveitamento de 38,2 % dos pontos.

Werder Bremen e Chelsea será realizado no Weserstadion, em Bremen. A incrível e moderna arena tem capacidade para 42.356 pessoas. A equipe de Bremen foi ranqueada pela FIFA como 57º melhor clube do mundo na temporada passada.

10 de agosto: Ferencvaros TC

(Foto: UEFA)
(Foto: UEFA)

O Estádio Albert Florián será palco do embate entre Ferencvaros e Chelsea. O clube húngaro é maior vencedor do Campeonato Nacional e dos torneios domésticos em geral: Liga Húngara por 28 vezes, Copa da Hungria em 20 ocasiões, Copa da Liga Hungara uma vez e Supercopa da Hungria em quatro oportunidades.

Em torneio continentais, o clube chegou à final da extinta Copa da UEFA em 1975/76 e venceu a Juventus na, também extinta, Taça das Cidades com Feiras. 1 a 0, gol de Fenyvesi. Voltando para o presente, o time húngaro ficou em terceiro na temporada atual do “Hungarão 13/14”. Classificação que deu o direito do Ferencvaros de atuar na fase classificatória da Europa League.

O maior rival do Ferencvaros é o Upjest. Os clubes são os mais populares e os mais bem sucedidos no país. As torcidas dos clubes já protagonizaram diversos episódios de violência. Em jogos válidos pelo Campeonato Nacional, vantagem ao Ferencvaros: 45 vitórias, 30 empates e 35 vitórias do Upjest.

12 de Agosto: Real Sociedad

(Foto: Real Sociedad)
(Foto: Real Sociedad)

Talvez, o amistoso mais aguardado pelos torcedores do Chelsea. A Real Sociedad será o último adversário do Chelsea durante a pré-temporada, além de ser um adversário técnico, a partida amistosa será realizada em Stamford Bridge.

A Real Sociedad ficou em 7º colocado no Campeonato Espanhol da temporada passada. O clube conseguiu 16 vitórias, 11 empates e 11 derrotas. Um aproveitamento de 51,8% dos pontos. O grande destaque da temporada passada pelo clube do País Basco foi Antoine Grizmann. O jogador que estreou em 2009, foi convocado pela França para a Copa do Mundo do Brasil.

Apesar dos seus 105 anos, o clube tem poucos títulos em sua existência: Bicampeão espanhol, bicampeão da Copa da Espanha e campeão da Supercopa da Espanha. Além da conquista da segunda divisão espanhola na temporada 2009-2010.

Na temporada 2013/14, a Real Sociedad atuou na fase de grupos da UEFA Champios League, mas não passou da primeira fase. A equipe ficou na antepenúltima colocação, superando apenas Olympique de Marseille e Anderlecht.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.