O Grupo ‘H’ fechou a primeira rodada da fase de grupos nesta terça-feira. Em Belo Horizonte, a Bélgica suou a camisa para virar o jogo contra a Argélia e vencer por 2-1. Mais tarde, em Cuiabá, Rússia e Coreia do Sul fizeram um bom jogo no segundo tempo, mas terminaram igualadas, em 1-1.
Bélgica 2 x 1 Argélia
Após 12 anos, a Bélgica retornava a uma Copa do Mundo. Em Belo Horizonte, com uma temperatura de 23°C, brilhou a estrela do treinador Marc Wilmots, que precisou tirar dois coelhos da cartola para alcançar o resultado positivo. Com um início nervoso, Jan Vertonghen cometeu pênalti em Sofiane Feghouli. O próprio Feghouli bateu e abriu o placar do Mineirão, aos 23′ do primeiro tempo.
Com dificuldade na criação e na transição do meio-campo pro ataque, Wilmots sacou Nacer Chadli e promoveu a entrada de Dries Mertens no intervalo. A alteração surtiu efeito, e a grande posse de bola dos belgas (65%) começou a ser traduzida em lances de perigo. No entanto, ainda não satisfeito, o treinador belga tirou Moussa Dembélé e colocou Marouane Fellaini. A resposta foi imediata: Kevin De Bruyne recebeu bola de Eden Hazard e cruzou para o jogador do Manchester United testar para as redes.
O empate animou a torcida e o time belga, que foi pra cima em busca da virada. Todavia, curiosamente o gol veio em um contra-ataque. De Bruyne roubou bola no meio de campo e acionou Hazard. O camisa #10 levou até a entrada da área e rolou para Mertens que chutou forte na saída do goleiro Rais M’Bolhi. No fim, 2 x 1 para o time dos ‘Diabos Vermelhos’.
— Destaque da partida: O destaque do jogo estava sentado no banco de reservas. Marc Wilmots mexeu muito bem na equipe que fazia uma partida apática e trouxe de volta o bom jogo belga. As entradas de Mertens e Fellaini, autores dos gols, provam isso.
— Trio dos Blues: Dentre os três jogadores do Chelsea, destaque maior para Eden Hazard. Ele deu uma assistência, além de ter participado do gol de empate. No jogo ele ainda protagonizou seus lances típicos de dribles e passes bonitos que animaram a torcida. Thibaut Courtois foi um mero espectador, não tendo culpa no gol sofrido de pênalti. Já Romelu Lukaku fez partida abaixo do esperado e acabou substituído por Divock Origi.
— Mandou mal: Vertonghen foi um dos jogadores que recebeu nota negativa no pós-jogo. Ele cometeu pênalti infantil em Feghouli ao agarrar o braço do argelino. Além disso, jogando de lateral-esquerdo ele pouco subia ao ataque, deixando toda responsabilidade daquele setor para Hazard.
BÉLGICA 2 x 1 ARGÉLIA
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de junho de 2014, terça-feira
Horário: 13 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Marco Rodríguez (MEX)
Auxiliares: Marvin Torrentera (MEX) e Marcos Quintero (MEX)
Cartões Amarelos: Jan Vertonghen (BEL) e Nali Bentaleb (AGL)
Gols: Sofiane Feghouli aos 23′ do 1ºT (AGL) / Marouane Fellaini aos 24′ do 2ºT (BEL) / Dries Mertens aos 34′ do 2ºT (BEL)
BÉLGICA: Courtois; Alderweireld, Kompany, Van Buyten, Vertonghen; Witsel, Dembélé (Fellaini), Chadli (Mertens), De Bruyne, Hazard; Lukaku (Origi). TÉC: Marc Wilmots.
ARGÉLIA: M’Bolhi; Mostefa, Bougherra, Halliche, Ghoulam; Medjani (Ghilas), Taider, Bentaleb, Feghouli, Mahrez (Lacen); Soudani (Slimani). TÉC: Vahid Halilhodzic.
Rússia 1 x 1 Coreia do Sul
Em um jogo que ganhou emoção apenas no segundo tempo, Rússia e Coreia do Sul encerraram a primeira rodada da Copa do Mundo com empate em 1 a 1. Os asiáticos abriram o placar, já no segundo tempo, em chute de Lee Keun Ho, que o goleiro Igor Akinfeev falhou feio. Aleksander Kerzhakov veio do banco para empatar a partida minutos mais tarde.
Com o empate, a Bélgica é líder isolada do Grupo H, com três pontos. Rússia e Coreia do Sul dividem a segunda colocação com um ponto. A Argélia é a última, sem ter somado nenhum ponto.
— Destaque de partida: Son Heung-Min foi melhor jogador coreano no primeiro tempo. Ele buscava a partida, chamando a responsabilidade a si. Não teve o mesmo destaque na segunda etapa, mas ganha o prêmio de destaque da partida por fazer do primeiro tempo um jogo não tão chato.
— Foi mal: Akinfeev falhou feio no gol dos coreanos. Lee Keun-Ho chutou de fora da área bem aonde o arqueiro russo estava. A bola passou por entre as mãos do camisa #1 e morreu no fundo das redes. Para sorte dele, Kerzhakov empataria a partida.
RÚSSIA 1 x 1 COREIA DO SUL
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 17 de junho de 2014, terça-feira
Horário: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Auxiliares: Hernan Maidana (ARG) e Juan Pablo Belatti (ARG).
Cartões Amarelos: Oleg Shatov (RUS), Ki Sung Yueng (COR), Koo Ja Cheol (COR) e Son Heung Min (COR).
Gols: Lee Keun Ho, aos 22′ do 2ºT (COR) / Aleksander Kerzhakov, aos 28 do 2ºT (RUS)
RÚSSIA: Akinfeev; Eshchenko, Ignaschevich, Berezutski, Kombarov; Glushakov (Denisov), Fayzulin, Zhirkov (Kerzhakov), Samedov, Shatov (Dzagoev); Kokorin. TÉC: Fabio Capello.
COREIA DO SUL: Jung Sung Ryong; Lee Yong, Kim Young Gwon, Hong Jeong Ho (Hwang Seok Ho), Yun Suk Young; Han Kook Young, Lee Chung Yong, Ki Sung Yueng, Koo Ja Cheol; Son Heung Min (Kim Bo Kyung), Park Chu Young (Lee Keun Ho). TÉC: Hong Myung Bo.
Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues