Após uma temporada de sucesso sem precedentes, a Academia do Chelsea passará por algumas mudanças em seu departamento pessoal neste verão europeu.
Os jovens Blues venceram tanto a Barclays Premier League Sub-21, quanto a FA Youth Cup – esta última pela terceira vez em cinco anos – e estarão mirando realizações similares na próxima campanha. Porém, terão que o fazer sem o técnico do Sub-21, Dermot Drummy, que irá buscar novos desafios na próxima temporada.
Drummy assumirá a posição de treinador chefe internacional, uma nova posição no Chelsea FC feita para dar suporte a aspectos específicos do crescente número de parcerias internacionais, algo que necessitará toda a experiência adquirida pelo treinador ao longo dos anos.
A principal meta deste projeto é expandir o conhecimento e a experiência de todos os treinadores da Chelsea Foundation através das academias de futebol e parceiros de elite, como o Guangzhou R&F na China e a rede Super Clubs nos EUA.
No momento do anúncio, Dermot disse: “Tive sete ótimos anos e estou contente com o que fiz e por ter trabalhado com uma equipe maravilhosa e com ótimos jogadores jovens.”
“Já trabalhei com técnicos como Jose Mourinho e Carlo Ancelotti e foi uma curva de aprendizado brilhante. Agora espero que possa continuar esse trabalho em relação a outras pessoas: gosto muito de trabalhar com pessoas e é algo muito natural para mim. Essa nova função será um desafio muito grande e eu estou animado para trabalhar e ensinar num novo ambiente.”
Será uma grande mudança para Drummy, que tem comandado o nosso Sub-21 desde 2011, tendo antes ficado dois anos na equipe Sub-18, época na qual venceu a FA Youth Cup após um período de jejum de 49 anos. Antes disso, trabalhou por 10 anos no Arsenal, como técnico do Sub-16.
Nesta temporada, Drummy liderou os jovens Blues para a segunda conquista do título da Liga Sub-21, passando por Manchester City e Manchester United.
Já Ian Woodroffe, técnico de desenvolvimento internacional, disse: “Estou extasiado com a decisão de Dermot. Tenho certeza de que a sua experiência e o seu conhecimento do jogo e do clube serão de grande valia para os dar suporte e desenvolver os nossos programas globais.”
“É uma época excitante, conosco continuando a nos desenvolver e nos expandir para novos territórios e a indicação de Dermot a essa função mostra quanto o Chelsea leva a sério o desenvolvimento do futebol ao redor do mundo.”
Para acomodar a mudança de função de Drummy, Adi Viveash, atual treinador do Sub-18, irá assumir o time Sub-21, enquanto Joe Edwards, do Sub-16 assumirá, por sua vez, o Sub-18. Viveash estava à frente do Sub-18 desde julho de 2011, ganhando a FA Youth Cup duas vezes. Edwards, por sua vez, já foi assistente do time juvenil e é parte da equipe técnica da Academy desde 2004.
Neil Bath, Chefe de Desenvolvimento Juvenil, disse: “Dermot se juntou a nós sete anos atrás, inicialmente como técnico do Sub-16, treinando garotos entre 12 e 16 anos, e foi promovido a treinador do Sub-18 antes de treinar a equipe Sub-21. Nesse tempo, não só ajudou a vencer a FA Youth Cup e o título Sub-21, mas trabalhou duro para a Academy para acrescentar ao desenvolvimento técnico dos nossos jogadores.”
“Nos últimos meses estávamos discutindo qual seria o próximo desafio de Dermot e ficamos contentes por dessa vez ele ter optado levar a sua carreira adiante. No seu lugar, tenho certeza de que Adi e Joe terão sucesso nas suas novas atribuições e eu já prevejo uma outra temporada excitante para a Academy.”