A temporada acabou hoje, e com isso surgem as dúvidas: quem fica e quem sai do elenco dos Blues? A coluna trás exclusivamente para vocês as chances que cada jogador tem de deixar o clube ao término da temporada. Confiram:
Jogador – Porcentagem de chance de saída
Petr Cech – 25%
Cech teve uma ótima temporada e é titular absoluto do Chelsea. Mas cresce a sombra de Courtois, que teve uma temporada ainda melhor, para o substituir na meta dos blues. Para agravar, Cech teve uma grave lesão e deve ficar 3 meses afastado dos gramados – tempo suficiente para voltar para a temporada.
Courtois pode retornar ao Chelsea, mas sua volta não em a ver com uma saída imediata de Cech. O contexto mais provável é a vinda do goleiro belga para ocupar a vaga de titular, revezando/brigando com Cech, que caso leve a pior sairia na janela do meio da temporada ou mesmo no fim da próxima temporada – mas não acredito em venda imediata do tcheco.
Mark Schwarzer – 40%
O contrato de Schwarzer acaba no final da temporada. O goleiro australiano teve uma boa temporada substituindo Cech quando necessário, apesar de uma falha vital em um gol contra o Sunderland. A possibilidade de saída é o australiano decidir que chegou sua hora, mas aos 41 anos, ainda há tempo para mais temporadas como suplente e acredito que o clube oferecerá um contrato caso o arqueiro decida continuar jogando.
Hilário – 70%
A situação se desenha para enfim a passagem de 8 anos do goleiro português pelos blues acabar, uma vez que Cech e Courtois podem co-existir em um ambiente que Schwarzer ainda pode estar por perto. Ainda há Jamal Blackman, mas este pode ser emprestado.
A possibilidade do português, que também já passou dos 40, continuar é Schwarzer decidir pendurar as botas e ele não, assim ele ficaria como terceiro goleiro. Caso contrário, é improvável que seu contrato seja mais uma vez renovado. De uma forma ou de outra, Hilário provavelmente continuará no clube em algum trabalho auxiliar.
Branislav Ivanovic – 0%
Cezar Azpilicueta – 0%
Gary Cahill – 0%
Três defensores que foram destaques e tiveram temporadas sólidas, seguirão nos Blues sem sombras de dúvidas.
Tomas Kalas – 30%
Kalas foi destaque da partida contra o Liverpool, em Anfield, e também foi bem contra o Cardiff, em Gales. Foram seus únicos jogos na temporada, mas mostraram o potencial do jovem tcheco, que tem tudo para crescer temporada que vem. O problema é que há rumores de que ele não estaria satisfeito em ficar no banco, então uma negociação não seria surpresa, mas a tendência é ficar e evoluir ainda mais.
John Terry – 10%
O contrato de Terry termina agora, e ao contrário de Cole e Lampard, ele teve uma temporada excelente, sendo titular absoluto da equipe, além de capitão. Tudo indica que deve renovar por mais um ano sem problema algum, com sinalizações positivas sendo feitas de todos os lados. É um titular importante.
Ashley Cole – 75%
Apesar do desejo de Mourinho em contar com ele de novo, o lateral esquerdo está com um pé fora dos Blues. Ele já fala em tom de despedida nas redes sociais. Com 33 anos, seu contrato expira nesse final de temporada. Ele tem um salário alto e é reserva de Cezar Azpilicueta na lateral esquerdo. O clube busca um lateral esquerdo jovem e canhoto. É improvável que Cole continue sua brilhante carreira no Chelsea – a não ser que, mesmo (ótimo) reserva, Mourinho insista e/ou aceite uma redução salarial, mas a tendência é sair. Tem mercado.
Nemanja Matic – 0%
O volante espetacular está apenas começando sua carreira pelos Blues.
David Luiz – 65%
David Luiz tem jogado fora de posição, fez uma temporada irregular, parece não se dar bom Mourinho, tem propostas de gigantes, e assim como Mata, pode render muito dinheiro para os cofres do Chelsea. Mourinho conta com o zagueiro/volante, mas caso uma proposta irrecusável apareça, não acredito que haverá hesitações em vendê-lo.
John Obi Mikel – 55%
O volante sofre com a concorrência e com as prováveis novas contratações. Tem a confiança de Mourinho, apesar de ter desaparecido na segunda metade da temporada – provavelmente por ter características parecidas com Matic. Pode ficar caso Lampard, David Luiz e/ou Ramires deixem, para compor o elenco, algo que tem boas possibilidades de acontecer. Mas tem propostas da Internazionale e a saída é uma possibilidade concreta.
Frank Lampard – 55%
Lampard é ídolo do clube, querido de Mourinho, mas a diretoria quase não renovou com ele temporada passada, onde foi grande destaque. Nessa temporada, foi discreto. Tudo isso pesa na balança e também no fato de que o clube deve se reforçar com volantes. E Lampard, o mais velho, pode acabar deixando o clube. Mas é uma situação emocional e é meio imprevisível o que acontecerá nos próximos dias.
Ramires – 50%
Ramires teve uma temporada ruim. Muito violento e cada vez mais longe do Ramires de 2011/2012, ele irritou a torcida, mas aparentemente tem a confiança e admiração de Mourinho, principalmente pela sua versatilidade. O episódio da agressão no jogo contra o Sunderland pesa contra ele, mas ao contrário de Luiz, tem mais coisas a seu favor do que contra. A tendência é continuar, mas a saída é algo ponderado dependendo das propostas.
Willian – 0%
Willian acabou de chegar, fez sua primeira temporada na Premier League, custou caro e vai ficar.
Salah – 0%
Outro que acabou de chegar. O jovem e nada empolgante egípcio, nas palavas de Mourinho: é jogador pra temporada que vem. E mesmo com o talentoso e superior Lucas Piazon emprestado, ele vai seguir nos blues.
Schürrle – 0%
Chegou essa temporada e foi muito bem. Segue no time.
Oscar – 0%
Há rumores bobos de sua saída para o PSG, mas Oscar é tratado como joia em Stamford Bridge, tem a admiração do treinador e sua saída é inimaginável. Além disso, o PSG provavelmente estará impossibilitado de contratar, devido aos problemas com o FFP.
Hazard – 5%
Outro que se tinha uma mínima chance de sair, teve ela extremamente reduzida com as penalidades sofridas pelo PSG junto ao FFP. Há rumores de outros gigantes interessados no belga, mas mesmo com rixas com Mourinho, é impossível imaginar o belga fora de Stamford Bridge num futuro próximo – mas também era com Juan Mata.
Samuel Eto’o – 75%
O camaronês tem o contrato encerrado no final desta temporada. Ele foi o atacante do time com melhor desempenho, sendo o vice-goleador do Chelsea na temporada. Mas teve problemas físicos e algumas partidas pífias. Por conta disso e do seu altíssimo salário, deve sair do clube, ainda mais após a entrevista coletiva após a partida contra o Cardiff onde Mourinho não fez tanta questão do seu velho comandado.
Demba Ba – 80%
Ba já estava acertado com um clube da Turquia na janela de Janeiro, mas uma lesão de Torres fez sua passagem pelo Chelsea ser prolongada – ainda bem, já que foi dele o gol que nos colocou nas semis da Champions. Agora, nada deve impedir o fraco tecnicamente Ba de deixar o Chelsea para ser titular em outro clube, principalmente com a provavel volta de Romelu Lukaku. Curiosamente, o Everton é especulado.
Fernando Torres – 50%
Difícil cravar onde o “peso nas costas” de 50M vai parar. O espanhol teve uma temporada fraca, com os velhos problemas técnicos e também problemas físicos. Apesar de ter a admiração de Mourinho e algumas boas performances, o Chelsea vem tentando se livrar de Torres há muito tempo. Ele não consegue por um motivo simples: seu salário gigante. Atlético e Internazionale são interessados – ele até poderia ser envolvido numa negociação por Diego Costa. Mas a possibilidade mais real de sua saída é um empréstimo com parte dos salários pagos pelos Blues, assim como aconteceu com Shevchenko, o que não seria tão mal.
A chegada de outro atacante de peso pode representar ainda mais urgência no processo do clube em tentar se livrar do atacante, mas as janelas anteriores provaram que não é fácil.
As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.