
Chegamos à ‘Semana 37’ da temporada europeia, e em todas elas, pelo menos um jogador emprestado pelo Chelsea marcou um gol. A sequência continuou graças à dois belgas e um mexicano. Thorgan Hazard, Romelu Lukaku e Ulises Dávila foram os nomes da vez, sendo que apenas o último conseguiu levar o time a vitória. Confira abaixo o desempenho dos jogadores emprestados no período entre 28 de abril e 4 maio.
Inglaterra
Romelu Lukaku: Lukaku chegou ao seu 15° gol na temporada neste sábado, quando o Everton recebeu o Manchester City. O gol do belga veio no fim da partida, e não deu tempo para os Toffees conseguirem uma reação. No fim, 3-2 para a equipe de Manuel Pellegrini, favorita ao título inglês.
Ryan Bertrand: Escalado no meio-campo, Bertrand e o Aston Villa receberam o Hull City no Villa Park, e conseguiram uma excelente vitória por 3-1. O resultado garantiu a permanência do Villa na Barclays Premier League da próxima temporada. É especulado que o lateral-esquerdo de origem acerte sua ida permanente para o clube.
Victor Moses: O Liverpool enfrenta o Crystal Palace nesta segunda-feira, e qualquer envolvimento do nigeriano na partida fará com que esta parte da matéria seja atualizada.
Kenneth Omeruo e Nathaniel Chalobah: Chalobah fez sua última partida com a camisa do Middlesbrough, fora de casa, contra o Yeovil Town. E foi uma grande despedida com sonoros 4-1 no placar final. Omeruo, que havia se contundido na semana passada, não estava 100% e foi poupado. Ambos jogadores tiveram sucesso em sua passagem pelo Boro e uma proximidade do treinador Aitor Karanka com José Mourinho, pode fazer com que mais atletas blues apareçam por lá na próxima temporada.
Sam Hutchinson: Hutchinson retornou de uma suspensão de duas partidas na derrota deste fim de semana do Sheffield Wednesday para o Ipswich Town por 2-1. Se não renovar o contrato, esta também foi a despedida do defensor.
Todd Kane e Josh McEachran: O Blackburn de Kane enfrentou o Wigan de McEachran, e levou a melhor em jogo eletrizante, que terminou com o placar de 4-3. Kane não jogou, mas McEachran esteve em campo durante os 90 minutos. Este pode ter sido o último envolvimento de Kane com o Blackburn, caso não renove seu compromisso. Já McEachran ainda terá jogos no calendário com os Latics. A equipe se classificou para os play-offs e tenta voltar a elite do futebol inglês. O adversário será o Queens Park Rangers.
Patrick Bamford: O vencedor do confronto entre Wigan e OPR pegará o ganhador de Derby County e Brighton. Bamford também terá mais algumas partidas para serem disputadas nos play-offs. No fim de semana, esteve em campo no duelo com o Leeds, mas não fez nada de especial.
George Saville: A despedida de Saville com o Brentford já havia sido programada há algum tempo, pois sua equipe já tinha garantido seu acesso para a segunda divisão da Inglaterra. E a temporada terminou com boa vitória do Brentford sobre o Stevenage por 2-0. Ele foi substituído com 20 minutos do segundo tempo. Saville tem a possibilidade de renovar seu contrato, ou até de se mudar permanentemente.
Milan Lalkovic: No Walsall, Lalkovic não ficará. Ele sequer ficou no banco de reservas na derrota deste fim de semana para o Colchester United.
Bélgica
Thorgan Hazard: O irmão mais novo de Eden voltou a marcar na goleada sofrida pelo Zulte-Waregem para o Standard Liège, por 4-1. Foi o quarto gol de Hazard em sete partidas, mostrando que a má fase pessoal foi espantada de vez. Com três rodadas faltantes no calendário belga, restam aos Essevees a esperança de conquistar uma vaga para competições europeias.
Espanha
Ulises Dávila: Pela primeira vez, Dávila aparece como um dos destaques na semana, tendo garantido a vitória do Córdoba sobre o Barcelona B por 1-0. Foi um belo gol marcado pelo mexicano, que driblou dois marcadores antes de bater rasteiro no canto direito do goleiro.
Thibaut Courtois: A semana começou boa para Courtois, que em pleno Stamford Bridge, eliminou o Chelsea da UEFA Champions League pelo placar de 3-1. Neste domingo, no entanto, o Atlético de Madrid acabou perdendo para o Levante por 2-0, e pode se complicar na luta pelo título espanhol. A sorte dos colchoneros é que tanto Barcelona quanto Real Madrid tropeçaram na rodada.
Marko Marin e Oriol Romeu: No duelo entre Sevilla e Valencia pelas semifinais da UEFA Europa League, melhor para Marin. O Valencia de Romeu vencia o jogo por 3-0, até o final, quando um gol dos visitantes colocou o time na grande decisão em Turim. Marin veio do banco, atuando os dez minutos finais. Romeu não esteve em campo. No fim de semana, o alemão esteve em campo durante os 90 minutos contra o Valladolid, enquanto que Romeu também não jogou contra o Real Madrid.
Holanda
Christian Atsu, Bertrand Traoré, Patrick Van Aanholt e Lucas Piazon: Atsu, Traoré e Van Aanholt jogaram os 90 minutos na derrota para o Utrecht por 2-1. Piazon ficou no banco. O Vitesse corre sério risco de ficar de fora das competições europeias da próxima temporada, tendo que vencer o Groningen na semana que vem.
Stipe Perica: Ganhou uma rara oportunidade como titular, mas não correspondeu e o NAC Breda foi derrotado pelo PSV Eindhoven por 2-0. Destaque para o ex-blue, Jeffrey Bruma, que marcou um dos gols.
Cristian Cuevas: Na segunda divisão holandesa, Cuevas e o FC Eindhoven foram eliminados dos play-offs de promoção, ao serem vencidos pelo Sparta Rotterdam. O chileno agora volta suas atenções para sua seleção nacional sub-20, já que ele foi convocado para o torneio Toulon.
França
Kurt Zouma: Jogou dois minutos na vitória do Saint-Étienne sobre o Montpellier por 2-0, que aumentaram as chances de a equipe conseguir vaga na Liga Europa. Zouma, no entanto, não estará no time francês na próxima temporada.
Itália
Wallace e Gaël Kakuta: Wallace não jogou pela Inter, e Kakuta não foi relacionado para o confronto da Lazio nesta segunda.
Bósnia-Herzegovina
Matej Delac: Foi reserva pela terceira partida consecutiva no FK Sarajevo que jogou contra o rival Zeljeznicar.