Faltando apenas três rodadas para o encerramento da Premier League 2013/2014, o Chelsea vê o título nas mãos do Liverpool, após os Reds derrotarem o Norwich City neste domingo (20). Mas a distância de cinco pontos entre líder e vice-líder pode ser encurtada com uma vitória no confronto direto entre as duas equipes, no próximo final de semana.
Para os que ainda sonham com o título – afinal, o Chelsea já provou que nada é impossível – preparamos uma matéria fazendo comparativo com as temporadas em que o maior de Londres foi campeão. Como critério, foi desconsiderada a conquista do primeiro título nacional (meados de 1950), sendo analisados apenas os da era English Premier League. Vamos aos números.
Premier League – 2004/2005
Os 95 pontos foram conquistados através de 29 vitórias e 8 empates. Naquela temporada, o Chelsea perdeu uma única vez, para o Manchester City, fora de casa. A equipe azul marcou72 gols e sofreu 15, além de ter colocado quatro jogadores no Time do Ano da PFA (Petr Cech, John Terry, Frank Lampard e Arjen Robben).
Cech recebeu o prêmio Luvas de Ouro, pelos 21 clean sheets na competição. Frank Lampard foi duplamente premiado com o Jogador do Ano da PFA, além de ter sido considerado o Jogador do Ano da Premier League.
A distância para o segundo colocado – Arsenal – superava 10 pontos. Foram quatro vitórias a mais que os Gunners (que perderam 5 jogos, marcaram mais gols, mas sofreram mais que os Blues: 87 prós e 36 contra).
Os 95 pontos somados na competição foram um recorde no Campeonato Inglês, nunca superado pelas campanhas seguintes do título dos azuis.
Premier League – 2005/2006
A conquista do bicampeonato consecutivo no Campeonato Inglês se deu, novamente com 29 vitórias. Desta vez, porém, foram cinco derrotas e quatro empates resultando em 91 pontos na Premier League.
O segundo colocado, Manchester United, somou os mesmos 83 pontos do Arsenal na temporada passada, marcou os mesmo 72 gols do Chelsea e também perdeu cinco vezes.
Novamente quatro jogadores dos Blues fizeram parte do Time do Ano da PFA: John Terry, William Gallas, Frank Lampard e Joe Cole. O trio inglês também foi indicado ao prêmio de Jogador do Ano.
Lampard conquistou pela segunda vez o prêmio de Jogador da Temporada, com José Mourinho levando o de Treinador.
Premier League 2009/2010
Das três conquistas do Chelsea, a temporada do Double foi a mais apertada. Os Blues, comandados por Carlo Ancelotti, terminaram a competição com 86 pontos – um a mais que o Manchester United.
Em 38 partidas, foram 27 vitórias, 5 empates e 6 derrotas. O United também teve 27 vitórias, mas empatou 4 vezes e perdeu 7 jogos. Pela primeira vez, o Blues marcaram mais de 100 gols (103 no total), terminando com 71 de saldo de gol.
A temporada azul foi marcada por goleadas: 7×1 sobre o Aston Villa e 8×0 sobre o Wigan Athletic (partida que garantiu o título). Dos três títulos, foi a primeira vez que o Chelsea teve um atleta na artilharia do campeonato: Didier Drogba com 29 gols.
Branislav Ivanovic e Drogba representaram os Blues no Time do Ano da PFA. O Chelsea também conquistou um prêmio especial por ter superado a marca de 100 gols.
Comparativos
No primeiro título da “Era Premier League”, o artilheiro do Chelsea foi Frank Lampard com 13 gols. Eidur Gudjohnsen ficou com o vice, somando 12 gols.
Na conquista do bicampeonato, novamente Lampard foi o artilheiro, desta vez com 16 gols. Didier Drogba somou 12 tentos e ficou atrás.
Na terceira Premier League faturada pelos Blues, o artilheiro do Chelsea superou a marca dos 20 gols. Didier Drogba anotou 29 gols, seguido por Lampard, com 22.
Temporada Atual
Na reta final de 2013/2014, o Chelsea soma 75 pontos, 23 vitórias, 6 empates e 6 derrotas em 35 partidas. Foram anotados 67 gols e a defesa azul foi vazada 27 vezes. O artilheiro dos Blues é Eden Hazard, com 14 pontos – bem distante dos 29 de Luis Suarez do Liverpool.
Ao fazer o comparativo com as duas conquistas sob o comando de José Mourinho, os Blues têm na atual temporada, o maior número de derrotas: seis no total.
O atacante de ofício do Chelsea com mais gols é Samuel Eto’o, com 9 tentos. A equipe comandada por José Mourinho tem, até o momento, 71% de aproveitamento na competição.
Para conquistar o quarto título na Premier League, o Chelsea precisa vencer o Liverpool em Anfield Road no próximo domingo (27), derrotar o Norwich City em casa e passar pelo Cardiff City fora dos seus domínios na última partida da competição.
Com isso, chegaria próximos aos 86 pontos conquistados na campanha de 09/10: 9 pontos + 75 = 84. Porém, os Blues precisam secar o Liverpool, que não podem vencer seus jogos contra o Crystal Palace e Newcastle.
Os números agora jogam contra o Chelsea – e as partidas decisivas na Champions League podem pesar a favor dos Reds, que estão cada vez mais próximos da taça. Resta saber o que os deuses do futebol reservam para a torcida azul ao final da temporada.