Contratado junto ao Basel por cerca de £11 milhões na janela de transferências em janeiro, o meio campista Mohamed Salah ainda não conseguiu se adaptar ao novo clube e ao estilo do futebol inglês. Para Mourinho, é preciso ter paciência com o jogador, e ele acredita que dentro de seis meses o camisa 15 dos Blues já estará devidamente adaptado e pronto para repetir as boas atuações de quando jogava pela equipe suíça.
Salah estreou pelo Chelsea na vitória sobre o Newcastle por 3 a 0, em Stamford Bridge, quando substituiu o brasileiro Willian. Depois dessa partida, Salah participou do empate sobre o West Bromwich, pela Premier League, e na derrota sobre o Manchester City pela FA Cup.
“É importante para ele evoluir passo a passo e tentar melhorar e se adaptar. Este é um mundo diferente, uma qualidade diferente do futebol de onde ele veio. Você sabe, jogar em Stamford Bridge não é a mesma coisa que jogar pelo Basel”, disse Mourinho.
O ‘Special One’ acredita que há uma grande diferença entre os clubes, pois no Chelsea a cobrança é muito maior. “No Basel, você joga para aproveitar seu futebol e não tem nada a perder. Aqui no Chelsea, você tem 40 mil torcedores que querem ver você jogar bem. Todos esperam que você seja decisivo, a todo momento”, diferenciou. “Então, eu acho que Mohamed irá precisar de seis meses para se adaptar ao nosso estilo de jogo e às exigências de um campeonato como a Premier League.”
Por fim, Mourinho concluiu: “Eu estou calmo e fico dizendo que ele tem tempo e que nós temos confiança nele. Eu acredito que na próxima temporada Mohamed Salah descobrirá seu futebol aqui.”