Chelsea divulga balanço financeiro do ano fiscal de 2012/13

0,,10268~3689656,00[1]

O Chelsea Football Club divulgou na última terça-feira, dia 31 de dezembro, o seu balanço financeiro do ano contábil de 01 julho de 2012 a 30 junho de 2013. Os números finais são satisfatórios e atingiram as exigências traçadas pela UEFA no Financial Fair Play (FFP) que prega que todos clubes devem ser autossustentáveis, para que o órgão máximo do futebol europeu não intervenha nas contratações das equipes, barrando clubes que não alcancem as demandas financeiras.

O Chelsea teve arrecadação de £255.8mi – que bateu o recorde do clube, mesmo com a eliminação precoce na última edição da UEFA Champions League. Apesar disso, e de ter disputado a Europa League e vencido o torneio, o clube fechou o ano contábil com déficit de £49.4mi. Alguns fatores como negociações rentáveis de jogadores e mudanças nas operações das mídias digitais do clube contribuíram para as cifras expressivas, mesmo não tendo sido capaz de evitar as perdas.

O conselho do clube também se mostrou satisfeito com o aumento de 19% na comercialização da marca, passando de £67mi para £79.6mi, mantendo o crescimento observado nos três anos anteriores, pois a ascensão demonstra que o clube está cada vez mais forte e bem posicionado no mercado comercial. O balanço financeiro desse período combinado com o lucro de £1.4mi alcançado no ano passado, deu ao clube a condição de cumprir até com certa folga as metas da UEFA que avaliou os clubes europeus pela primeira vez no FFP, compreendendo os períodos das temporadas 2012/13 e 2013/14 (como período único). Segundo o levantamento financeiro da empresa de auditoria Deloitte, que publica anualmente as finanças dos maiores clubes do mundo, o Chelsea atualmente ocupa a quinta posição no ranking em termos de arrecadação.

As transações comerciais foram altamente beneficiadas pelas novas parcerias estabelecidas com Audi, Delta e Azimut Hotels e não contaram com o maior contrato de patrocínio jamais assinado pelo clube. Em junho desse ano, a Adidas renovou com o Chelsea por dez anos, mas as cifras recordes que o clube recebeu serão computadas apenas no próximo ano contábil, o que contribuirá positivamente para o próximo balanço do time de Roman Abramovich.

O CEO do clube, Ron Gourlay, declarou sobre os resultados: “Para o Chelsea FC ter alcançado um recorde de arrecadação, apesar da eliminação da Champions League na fase de grupos, mostra que estruturamos nossos negócios e que estamos crescendo da maneira correta para garantir estabilidade em longo prazo. Nossa filosofia é construir dentro de campo, e apesar de não termos conseguido repetir o sucesso da temporada anterior com vendas de jogadores, nós acreditamos que o perfil e a idade dos jogadores que temos nós dará retorno do investimento feito nos próximos anos. Um time de sucesso constrói uma marca conhecida mundialmente e as nossas arrecadações de 2012/13 combinadas com nossos novos contratos e renovação dos contratos antigos indicam que estamos caminhando para capitalizar nesse sentido.

Já o presidente, Bruce Buck, disse sobre os números finais: “Desde o começo da atual administração do clube (sob o comando de Abramovich), o objetivo de longo prazo era a sustentabilidade financeira e a subsequente implementação do Financial Fair Play da UEFA e da Premier League trouxe o mesmo para o topo da pauta dos clubes de futebol. Portanto, estamos satisfeitos por atingir as estipulações da UEFA no primeiro período de avaliação e pela nossa própria análise estamos progredindo tanto do ponto de vista comercial, como também adicionando troféus à nossa coleção, o que nunca perdemos de vista como nosso principal objetivo (títulos).

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.