Mourinho: ‘Não somos os favoritos, mas qualquer coisa pode acontecer’

Mourinho deu sua camisa de treino autografada ao tradutor da coletiva (Imagem: Chelsea FC)
Mourinho deu sua camisa de treino autografada ao tradutor da coletiva (Imagem: Chelsea FC)

O técnico José Mourinho estava de bom humor na coletiva de imprensa para o jogo contra o Steaua Bucaresti, amanhã às 17h45, válido pela última rodada da fase de grupos da Champions League. O Chelsea precisa de uma vitória para garantir a primeira colocação do grupo sem depender do resultado da partida entre Schalke 04 e Basel – que será disputada no mesmo horário.

Mourinho não falou sobre o status das contusões de André Schürrle e David Luiz, mas garantiu que Ashley Cole está de volta no time titular. Além da confirmação do lateral esquerdo, o treinador disse que deve fazer cerca de duas ou três mudanças no time que enfrentou o Stoke no fim de semana, para poupar jogadores devido ao cansaço e à carga de jogos pesada no mês de dezembro (nove no total).

Eu não vou jogar com o mesmo time da última partida. Eu vou dar descanso para alguns jogadores, dois ou três. Nós temos um jogo importante no sábado (contra o Crystal Palace pela Premier League) e quartas de final na terça (pela League Cup contra o Sunderland). Eu não quero chamar isso de rodízio porque normalmente isso passa uma ideia de que o time é fraco, o que não é o caso. Eu conheço o Ashley muito bem. É fácil para mim dizer que ele não está confortável ou feliz com a situação dele no time, mas ele é muito profissional na maneira como treina e se comporta – como sempre foi. Quando ele está no banco atrás de mim, eu posso sentir que ele está lá para ganhar, mesmo que ele não esteja jogando. Ele está bem e amanhã mostrará isso. Ele sempre será um bom jogador e com a evolução do time na temporada ele jogará outras partidas.

Sobre os adversários, Mourinho os vê como franco-atiradores, que não tem nada para perder e citou as declarações do técnico adversário como prova disso: “Eu li algumas palavras do técnico do Steaua. Ele disse que vai trazer os seus melhores jogadores para cá e tentar encerrar a campanha do time da melhor maneira possível. Eu faria o mesmo no lugar dele. O Steaua fui muito importante na fase de grupos. Eles tiraram quatro pontos do Basel porque empataram os dois jogos e também empataram contra o Schalke. Eles tiveram três empates na Champions League e vão tentar não perder amanhã.

Mourinho falou também das ambições do próprio Chelsea, independente do resultado de Schalke e Basel e dos favoritos ao título: “Nós temos de ganhar, não apenas para terminar em primeiro, mas também para ficar com uma sensação positiva ganhando em casa e encerrando a campanha com 12 pontos. Eu não quero ganhar um ponto amanhã se isso for suficiente para nos dar a liderança por causa do resultado da outra partida. Eu quero ter o sentimento de vencer a partida. Eu creio que nossas chances na minha primeira temporada aqui não se comparam as chances que outros times têm. Nós estamos entre os 16 classificados para a fase de mata-mata e se nós passarmos para as quartas – que é o nosso objetivo – cada time terá chances de vencer. Mas, na minha análise, nós não somos os favoritos para vencer a competição. Bayern, Barcelona e Real Madrid são os times que claramente tem mais responsabilidades e potencial. Nós ainda estamos na primeira fase, e com certeza teremos confrontos difíceis já nas oitavas porque times fortes como Manchester City, Dortmund e Juventus vão terminar em segundo em seus grupos. Eles podem ganhar de qualquer um e como sempre será uma boa competição.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.