“Nós podemos vencer”, diz Mourinho sobre o jogo da Supercopa contra o Bayern

Mourinho acredita na vitória do Chelsea (Foto: Chelsea FC)
Mourinho acredita na vitória do Chelsea (Foto: Chelsea FC)

O Chelsea enfrentará o Bayern de Munique, em Praga, amanhã pela Supercopa da UEFA. José Mourinho sabe que nos jogos anteriores com o clube alemão, os jogos foram difíceis e que terá de ser assim para garantir o primeiro troféu da nova campanha dos Blues.

Falando antes do confronto contra os campeões europeus, ele delineou as razões para o seu domínio na temporada passada, em que o Bayern, além da Liga dos Campeões, também conquistou o título da Bundesliga e da Copa da Alemanha.

“Sua maior força é a equipe, a equipe é um produto acabado, com os jogadores que estão no melhor momento de suas carreiras”, disse Mourinho. “Eu não sei exatamente, mas é um time com uma idade média de 27 ou 28 anos, os principais jogadores como Arjen Robben, Franck Ribéry, Mario Mandzukic, Bastian Schweinsteiger tem essa idade. Tony Kroos é um pouco mais jovem, mas todos eles são muito experientes.”

“Todos eles, ano após ano, jogam nas melhores competições, não apenas com o seu clube, mas também com suas equipes nacionais. Eles estão vindo de uma temporada onde eles mostraram que são uma equipe perfeita, porque somente os times perfeitos conseguem ganhar. Eles são um time fantástico. Eu joguei contra o Bayern muitas vezes. A primeira vez foi em 2005 com o Chelsea, é sempre difícil, não importa quem são os jogadores, sistema ou formações.”

Voltando sua atenção para seu próprio elenco, Mourinho acredita que os jovens jogadores que se destacaram no empate sem gols em Old Trafford na segunda-feira, se beneficiaram da experiência de terem sido derrotados por 4-1 pelo Atlético de Madrid na Supercopa da última temporada. Ele espera que haja uma reação positiva entre o grupo.

É um jogo que dá um troféu”, explicou ele. “Se qualquer um de nós disser que não queremos ganhar isso, não é verdade. Mas ao mesmo tempo, eu tenho muitos jogadores jovens. No jogo contra o United, foi a primeira oportunidade para eu ver como eles se comportam em grandes jogos.”

“Eu não falei com eles, após o jogo de segunda. Preferi deixá-los descansar, e ontem eu não pude estar com eles, porque eu tinha que ir na audiência do visto de trabalho de Willian.”

“Agora é hora de começar a se preparar para o jogo e falar sobre as coisas. Eu quero ouvir o que eles querem me dizer sobre a Supercopa do ano passado e chegar a uma conclusão.”

Os Blues, que levantaram o troféu em 1998, graças a um triunfo por 1-0 sobre o Real Madrid, começaram bem a temporada, com duas vitórias em casa – contra o Hull City e Aston Villa – que precederam o árduo empate com o Manchester United.

Enquanto a equipe atual, tirando algumas exceções notáveis, ainda pode ser relativamente inexperiente em comparação com os adversários de amanhã, Mourinho viu o suficiente durante as partidas e treinos, para dizer que deveríamos abordar o jogo cheio de confiança.

“O futebol é algo que às vezes vai contra todos os planos, você nunca sabe o que vai acontecer”, disse o chefe do Chelsea. “Entre boas equipes, é difícil ter um resultado largo, normalmente é um placar apertado, porém ano passado foi 4-1.”

“Por causa da estabilidade que o Bayern tem nos últimos anos, eles mantiveram a mesma equipe e os mesmos jogadores. Mas nós podemos competir contra eles, quando se encara de frente é porque se acha que pode vencer, e nós pensamos que nós podemos.”

O português foi perguntado sobre o regresso da boa forma de David Luiz, embora ele ainda não tenha tomado uma decisão sobre o brasileiro.

Ele também falou sobre dois jogadores em particular – André Schürrle e Oscar – e previu grandes futuros para a dupla de ataque.

“Juan Mata está apto, David Luiz ainda vamos ver”, disse Mourinho. “Eu acredito que ele esteja bem, mas uma coisa é estar em forma e outra é estar pronto para jogar.”

“Schürrle é um dos jovens talentos que temos. Contra o United nós jogamos com quatro jogadores de ataque – Schürrle, De Bruyne, Oscar e Hazard – que são todos menores de 22 anos, então estamos falando de crianças.”

“Ele é um garoto que precisa melhorar, precisa aprender e precisa usar cada minuto em campo e cada sessão de treinamento para ser melhor. A Premier League é uma competição diferente e ele precisa de tempo para se adaptar, mas ele é um dos talentos mais importantes da Alemanha.”

“Oscar é um jogador importante para nós, ele é um dos grandes negócios do Chelsea feitos no ano passado que provou ser fantástico, porque agora ele é titular em sua seleção nacional e importante para o Chelsea.”

“O garoto é um grande talento e apesar do fato de que ele ainda é jovem, ele tem alguma maturidade e experiência.O fato de que ele joga para uma Seleção que tem muito prestígio e muita pressão, como o Brasil, torna-o ainda melhor.”

“A Copa das Confederações foi muito importante para ele, ele é um rapaz humilde, muito simples e aberto, espero que haja um grande futuro para ele.”

Sobre o assunto da transferência de Juan Mata, Mourinho respondeu enfaticamente aos relatos na mídia sobre o futuro do espanhol.

“Há agora uma tendência onde todos falam e perguntam sobre os jogadores que não jogaram, não apenas na Inglaterra, mas em todo lugar”, explicou ele. “Ele não jogou contra o Manchester United, porque foi a minha opção e eu sempre tenho uma razão para minha opção. Eu sinto que é meu dever explicar aos jogadores os motivos para as minhas escolhas, mas eu não sinto que é meu dever explicar aos jornalistas.”

“Tudo está claro entre mim e o jogador, não temos nenhum problema. Acho que ele é um jogador muito importante para nós. Ele quer ficar e eu quero que ele fique, o clube quer que ele fique, portanto, não há mais história. Nós temos uma série de opções no meio-campo, mas Mata pode jogar também pelos lados.”

“Se você olhar para o Manchester City, Arsenal, Manchester United, Tottenham, Bayern, eles têm muitas opções em todas as posições, porque querem participar de diferentes competições, e um bom elenco é necessário para isso.”

“Depois deste jogo contra o Bayern acontecerão dois jogos das Seleções, e depois disso jogamos consecutivamente na Liga dos Campeões e na Capital One Cup, por isso precisamos de jogadores em grandes números, não podemos ter apenas 10 ou 12, e essa é a razão pela qual nós tentamos fortalecer nossa equipe.”

Mourinho também está observando quais jogadores estarão do outra lado do campo, jogando contra o Chelsea. Bastian Schweinsteiger se recuperou de uma lesão no tornozelo e vai treinar esta tarde, enquanto Javi Martinez, que perdeu grande parte da campanha da pré-temporada do Bayern, também poderá retornar.

Chelsea e Bayern se enfrentam amanhã, às 15 e 45, com cobertura completa do Chelsea Brasil.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.