Em entrevista ao Telegraph, da Inglaterra, o técnico José Mourinho não poupou elogios ao zagueiro David Luiz e sinalizou que pretende mantê-lo na defesa apesar dos testes feitos com o jogador como volante.
“Para mim, Luiz é um zagueiro. Eu acho que ele tem qualidades importantes para o estilo de futebol que queremos implantar aqui, que é a defesa que constrói o ataque. Ele se sente bem à vontade conduzindo a bola desde a zaga,” o treinador explicou.
Durante as férias do jogador – estendidas por causa da sua participação na Copa das Confederações – inúmeros rumores surgiram quanto à sua saída do time. Fontes citavam desde negociações envolvendo outros jogadores até a suposta resistência do comandante português em manter o brasileiro na defesa dos Blues por não considerá-lo o tipo de atleta com que gosta de trabalhar.
Mas Mourinho não apenas encerrou os boatos garantindo que ninguém do atual elenco estaria de saída, como também mostrou o quanto aprecia o bom futebol apresentado por Luiz: “Nesse aspecto [de construir jogadas] ele é muito importante e diferente de outros jogadores de defesa. Ele pode melhorar, todos podem. De um ponto de vista defensivo ele pode ser muito mais efetivo e sólido. Mas para mim o potencial dele é incrível, impressionante. Ele deve jogar sempre.”
O técnico confirmou que não há lugares cativos entre os titulares do time e que todos devem provar o seu valor para estar entre aqueles que começarão as partidas. Mas ele não negou a possibilidade de haver jogadores intocáveis no elenco, assim como em sua primeira passagem.
“Ninguém tem o selo de intocável porque eu quero dar a eles, mas porque eles conquistam [em campo],” Mourinho declarou sem demagogia.
O Especial, O Feliz… O Poderoso Chefão
O português ganhou o apelido O Especial e no seu retorno a Stamford Bridge se intitulou O Feliz, mas agora a imprensa inglesa começou a se referir a José Mourinho como O Poderoso Chefão, em analogia ao famoso filme onde Marlon Brando atua como chefe da máfia italiana em Nova Iorque.
Com a aposentadoria de Alex Ferguson e o fato de ser o único técnico na Inglaterra com o maior título do continente, Mourinho será o treinador mais experiente atuando no país e apesar do discurso afável, ele deixa claro que exigirá de seus comandados como sempre o fez, lembrando a firmeza do personagem Don do clássico dos anos 70.
A princípio, o bi-campeão da Liga dos Campeões não esboçou reação nenhuma quanto ao novo apelido, mas ao final da entrevista já se mostrava mais receptivo: “Eu vou ser O Poderoso Chefão.”
Na mesma entrevista, Mourinho elogiou David Moyes, que agora comanda um dos rivais do Chelsea, o Manchester United, enaltecendo o trabalho do escocês à frente do Everton deixando claro que respeita os seus oponentes, apesar do rótulo de chefão.