A vitória por 4-1 sobre o time combinado da Malásia animou o técnico José Mourinho, principalmente pelo bom desempenho dos jogadores mais jovens. No entanto, a primeira questão que o treinador do Chelsea teve que enfrentar após a partida, foi a lesão de Kevin De Bruyne, autor do segundo gol.
“Quando ele estava no chão e pedindo uma substituição, todo mundo pensou no pior, mas a primeira avaliação feita pelo médico é nos ligamentos, e se é algo no menisco é uma lesão muito pequena, de modo que acreditamos que não é uma lesão grave, e espero que não, porque o joven é um jogador fantástico. Um garoto, mas um homem em campo. Esperemos que não seja nada mais sério e que ele esteja pronto em breve.”
“O médico quer fazer algum controle amanhã e depois de amanhã. Se necessário, ele irá para Londres. Mas o sentimento do médico, e eu confio nele por ser muito experiente, é que não é nada grave e, durante a próxima semana aqui, ele pode se recuperar. “
Para Mourinho, a equipe esteve melhor na primeira etapa do jogo.
“Na segunda metade da partida foi diferente, eles fizeram muitas mudanças, pararam o jogo 20 vezes e o jogo perdeu muito”, disse ele. “Mas no primeiro tempo jogamos um futebol muito bom, contra uma boa equipe colocando pressão sobre nós na primeira fase, construindo a jogada de trás e contra-atacando com velocidade e criatividade.”
“Eles nos criaram problemas e foi bom para nós, para resolvermos os mesmos. Foi divertido para o público. Nós mostramos o estilo de futebol que queremos jogar e no primeiro tempo foi muito bom.”
“Mesmo se você tentar fazer um balanço e jogar com duas boas equipes, a equipe que começa o jogo tem mais tempo para se aquecer e se preparar, e começa com um 0-0, para que eles tenham melhores condições de ter um bom desempenho individual. “
Mourinho ainda explica porque Demba Ba iniciará a próxima partida, na Indonésia, mesmo com Romelu Lukaku se mostrando um ótimo atacante e marcando gols para o time.
“O próximo jogo em Jacarta, Demba vai iniciar o jogo”, disse o treinador. “Lukaku começou a estes dois e Demba começará em Jacarta. Eles estão aprendendo a jogar do jeito que eu quero. Cada treinador tem suas próprias idéias e ele [Lukaku] está muito aberto para aprender o tipo de movimento que queremos. Seu papel era bom, porque é um movimento que quero que ele faça, não apenas jogando entre os zagueiros.”
“Estou feliz porque é parte do nosso processo de formação. Nós treinamos contra a equipe da Tailândia e contra o time da Malásia. É uma sessão de treinamento, quando podemos colocar em prática o que aprendemos todos os dias. Porque sessões de treinamento são fechadas, você não pode sentir o que estamos transferindo para os jogos, mas eu posso, e eu vejo as coisas em um ponto de vista que estamos treinando defesa e ataque. Isso é importante para mim, e para os jogadores para confiarem na metodologia.”
“Neste momento não estamos preocupados com os resultados, mas preocupado com os resultados, porque ganhar é parte do DNA de uma equipe. O desejo de respeitar o clube e seus fãs, neste caso, na Ásia, faz parte do nosso DNA e se conseguirmos vencer as partidas, vamos vencer as partidas. Não temos seis pontos, mas vamos tentar ganhar de novo em Jacarta e ir para casa com uma sensação boa. “
Mourinho também foi questionado sobre Bertrand Traore, com apenas 17 anos de idade, o jovem marcou o primeiro gol do Chelsea na partida.
“Queremos mantê-lo, mas tem que esperar até que ele complete 18 anos para tentar obter uma autorização para ele”, explicou. “Se não for possível, temos de deixá-lo ir por empréstimo em algum lugar. Temos a garantia de que ele joga para a sua equipe nacional. De fato, eu acho que, mais cedo ou mais tarde, o comitê lhe dará uma licença para jogar na Inglaterra.”
“Seu país é um dos mais importantes no futebol africano atualmente. Se ele jogar no Campeonato Africano, em algum momento ele recebe sua autorização e seria fantástico jogar pelo Chelsea, e jogar bem.”