Opinião: Benfica 1×2 Chelsea – Campeões da Europa

Jogadores celebram a conquista do título europeu.
Jogadores celebram a conquista do título europeu.

Finalmente!
O grito de campeão que estava entalado na garganta durante toda a temporada, finalmente foi solto. O Chelsea venceu o Benfica pelo placar de 2×1, e se consagrou campeão da UEFA Europa League de 2013.

O jogo não foi dos melhores para o Chelsea. As chances mais claras foram criadas pelo Benfica, que dominou boa parte da primeira etapa. E o segundo tempo não apresentou grandes melhoras para os blues. O time ainda não estava no seu auge, e muito longe de apresentar um futebol digno de uma final européia. Porém, em falha da zaga adversária, Fernando Torres ganhou disputa pela bola, driblou o goleiro, e com muita calma fez uma pintura. Gol de artilheiro, e o assim, Chelsea saiu na frente. O Benfica ainda empatou com pênalti bem marcado, em erro amador de Azpilicueta, que colocou a mão na bola dentro da área. Mas o final foi inacreditável. No penúltimo minuto de jogo, Ivanovic fez o gol da vitória Blue, de cabeça, para o delírio da torcida. Chelsea 2, Benfica 1. Os Blues venceram o jogo na Amsterdam Arena e são novamente campeões da Europa.

Mesmo com a vitória, a postura do Chelsea foi preocupante. O time jogou muito abaixo do esperado – principalmente para uma final -, e em um nível demasiadamente fraco, dado o potencial que sabemos que o time inglês tem. O Benfica teve boas chances, algumas por mérito próprio, outras por falhas da nossa defesa. Também, deve se contar o fato que o time português foi extremamente ineficaz no ataque. Os ‘encarnados’ poderiam ter marcado em algumas oportunidades, e não o fizeram. Em contraste, o Chelsea não criou muito. Frank Lampard deu um belo chute no primeiro tempo, o qual o goleiro Arthur pegou em grande defesa. O camisa 8 blue ainda chutou uma bola no travessão, que por muito pouco não entrou. O nosso capitão, foi, ao meu ver, o destaque do nosso time hoje, e um dos únicos jogadores que realmente levou perigo à meta adversária.

Outro destaque foi Gary Cahill. Ao fim da partida, quando o Chelsea já estava novamente na frente no placar, Ivanovic deixou a bola passar em um lance bizarro, e na disputa dentro da área, Cardozo quase leva a melhor. Se não fosse pelo toque crucial de Cahill para desviar, o Benfica poderia ter feito o segundo tento e chegado ao empate. Ao longo do jogo, Cahill fez uma excelente partida, fechando muito bem o setor defensivo dos Blues. Ainda destacando jogadores, Oscar correu muito, atacando quando possível, e voltando para marcar. David Luiz e Cole foram importantes taticamente, principalmente no setor defensivo, dado que hoje o Chelsea jogou com um time recuado, e uma zaga totalmente congestionada.

Agora, alguns jogadores não foram tão bem assim. Ramires estava irreconhecível. Talvez pela não convocação para a seleção brasileira. De qualquer forma, acredito que vi apenas dois bons lances do brasileiro hoje. No mais, ficou em impedimento por muitas vezes, errou muitos passes, fez faltas demasiadamente, errou as jogadas. Péssimo jogo do brasileiro. Continuando no lado direito do campo dos Blues, Azpilicueta também fez uma partida de baixo nível . Só o pênalti já fala por si, foi um lance totalmente amador. Um profissional não pode ter essa postura, muito menos numa final. Mas o espanhol ainda falhou na marcação e no apoio. Realmente, deixou a desejar hoje, e isso poderia ter custado caro ao Chelsea.

No mais, o time foi muito mediado. Me frustrou ver o tanto de espaço que o Chelsea deu ao Benfica. Me frustrou também ver a postura do Chelsea nessa final Europeia. O Benfica jogou com vontade, como se deve disputar uma final. Já o Chelsea, foi apático, parece não ter dado a real importância para esse jogo. Atacou e criou muito pouco, parecia outro time em campo hoje. A falta de Hazard foi sentida, especialmente pelo péssimo jogo de Ramires.

Não posso deixar de comentar que, novamente, contamos um pouco com a sorte para sermos campeões da Europa (e ênfase no ‘novamente’). Nós temos um ótimo time, temos jogadores extremamente qualificados, e já vimos grandes atuações desses atletas em outros jogos. Mas não é a primeira final que o Chelsea vacila (a exemplo do Mundial de Clubes e de todos os títulos disputados – e perdidos – nessa temporada). Hoje o Benfica falhou muito na hora de finalizar, e temos de ser gratos por isso.

Agora, ainda disputaremos a Supercopa da Europa, contra Bayern Müchen ou contra o Borussia Dortmund. Ambos são times extremamente fortes, e se o Chelsea não se portar como deve numa final, e mostrar o grande futebol que tem, podemos ter outro vexame esse ano, como foi na temporada passada, no jogo contra o Atlético de Madrid.

Mas o importante é o final de toda essa novela. Somos campeões! Depois das decepções dessa temporada, o Chelsea ganhou um título importante, um título continental. Fomos novamente campeões da Europa. Posso falar agora que Rafa Benitez deixou um grande presente ao clube nas vésperas de sua saída, e por isso, deixo aqui meu ‘Muito Obrigado’ ao técnico espanhol. E que venha Mourinho!
Também, não posso deixar de parabenizar o time por essa conquista, em especial alguns jogadores.
Frank Lampard, que mesmo se tornando o maior artilheiro do clube, continua mostrando amor a camisa, jogando com vontade, sempre se destacando.
Fernando Torres também merece grande destaque. O espanhol está muito mal na Premier League, e não vive a melhor fase da sua carreira. Mas ele fez muito pelo Chelsea nessa Europa League. Digo que foi crucial, do início ao fim. Um grande jogador que mostrou seu bom futebol, e foi extremamente importante para que o Chelsea conquistasse essa taça.
E claro, o nome do dia, Ivanovic, o homem do gol do título! Hoje, foi Ivanovic que me fez vibrar, foi da cabeça dele que saiu o gol da vitória, que me fez gritar ‘Chelsea Campeão!’. O sérvio definiu a partida e decretou a vitória, merece todo o destaque possível pelo título que ajudou o Chelsea a conquistar.

Por fim, não posso deixar de comentar…
WE KNOW WHAT WE ARE, WE KNOW WHAT WE ARE! CHAMPIONS OF EUROPE!

Go Blues!

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.