Já tem local, data marcada e adversário definido. No dia 15 de maio, na Amsterdã Arena, o Chelsea fará frente ao Benfica na grande final da Europa League. A equipe comandada por Jorge Jesus suou muito para estar na decisão, visto que nas semi-finais, diante do Fenerbahce, o time português foi derrotado por 1 a 0 no jogo de ida. No entanto, o jogo da volta, realizado no Estádio da Luz, teve um Benfica diferente que se impôs e saiu classificado após vencer por 3 a 1, com dois gols do artilheiro Óscar Cardozo.
O adversário dos Blues já tem certa experiência em finais europeias, já que esta será a oitava do clube português. Para o Chelsea, a segunda em dois anos. Na primeira delas, a Europa foi pintada de azul e branco após o título da Champions League diante do Bayern de Munique. E agora? O Chelsea vai se dar bem novamente? Saiba quem pode complicar a vida dos Blues na busca pelo título da Europa League.
1 – Óscar Cardozo
Artilheiro da equipe na Liga Europa e na Copa de Portugal, o centroavante paraguaio é absoluto na equipe de Jorge Jesus. Com jogo aéreo fortíssimo e uma perna esquerda calibrada para finalizações e cobranças de falta, Cardozo é um atacante de muitos recursos e que costuma ser extremamente decisivo, marcando seus gols constantemente. Seu ponto fraco mais evidente é a lentidão, muito por conta dos seus 1,94 de altura. Na atual temporada ele já anotou 31 gols, e certamente é a grande referência dos Encarnados.
2 – Nicolás Gaitán
Extremamente talentoso, o winger argentino, que já foi algumas vezes convocado para a seleção de seu país, é um jogador veloz, que se destaca em jogadas individuais e assistências para gol. A temporada atual talvez não seja a mais brilhante dele pelo Benfica, visto que ele, Salvio e Ola John geralmente brigam por duas vagas na equipe, e “Nico” acaba ficando de fora algumas vezes. Mesmo assim, segue chamando a atenção de algumas equipes, como o Manchester United, que já teve uma oferta de 25 milhões de euros recusada pelo atleta. O Benfica depende bastante das boas atuações de Gaitán, e caso ele esteja inspirado, pode complicar bastante o setor defensivo dos Blues.
3 – Lima
Contratado para ser a “sombra” do ídolo Óscar Cardozo, Lima obrigou o treinador Jorge Jesus a arranjar para ele um lugar na equipe. Matador desde os tempos de Braga, onde jogou três temporadas em altíssimo nível, o jogador é oportunista ao extremo, e mesmo tendo ficado no banco em várias ocasiões desde que chegou ao Benfica, Lima é o atual vice-artilheiro do Campeonato Português, com 17 gols; somando todas as competições, já são 26 tentos do brasileiro. A presença de Lima no time titular não é garantida, já que muitas vezes ele é o “12º jogador” da equipe, mas caso entre, é bom ficar atento, pois todo cuidado com ele, é pouco.
4 – Nemanja Matíc
Com breve passagem pelo Chelsea, Matíc esteve incluso na negociação que trouxe David Luiz para Stamford Bridge, em 2011. Tem a bola aérea como seu grande ponto forte, visto que tem 1,96 de altura. O físico do atleta poderia dar a entender que se trata de um jogador “duro”, lento, mas não é bem assim, e Matíc faz o estilo “volante moderno”, que sabe fazer bem transição entre o ataque e a defesa. Avaliado hoje em 30 milhões de euros, o jogador é um dos pilares da equipe do Benfica, joga um futebol muito consciente e vem crescendo bastante de produção.
5 – Ezequiel Garay
Zagueiro titular da badalada seleção argentina, Garay é seguro, bom na bola aérea e também tem certa qualidade técnica. Além de ser muito forte defensivamente, ele também vem dando uma de artilheiro nessa temporada, visto que já tem 5 gols somando todas as competições. Faz dupla de zaga há muito tempo com Luisão, com quem já criou grande entrosamento. É o líder da sólida defesa dos Encarnados, e a grande fase, inclusive, pode render a ele a transferência para um dos dois clubes de Manchester, que têm interesse declarado no jogador.
–
Chelsea e Benfica se enfrentam pela grande final da Liga Europa na próxima quarta-feira (15), na Amsterdã Arena, e você pode acompanhar a partida pelo Twitter do @ChelseaNewsBr.