Opinião: Chelsea 2×2 Tottenham – Jogo de Seis Pontos

Blues comemoram o primeiro gol
Blues comemoram o primeiro gol

Hoje, o Chelsea teve a chance de praticamente garantir sua participação na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa, em um jogo de ‘seis pontos’ contra o Tottenham. Porém, o time de Stamford Bridge ‘conquistou’ apenas um empate, deixando assim tudo indefinido no campeonato inglês.

O time da casa teve domínio durante quase todo o jogo. Oscar abriu o placar no primeiro tempo em jogada de bola parada. O Chelsea ainda criou boas chances, mas acabou por tomar o empate em um lance estranho da defesa, com Cech um pouco adiantado e os zagueiros muito recuados, dando a Adebayor o espaço que precisava para fazer o gol de empate para os Spurs. O lance foi um deslize da defesa blue, mas não podemos negar que o atacante africano fez um golaço. Porém, o time anfitrião logo voltou à frente com Ramires, após bela jogada de Fernando Torres. A  superioridade dos Blues era evidente, e foi com essa superioridade o Chelsea foi para o intervalo de jogo.

O segundo tempo começou com a mesma cara do primeiro: predominância azul. Os Blues continuaram melhor em campo, criando boas jogadas de gol. Porém, quem não faz, leva. Insistindo no erro de não jogar durante os noventa minutos totais, o Chelsea caiu de produção e o Tottenham chegou ao empate com estilo, em belo chute após toque de calcanhar de Adebayor. Os Spurs ainda cresceram no jogo e tiveram boa chance no fim, com falta cobrada por Bale. Porém, o jogador bateu no meio do gol, tranquilo para Cech. Dado o apito final, o empate se manteve. Chelsea dois, Tottenham também dois.

Sobre os nossos jogadores, começarei falando sobre o nosso goleiro.
Cech fez boa partida, e só posso apontar como ponto negativo sua posição adiantada na hora do primeiro gol dos adversários. No mais, o arqueiro fez bem o seu trabalho.

A defesa foi novamente muito bem. Ivanovic e Cahill fecharam a zaga, anulando o Tottenham por quase todo jogo. Azpilicueta foi um dos destaques ao meu ver, desarmou muito hoje. O lateral teve a difícil função de marcar ninguém menos que Gareth Bale, e fez a função com bom nível. Por vezes também teve de marcar as subidas de Adebayor pelos lados, e mesmo com uma diferença física gritante entre os dois, o jovem lateral conseguiu defender o seu time, e teve importante papel no andamento da partida, jogou muito bem. Na outra lateral, Cole foi seguro na defesa, apoiando o ataque por algumas vezes. Boa atuação do inglês. Vale ressaltar que ambos os laterais jogaram mais atrás hoje, e foram fundamentais para anular as tentativas do time visitante.

No meio campo, Ramires e David Luiz fizeram uma boa partida. Luiz amadureceu muito nessa temporada, fez mais um bom jogo, tanto no ataque quanto na defesa. Já o camisa 7 blue jogou bem, fez o gol, mas perdeu outro por escorregar sozinho. Ainda foi um tanto ‘fome’ por algumas vezes. O volante foi bem, mas particularmente não gostei tanto do futebol que apresentou hoje. Acredito que ele pode muito mais que isso, e mesmo marcando, não foi sua melhor performance.

A parte ofensiva contou com os três principais meia atacantes do Chelsea: Oscar, Hazard e Mata. Os três jogadores fizeram excelente partida, porém bem mais acentuada no primeiro tempo, etapa onde saiu o gol do brasileiro. No segundo tempo, as entradas de Moses e Benayoun nos lugares de Hazard e Oscar, respectivamente, fizeram com que o time tivesse uma caída de desempenho ofensivo, encaminhando assim o jogo para o empate. Rafa Benitez não acertou nas substituições, ainda mais contando com Ba e Lampard no banco.
Fernando Torres fez uma boa partida, com raça e criando boas jogadas, porém perdeu muitas divididas de bola.

O Chelsea diminuiu o ritmo a partir da metade da etapa complementar, insistindo assim no mesmo erro que se mostra constante durante toda essa temporada: Não jogar 90 minutos de bom futebol. Os Blues estavam com o domínio do jogo, mas voltaram a jogar bem só por um certo período do tempo regulamentar, caindo de produção nos 45 minutos adicionais. Somando se a isso, o time de Stamford Bridge ainda pecou na finalização, como também já vimos em vários jogos passados. Mesmo fazendo grandes jogadas, os chutes a gol e os gols propriamente dito ainda estão escassos. O Chelsea não aproveita as boas oportunidades que cria.

O trio de meias e os volantes ofensivos ainda preferem trabalhar entre eles do que com o centro avante. Torres esteve livre por algumas vezes, e a bola não foi tocada para ele. Os meias atacantes e os volantes estão preferindo chamar a responsabilidade de fazer o gol para si, anulando assim a função do atacante isolado. Seja Torres ou seja Ba, nossos meio campo talvez esteja até muito ofensivo para o 4-2-3-1. Isso desfavorece e até desmotiva o centro avante, que fica, a grosso modo, sem uma função  tática em campo. Se vamos usar um homem isolado, então vamos usá-lo. Não adianta isolar um jogador com a única função de fazer gols, e quando ele está livre para marcar, não tocar a bola para ele. Foi o terceiro ou quarto lance (nos últimos jogos) em que vi que Ramires teve um toque claro para Torres livre, e o brasileiro não tocou. Além disso, já vi Torres/Ba livres em outros jogos, e os jogadores do ataque sequer olharam o posicionamento do centro avante. Particularmente, eu acho que o centro avante é o primeiro homem que um jogador deve procurar para tocar a bola no ataque. E não por ser o Torres, dado que acredito que se fosse Ba no lugar, ele também não receberia a bola. Então, se vamos isolar um jogador para fazer gols, temos que usá-lo propriamente para isto. Ou, como eu periodicamente defendo, pode-se mudar a formação tática do time. Hoje Fernando Torres criou boas jogadas porque voltou para receber, jogou pelos lados, não ficou isolado. Demba Ba faz isso muito bem também. Então, se a tática adotada pela equipe já usasse esses jogadores um pouco mais atrás, atuando em parceria com os meias,  esse posicionamento poderia ser extremamente benéfico aos Blues.

Agora, temos de focar no jogo de sábado contra o Aston Villa. Ganhar significa garantir a vaga na próxima UCL.
Hoje, em um jogo de ‘seis pontos’, o Chelsea conquistou apenas um. Porém, o empate foi o menor dos males, ainda é um bom resultado, dado ao grande time que é o Tottenham, e a situação em que estamos na tabela. A vitória seria um ponto de segurança para o Chelsea. Como o time não venceu hoje, terá de lutar para sair vitorioso do jogo deste final de semana. Como sempre digo, é a reta final, qualquer vacilo pode e vai ser fatal.

Go Blues!

As palavras contidas nessa reportagem condizem à opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.