O defensor que foi afastado da capitania do English Team está sendo retirado pouco a pouco dos planos da FA, mesmo com o sistema defensivo inglês necessitando de um jogador com mais experiência.
No site da Football Association, não constam mais as fotos do defensor do Chelsea, apenas estatísticas de jogos recentes permanecem na página oficial. Em adição à isso, quando Fábio Capello foi demitido, a organização publicou uma imagem relativamente grande do treinador, sem fazer nenhuma menção ao apoio do italiano para o zagueiro. Fato que foi a principal causa da demissão.
No evento de ação caridosa da FA, o único jogador que não vestia os trajes fornecidos pela confederação era John Terry. Sem comentar que o jornal The Mirror, citou que muitas fotos em que o jogador estava presente, não foram liberadas pela Football Association.
A FA cogitou publicamente a ideia de não contar com Terry para a Eurocopa, mesmo com a boa recuperação do jogador, que poderá diminuir o prognóstico inicial em até duas semanas.