CAN 2013: Tradição, favoritismo e zebra marcam semifinais

"Super Águias" tentar chegar à final, após treze anos.
“Super Águias” tentar chegar à final, após treze anos.

Nesta quarta-feira, dois jogos agitam a Copa Africana de Nações. Em Durban, Mali e Nigéria se enfrentam, às 13h (de Brasília). Os nigerianos entram com moral, depois de eliminarem a favorita Costa do Marfim, no último domingo. Já os malineses passaram pela anfitriã África do Sul e tentam chegar à final pela segunda vez na história. Em 1972, a equipe foi derrotada pelo Congo (3 a 2) e ficou com o vice-campeonato. De lá para cá, a melhor colocação de Mali foi o terceiro lugar, alcançado na última edição do torneio.

Com dois títulos, as tradicionais Super Águias (como é conhecida a seleção da Nigéria) levantaram a taça pela última vez em 1994, quando bateram Zâmbia, por 2 a 1, na edição que foi disputada na Tunísia. Desta vez, com uma jovem e promissora geração, o time do técnico Stephen Keshi tem nos Blues Obi Mikel e Victor Moses a grande esperança de conquistar o continente pela terceira vez. Kenneth Omeruo (emprestado ao ADO Den Haag) é outro Blue que deve estar presente no duelo que vale a vaga na finalíssima.

“Vencedores” de grupos batalham em Nelspruit

Mais tarde, às 16h30, no Estádio Mbombela, Burkina Faso e Gana duelam pelo outro lugar na grande decisão. Com três vitórias e um empate, os ganeses têm a melhor campanha do torneio até o momento e assumem o status de principal favorita, com a precoce saída da Costa do Marfim.

Já os burquinenses aparecem como os grandes azarões da CAN 2013. Responsáveis pela eliminação da atual campeã Zâmbia, os “Les Etalons” repetem a campanha de 1998, quando sediaram o torneio e foram eliminados pelo campeão Egito, nas semifinais; perdendo posteriormente a decisão do terceiro lugar para a República Democrática do Congo, nos pênaltis. A partida também marcará o encontro entre as únicas “campeãs” de grupos que seguem vivas na competição.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.