
O leste europeu tem um novo time que promete assustar as equipes das principais ligas europeias. Após ser derrotado pelo Porto em 23 de novembro de 2011 na Donbass Arena pela fase de grupos da Liga dos Campeões, o Shakhtar Donetsk não perdeu mais nenhuma partida. A vitória sobre o Chelsea por 2-1 foi a 31ª dos ucranianos em um total de 33 jogos entre Liga dos Campeões, Campeonato Ucraniano e Copa da Ucrânia.
O que também impressiona é o poder ofensivo da equipe, com 98 gols marcados e apenas 20 sofridos. O Shakhtar marcou gol em todas as partidas que disputou, até mesmo nos dois empates. E sofreu gol em apenas 17 jogos. O jogo da Copa da Ucrânia contra o Volyn, fora de casa, foi o único em que a equipe sofreu mais de dois gols, e mesmo assim venceu por 4-3.
A vitória sobre o Chelsea deixou o líder do Campeonato Ucraniano no topo do Grupo E da Liga dos Campeões, com sete pontos. No campeonato nacional, após 12 vitórias em 12 rodadas, o Shakhtar tem 36 pontos, 12 a mais que o Dnipro, segundo colocado.