Na sexta, o Chelsea vai disputar mais um troféu. Para comemorar a preparação para o jogo, o site oficial do Chelsea trouxe um pouco da história do Super Copa ao longo dos anos…
A Super Copa da UEFA foi criada por um jornalista holandês, Anton Witkamp, em 1972, e passou a representar o início da temporada Europeia de competições.
Desde 1998, quando nós estreamos na competição com uma vitória por 1×0 contra o Real Madrid (foto), o torneio vem sendo disputado em jogo único, como uma Community Shield, disputada entre o vencedor da Liga dos Campeões e o vencedor da Taça das Taças, que após ser extinta em 1999, foi substituído pelo campeão da Copa da UEFA (atual Liga Europa). Antes desse novo formato o torneio foi realizado apenas uma vez em Mônaco.
Depois da reformulação de 1998, os jogos sempre aconteceram em Mônaco, e o jogo de sexta, será o 15º num apertado Stade Louis II. Mas, a partir do ano que vem a Super Copa será um torneio itinerante, parando primeiro em Praga, depois em Cardiff, em 2014 e Tbilisi em 2015.
Antes de 1998, a competição (com uma exceção) era realizado em dois jogos, a primeira edição (que não é reconhecida pelo UEFA) teve Ajax contra Rangers em 1972, com o lado holandês se dando melhor com vitória nos dois jogos.
A exceção ocorreu em 1991, quando o Estrela Vermelha não foi autorizado a jogar na antiga Iugoslávia, devastada pela guerra civil. Então enfrentou o Manchester United apenas no Old Trafford, onde o time inglês venceu com um gol de Brian McClair.
Em 1973, a UEFA reivindicou a Super Copa como sua e mais uma vez o Ajax levantou o troféu após dois jogos contra o Milan. Em 1974, a competição que seria realizada entre Bayern de Munique e FC Magdeburd não aconteceu por incompatibilidade de datas, apesar que se diz que o motivo real foram razões políticas entre Alemanha Oriental e Ocidental.
Desde então, a Super Copa vem sendo realizada todo ano, com o Milan se sagrando campeão cinco vezes e o Barcelona, quatro. O Liverpool é o time inglês com mais títulos, com três vitórias. Assim como nós, o Atlético de Madrid venceu uma vez, batendo o Inter de Milão em 2010.