Contratado pelo Chelsea em 2006, incluindo a troca de Willian Gallas mais alguns milhões, Ashley Cole conseguiu se manter quatro anos seguidos sendo o melhor lateral esquerdo do mundo, disparado. De 2010 pra cá, Cole ainda continua sendo um dos melhores, porém já não é mais tão soberano assim como sendo o melhor. Com apenas mais 1 ano de contrato com os Blues, Ashley Cole vê com bons olhos sair do Chelsea quando seu contrato expirar ou até mesmo se transferir caso receba uma proposta tentadora. Sabendo disso, temos que levar algumas coisas em consideração antes de entrarmos na discussão: Vale ou não a pena renovar? Vou procurar analisar alguns fatores que a diretoria do Chelsea está avaliando e levando em consideração. Vou também exemplificar os defeitos e qualidades de Cole.
DEFEITOS:
INDISCIPLINA EXTRA CAMPO…
Dentre alguns acontecimentos históricos extracampo protagonizados por Cole, podemos citar alguns, como traição a sua esposa, levar mulheres para o centro de treinamento, acertar um tiro ”acidental” com um rifle de ar comprimido em um fã, dentro do centro de treinamento dos Blues(Cobhan). Claro, o que importa para o time é que o jogador jogue bem e faça valer o seu salário. Porém, esses problemas sempre prejudicam o time de alguma forma, direta ou indiretamente.
LESÕES E IDADE AVANÇADA
Não posso ser hipócrita: claro que lesões não são defeitos! Afinal o jogador não possui controle sobre elas. Porém, apesar de não ser um defeito, é com certeza um problema que interfere e muito no desempenho do atleta. Cole já teve diversas lesões no tornozelo, desde os tempos de Arsenal . E ainda temos o fator idade. Claro, Cole ainda joga muito bem, porém a quantidade de jogos que o mesmo vai disputar por temporada tende a diminuir bastante de agora em diante. Lembrando: Cole faz 32 anos dia 20 de dezembro desse ano.
QUALIDADES:
EXPERIÊNCIA E HABILIDADES INCRIVEIS…
Me digam se existe um torcedor do Chelsea que nunca se gabou de torcer para o time que tem o melhor lateral esquerdo do mundo? Duvido! Eu mesmo,muitas vezes! Mas falando sério, independente de tudo que acontece fora de campo, das lesões e da idade, uma coisa é fato: Ashley cole joga muito! E apesar de hoje não ser mais o melhor lateral esquerdo do mundo, com certeza ainda figura entre os melhores. Cole é ainda bastante veloz, cruza muito bem, defende bem com carrinhos perfeitos, sabe fazer a cobertura, tem bom apoio ofensivo, ótimo jogo coletivo e, principalmente, tem boa resistência, que, apesar da idade, ainda é uma das suas principais qualidades. Nosso lateral demora bastante pra se cansar e corre os 90 min. Não posso esquecer de citar mais um aspecto positivo, que com certeza é a experiência. Cole pode ter 31 anos, mas isso não significa apenas aspectos ruins como um todo.
Então Blues,agora lanço a dúvida. E ai? Renovar ou não? Rumores mostram a possibilidade de Cole pedir um aumento considerável de salário para que renove com o Chelsea. Surgiram recentemente também, alguns possíveis interesses de Manchester United e PSG na contratação do lateral junto ao Chelsea.
Sabemos que o histórico não é favorável. Ashley cole e chamado pelos torcedores do Arsenal de “Cashley Cole”, em alusão à palavra em inglês “Cash”, que quer dizer “dinheiro. Ou seja, tudo é bem provável de acontecer. Sabendo de tudo isso vamos imaginar as possibilidades que a diretoria do Chelsea tem.
VENDER ASHLEY COLE ENQUANTO É TEMPO PARA CONSEGUIR DINHEIRO?
Cole hoje tem um ótimo valor de mercado, que gira em torno de 28 milhões de Euros. Porém, o fato dele ter apenas mais 1 ano de contrato acaba dificultando que esse valor seja atingido, caso algum clube queira fazer proposta por ele. Sendo assim, podemos imaginar que hoje o Chelsea consiga 18 a 19 milhões de Euros com a venda do lateral.
NÃO RENOVAR COM COLE E COMPRAR OUTRO LATERAL ESQUERDO?
Seria uma solução? Possivelmente sim! Porém,o que vemos é bem o contrário da palavra solução. Jornais afirmam que o Chelsea tem interesse na contratação de Álvaro Pereira, lateral esquerdo do Porto. Desde os tempos de André Villas-Boas que esse lateral é especulado incansavelmente no Chelsea. Mas será que existe algum interesse mesmo por parte dos Blues? Ou era apenas um desejo doentio do AVB? Sinceramente, acho Álvaro Pereira um lateral muito ruim. Um jogador mediano, frágil com a bola nos pés. Podemos dizer que “palito”, como é conhecido em Portugal, praticamente não tem nenhuma habilidade, dribla mal, pouco ágil e domina pessimamente a bola. Claro,ele é bastante veloz, cruza bem e tem muita resistência fisica, podendo suportar sorrindo 90 min de jogo. Porém, erra diversos passes por jogo, frágil defensivamente, não sabe fazer cobertura e parece meio infantil em alguns lances.
UM OLHAR PARA O FUTURO…
É fato também que a nossa diretoria não olha muito para a base. Mas nós como torcedores devemos enxergar mais uma possibilidade mediante ao caos chamado lateral esquerda. Hoje contamos com 2 laterais esquerdos jovens com muito futuro e talento: Ryan Bertrand e Patrick Van Aanholt. É lógico, já é oficial e Van Aanholt vai continuar mais uma temporada emprestado ao Vitesse da Holanda, mas isso não impede o fato de que ele está sim preparado para jogar pelo Chelsea no time principal. Van Anholt é bastante veloz, cruza bem, chega várias vezes à linha de fundo durante um jogo e, além de finalizar muito bem, é bastante esperto quando o assunto é roubar bola. Ryan Bertrand é ainda melhor. Temporada passada, o jovem inglês provou que pode perfeitamente ser um titular do Chelsea: veloz, cruza bem, defende bem e sabe jogar coletivamente. Portanto os jovens estão em alta. Acredito que a visão da nossa diretoria que está um pouco ”embaçada” mesmo.
Pois bem Blues,está é minha visão sobre a nossa lateral esquerda e espero que entendam meu ponto de vista a respeito do assunto. E vocês, o que acham? Devemos manter Ashley Cole ou pensar no futuro?