Como se não bastasse ser eliminada precocemente dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a seleção espanhola ainda pode ser punida pela FIFA. A confusão criada pelos jogadores da ‘Fúria’, após a surpreendente derrota, no último domingo, por 1 a 0, para a seleção de Honduras, foi encarada como falta de fair-play, pela entidade máxima do futebol.
Sete jogadores, entre eles o meio-campista do Chelsea, Juan Mata, receberam o cartão amarelo. Alguns atletas espanhóis também se envolveram em confusões no túnel dos vestiários, durante o intervalo de jogo. Além da seleção da Espanha poder levar uma multa – punição aplicada pela FIFA às equipes que recebem mais de quatro cartões amarelos em uma mesma partida, em competições oficiais – também há a possibilidade de alguns jogadores da Roja serem punidos, se for considerado que os atletas ameaçaram ou hostilizaram o árbitro da partida e os hondurenhos.
Mas as punições podem não ser aplicadas apenas aos espanhóis. A seleção Olímpica de Honduras levou seis cartões amarelos, e, por isso, também pode ser penalizada.