­

Análise Tática: O Chelsea com Oscar

Oscar, novo reforço azul. (Foto: Agência Freelancer)

No dia 25 de julho de 2012, o Chelsea anunciava a contratação do brasileiro Oscar dos Santos Emboaba Junior por £ 25milhões (valor aproximado). A contratação de Oscar foi a quarta da atual janela de transferências. Antes dele, o Chelsea já havia anunciado as contratações de Marko Marin, Eden Hazard e Thorgan Hazard. Com a contratação de Oscar, o Chelsea tem para a temporada 2012/2013 um meio de campo com várias opções. Pensando nisso, o Chelsea Brasil mostra como Oscar poderá se encaixar na equipe Blue.

Seleção Brasileira

Na seleção, Oscar joga pelo meio dando suporte à Hulk e Neymar.

Tradicionalmente usada por grande jogadores, a camisa 10 da seleção esteve muito tempo sem dono. O seu último fora PH Ganso. Porém as suas constantes lesões na seleção fizeram com que Oscar fosse testado, e aprovado. Com a titularidade garantida na seleção olímpica de Mano Menezes, Oscar se caracteriza por jogar pelo meio, como o tradicional camisa 10.

Vale ressaltar que, nesse esquema, Neymar, Oscar e Hulk promovem um intenso revezamento de posições. É comum ver o mais novo Blue jogando pela esquerda ou pela direita. Nos tempos de Internacional, Oscar jogava mais a esquerda, praticamente na posição de Neymar.

Chelsea

No Chelsea, Oscar entraria na posição de Juan Mata, formando um belo meio de campo com Ramires e Hazard.

No Chelsea, Oscar deve figurar no banco na maior parte da temporada. Mas isso não significa que o brasileiro não será importante para o Chelsea. Quando entrar, o brasileiro poderá ser utilizado em quase todas as posições no setor ofensivo dos Blues. A melhor posição que o brasileiro se adequa é a posição hoje comandada por Juan Mata.

Porém, numa eventual necessidade, Oscar poderá jogar no lugar de Eden Hazard ou até mesmo do brasileiro Ramires, como mostra o desenho abaixo.

Outra alternativa para a utilização de Oscar no Chelsea.

A contratação de Oscar, é mais uma amostra de como os Blues estão renovando o seu plantel. Oscar, a longo prazo, jogando tradicionalmente de camisa 10, meia centralizado, pode representar no Chelsea, o que foi e ainda é Frank Lampard: um excelente jogador.

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Rafael França

Carioca pós-graduado em Jornalismo Digital vivendo em Porto Alegre. Diretor-geral de conteúdo do Chelsea Brasil.