Conheça o Ídolo: Bobby Tambling

Após uma pequena pausa em abril, retomamos a série Conheça o Ídolo. O escolhido de hoje é o maior artilheiro da história do clube. Robert Victor “Bobby” Tambling nasceu em 18 de setembro de 1941 e iniciou sua carreira nas categorias de base do Havant Town FC, onde atuou até 1957. No mesmo ano chegou ao Chelsea, permanecendo no clube londrino até 1970.

Atacante habilidoso e com faro de gol apurado, Bobby subiu ao profissional aos 17 anos e fez sua estreia em fevereiro de 1959 marcando o gol da vitória contra o West Ham. A partida terminara em 3×2.

Bobby Tambling atuou de 1959 até 1970 no Chelsea

Com a saída de Jimmy Greaves para o Milan, Tambling passou a ocupar o espaço de atacante no time titular. Na temporada seguinte, marcou 22 gols e foi o artilheiro dos Blues na temporada, o que não foi capaz de evitar o rebaixamento do clube.

A temporada 1961-1962 trouxe Tommy Docherty como treinador e uma renovação no elenco. Nomes como Peter Bonetti e Terry Venables ganharam chances no time principal e Tambling passou a ser o capitão do time. Com 35 gols na temporada, Bobby foi artilheiro e se tornou o jogador mais jovem a capitanear o clube que subiu para a Primeira Divisão.

Capitão mais jovem a subir para Primeira Divisão

De volta à elite do Campeonato Inglês, Tambling continuou sua performance de alto nível, marcando gols e mais gols. Foi dele o gol da vitória na final da League Cup (antiga Carling Cup) contra o Leicester City, na temporada 1964-1965.

A League Cup foi o troféu mais expressivo de Tambling no Chelsea. Por duas vezes ele foi derrotado na semifinal da FA Cup e não teve o prazer de conquistar o torneio mais antigo do mundo.

Perseguido por lesões, seu rendimento foi caindo e com a chegada de Peter Osgood e Tommy Baldwind, Tambling perdeu espaço no time titular e acabou sendo vendido ao Crystal Palace, em 1970.

Lenda viva

Em pouco mais de 300 partidas, foram 202 gols marcados (marca que nenhum outro jogador conseguiu alcançar) e um título da League Cup conquistado. Tambling continuou a carreira futebolística até 1979, aposentando-se no Cork Alberts FC.

A nós, que não vimos o grande Bobby jogar, só resta agradecer eternamente o quanto que ele fez pelo Chelsea.

PS.: Antes de terminar, gostaria de pedir a ajuda de vocês: deem sugestões dos próximos ídolos nos comentários. Quem sabe no próximo mês o Conheça o Ídolo não seja de um jogador que você indicou? Abraços!

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Maria Akemi

Pernambaiana, torcedora do Chelsea desde muito tempo.