Duelos históricos entre Chelsea e Liverpool na Copa da Liga

No próximo domingo (27), Chelsea e Liverpool fazem pela segunda vez na história uma final de Copa da Liga. Antes disso, os clubes haviam se enfrentado em 2005 e o jogo terminou com a vitória dos Blues por 3-2 na prorrogação. Mais ainda, está será a nona final do clube de Londres na competição, que vai em busca do seu sexto título.

Ao mesmo tempo, Chelsea e Liverpool se enfrentam pela nona vez na competição e o retrospecto é pra lá de equilibrado. São quatro vitórias dos Blues, três vitórias dos Reds e um empate. Vale lembrar que o primeiro duelo entre os dois times na Copa da Liga ocorreu em 30 de agosto, de 1977, vitória do Liverpool por 2-0. Então, vamos relembrar todos os jogos com vitória do Chelsea.

Disputa intensa pelo título em 2005

Apita o árbitro e gol do Liverpool, marcado por Arne Riise, no primeiro minuto. Após bom cruzamento de Fernando Morientes na direita, o lateral norueguês bateu firme e cruzado, sem chances para Petr Cech. Pouco depois, Steven Gerrard foi lançado na área e reclamou de pênalti após contato nas costas de Claude Makelele – mas o árbitro entendeu diferente e não marcou. Na sequência, o Chelsea reagiu e criou duas chances. Sobretudo a partir da jogada de Joe Cole que acionou Didier Drogba. O camisa 15, por sua vez, bateu e Jerzy Dudek salvou o adversário.

O Chelsea voltou disposto a conseguir o empate na 2ª etapa.  Joe Cole fez boa jogada pela esquerda, cruzou para Eidur Gudjohnsen que cabeçou no canto, Dudek fez a defesa. William Gallas se aproveitou do rebote, mas lá estava o camisa 1 dos Reds novamente. Nesse meio tempo, o Liverpool respondeu em dois contra-ataques com boas finalizações de Deitmar Hammam e Gerrard, porém, não resultaram em gols. Já nos minutos finais do tempo regulamentar, o empate dos Blues veio da maneira mais improvável possível. O Liverpool matou uma jogada no meio-campo evitando o contra-ataque. Assim, a  na área e três jogadores do Liverpool tentaram fazer o corte. Mas acabou saindo um belo gol contra de Gerrard deslocando o goleiro do próprio time.

Prorrogação e título dos Blues

Já no 2º tempo da prorrogação, Glen Johnson cobrou um lateral na área e a bola sobrou para Didier Drogba virar o placar. Pouco depois, o Chelsea fez terceiro com Mateja Kezman aproveitando um bate-rebate na área. Frank Lampard cobrou a falta, Dudek resvalou na bola que estava saindo pela linha de fundo, mas Gudjohnsen dominou e chutou, no rebote o sérvio ampliou o marcador.

O time do Chelsea comemora após a final da Copa da Liga contra o Liverpool no Millennium Stadium. (Créditos/Reprodução: Ben Radford/Getty Images)

De maneira idêntica, o Liverpool fez o segundo gol. Em uma falta lateral cobrada por Gerrard, Lampard tirou na primeira trave, Petr Cech exitou em sair do gol e Antônio Núñez só desviou para o fundo do gol. Ainda assim, isso não foi o suficiente para o time da terra dos Beatles tirar o que viria a ser o primeiro título da Era Roman Abramovich.

Classificação garantida para as semifinais

Em 2007, os clubes se encontraram na fase quartas-de-final do torneio. Dessa vez, o jogo foi disputado em Stamford Bridge e o Chelsea venceu com gols de Frank Lampard e Andry Shevchenko.

Posteriormente, os Blues eliminaram o Everton nas semifinais e chegaram em mais uma final.  Ao contrário de 2005, a equipe londrina perdeu a taça para os rivais do norte de Londres. Enfim, o Tottenham venceu por 2-1 de virada.

Ivanovic decisivo

Em 27 de janeiro de 2015, foi realizado o jogo de volta da semifinal em Stamford Bridge. Após empate em 1-1 no jogo de ida, as equipes ficaram no 0-0 em Londres, no tempo regulamentar. Logo no início da prorrogação, Willian cobrou falta na direita com perfeição e Branislav Ivanovic chegou testando firme para abrir o marcador.

Ivanovic decidiu a semifinal da Capital One Cup (Foto: Getty Images)

O gol do sérvio foi o suficiente para garantir a vaga na final. Dessa forma, o Chelsea teve a chance de dar o troco nos Spurs e não decepcionou. Vitória por 2-0 com gols de John Terry e Diego Costa. Da mesma forma, vale destacar que este foi o último título do Chelsea no torneio.

O golaço de Eden Hazard na temporada 2018/2019

Os Blues tiveram duas chances com Álvaro Morata nos primeiros 20 minutos. No entanto, o camisa 29 não conseguiu converter as oportunidades em gols. No primeiro lance, o espanhol tentou um tapa por cima de Mignolet que fez uma intervenção parcial, na sequência da jogada e sem ângulo o atacante tocou para o meio da área, mas ninguém empurrou para as redes. Pouco depois, o centroavante recebeu na área, cortou o zagueiro e finalizou em cima do goleiro.

Do outro lado, o Liverpool assustou com um petardo de Naby Keitá da entrada da área e com uma cabeçada de Sadio Mané no contrapé de Willy Caballero. Contudo, o argentino estava inspirado e salvou os Blues mantendo o zero no placar.

A segunda etapa começou com lei do ex, ou seja, com gol do Daniel Sturridge. Aproveitando o rebote, o inglês tirou uma meia bicicleta da cartola e abriu o marcador. O Liverpool seguiu pressionado . Porém, não conseguiu fazer o segundo. Com isso, o Chelsea chegou ao empate aos 33 minutos, com gol de Emerson Palmieri. Eden Hazard alçou na área, Ross Barkley cabeçeou e Mignolet deu rebote, o brasileiro só empurrou para o gol. Assim, coube ao belga Hazard fazer um golaço e selar a classificação. O camisa 10 dominou na direita cercado por dois, passou pelos adversários como quis e fuzilou de pé direito.

Hazard marcou um golaço em Anfield que deu a vitória aos Blues pela Carabao Cup (Foto: Getty Images)

Na ocasião as equipes se enfrentam na terceira fase e os Blues chegaram na decisão. Apesar disso, a equipe de Maurizio Sarri foi superada nos pênaltis para o Manchester City.

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Rodolfo Simões