A fase de grupos da Champions League encerrou e nesta segunda-feira (11) teremos a definição dos confrontos das oitavas de final da maior competição de clubes do mundo. O sorteio acontece a partir das 08h45 e terá transmissão do canal Esporte Interativo, com tempo real pelo twitter do @ChelseaBrasil e do Chelsea em Português (@ChelseaFC_PT).
O Chelsea terminou em segundo colocado de seu grupo, ficando atrás da Roma, e por isso terá poucas opções à frente. É definido por regra que os Blues irão enfrentar o primeiro colocado de outro grupo, decidido por sorteio, ao mesmo tempo que não podem enfrentar nenhum adversário inglês (ainda nas oitavas) e nem o primeiro colocado de seu grupo.
As oitavas de final terão cinco clubes ingleses, dos quais quatro deles (Manchester City, Manchester United, Liverpool e Tottenham) encerraram a primeira fase na primeira colocação de seu grupo, diminuindo assim as possibilidades de adversários do Chelsea.
Diante disso, sobram apenas três oponentes possíveis: PSG, Barcelona e Besiktas.
PSG
Comandado por Unai Emery, o time francês é atualmente líder da League One com 44 pontos em 17 partidas. Protagonistas no mercado de transferências após terem comprado o brasileiro Neymar pela bagatela de 222 milhões de Euros, os franceses têm um elenco estrelado que promete brigar pelo título da Champions.
Primeiro colocado no grupo B, o PSG não teve dificuldades para avançar no grupo com Bayern de Munique, Anderletch e Celtic. Foram 25 gols marcados em seis jogos, e apenas quatro gols sofridos. Melhor ataque da competição até o momento, 5 vitórias e apenas uma derrota.
Chelsea e PSG se encontraram nos matas-matas da Champions por três vezes seguidas, onde os Blues eliminaram o time francês nas quartas de final na temporada 13/14. Já nas temporadas 14/15 e 15/16, o PSG eliminou o Chelsea justamente nas oitavas de final, fase a qual os times podem se encontrar mais uma vez.
Contando com o trio de ataque formado por Neymar, Cavani e Mbappé, o PSG conta com um dos melhores ataques da Europa, tendo marcado 78 gols em 24 partidas (média de mais de 3 gols por jogo). Além disso, a equipe conta com nomes de peso também no banco de reservas, tendo jogadores como Dí Maria e Julian Draxler a disposição do técnico.
Certamente é um adversário difícil para os Blues, assim como o próximo a ser analisado, mas time que quer vencer uma competição como a Champions não deve escolher adversários. Tem que estar pronto para o que der e vier. O PSG investiu muito dinheiro na última janela e seu principal objetivo é essa competição, evidenciando que o time não vai jogar para perder, sendo um adversário formidável.
Barcelona
Sob o comando de Ernesto Valverde, o Barcelona lidera a LaLiga com 36 pontos em 14 partidas. Donos de um elenco temido com jogadores como Lionel Messi, Luis Suaréz e Andrés Iniesta, os catalães fazem boa temporada até aqui.
Líder do grupo D, o time da Catalunha também não mostrou dificuldades para se classificar diante de Juventus, Sporting e Olympiakos. Terminou a fase de grupos invicto, tendo conquistado quatro vitórias e dois empates, apesar de ter alcançado a marca de apenas nove gols marcados durante a primeira fase (pior ataque entre os primeiros colocados, empatados com a Roma). No entanto, a equipe detém da melhor defesa da competição, tendo sofrido apenas um gol até o momento.
O último encontro entre Chelsea e Barcelona nos matas-matas da Champions ocorreu na temporada 11/12, onde os times se encontraram na semifinal da competição e os Blues eliminaram-nos e posteriormente se consagraram campeões inéditos naquela edição. Outro jogo que não sai da memória dos torcedores azuis é a fatídica eliminação na temporada 08/09, com uma arbitragem pra lá de polêmica.
O Chelsea já enfrentou um Barcelona mais temido que o atual. Hegemônico no topo da Europa, o time comandado por Pep Guardiola em 2012 foi eliminado por um Chelsea totalmente desacreditado. Se o destino colocar esses times frente a frente mais uma vez, não será nada fácil para os Blues, assim como não foi em outrora, mas a classificação veio. Dentro de uma competição como a Champions, dentro de campo não existe favorito se você quer vencer.
Besiktas
Apenas 5º colocado na competição nacional, o time comandado por Gunes Senol faz bonito na Champions até aqui.
Contanto com o semifinalista da edição passada Mônaco, o surpreendente alemão RB Leipzig, o tradicional FC Porto e o próprio Besiktas, o grupo G foi considerado um dos mais equilibrados da competição.
O time turco garantiu a liderança do grupo com uma campanha invicta, com quatro vitórias e dois empates. O segundo lugar ficou com o Porto, deixando as duas sensações do grupo de fora da próxima fase.
Tendo jogadores conhecidos em seu elenco, como o espanhol Alvaro Negredo (ex-Manchester City), o português Pepe (ex-Real Madrid) e o chileno Gary Medel (ex-Internazionale), além de contar com o brasileiro Anderson Talisca, o Besiktas não deve ser subestimado. Garantiu sua classificação em jogos fora de casa, depois de ter empatados dois jogos em seus domínios.
O time turco é certamente o mais fracos entre os possíveis adversários do Chelsea, mas tem feito boa campanha na competição e tem jogadores experientes que podem fazer a diferença caso os Blues venham a subestimá-los.