O começo de Morata foi melhor que o esperado

Novo camisa 9 do Chelsea, o espanhol Álvaro Morata começou a temporada com tudo. Artilheiro da equipe até aqui, o centroavante marcou gols decisivos no Campeonato Inglês e na Champions League. Com isso, Morata foi indicado em duas premiações da Premier League: Jogador do Mês e Gol do Mês. Um setembro mágico para o atacante de 24 anos.

A indicação a Gol do Mês foi por um de seus tentos no hat-trick contra o Stoke City, no qual arrancou do meio campo e deu um toque por cima do goleiro. Já a premiação de Jogador do Mês vem pelo conjunto da obra, pela importância que o espanhol vem tendo nos Blues no começo de temporada.

Significado e reconhecimento

Morata chegou ao clube com a missão de substituir Diego Costa. Esta é sua primeira oportunidade de atuar por um clube como titular absoluto. E ele fez questão de agarrar com força. Se durante a janela, muitos torcedores preferiam a vinda de Lukaku; hoje vêem que Morata tem sido ainda mais completo em campo. Além de artilheiro, o camisa 9 ajuda na armação de jogadas e caiu perfeitamente no esquema tático de Antônio Conte.

O espanhol comemora um de seus gols no campeonato (Foto: Chelsea FC)

Um outro fator que facilita o bem-estar em campo é o entrosamento com os companheiros de seleção: Fábregas, Pedro e Azpilicueta também são constantemente convocados pela Espanha. Contratado por 60 milhões de libras, valor considerado alto por muitos, Morata vem correspondendo bem: são sete gols marcados em nove partidas até o momento.

Sua maior missão pelos Blues, no entanto, será a Liga dos Campeões, competição que o espanhol conhece bem e gosta de jogar. Já são dois títulos no currículo – ambos com o Real Madrid, além de uma final com a Juventus, quando foi um dos principais responsáveis pela bela campanha dos italianos.

Com 1,89m, o atacante se destaca, principalmente, nas bolas aéreas. Grande parte de seus gols são marcados de cabeça. E talvez seja por isso que Morata tenha sido indicado como melhor jogador do mês de setembro. Não foi só de cabeça que ele ajudou o Chelsea a construir grandes placares. Correndo, lutando, criando jogadas e com habilidade, conseguiu mostrar a que veio na Premier League.

Com suas boas atuações, Morata já caiu nas graças da torcida (Foto: Chelsea FC)

Lesão pode complicar?

Após a derrota para o Manchester City, Morata sofreu uma lesão na coxa e pode ficar até um mês fora. Mas isso não é problema para um jogador que esperou por tanto tempo para tornar-se o principal homem de ataque de um gigante europeu.

Enquanto ele faz o tratamento, Batshuayi assume a vaga. E o belga já prometeu, em entrevistas a jornais ingleses, não decepcionar. Também com 24 anos, e apesar de ser reserva, ele também tem um começo de temporada acima da média. São cinco gols marcados em oito partidas disputadas.

Enquanto Morata recupera sua melhor forma, Batshuayi ganha oportunidade (Foto: ESPN FC)

A moral da história é que, além de termos um dos melhores (se não o melhor) camisas 9 da Premier League, também temos um substituto à altura. Ambos jovens. E seus desempenhos serão cruciais para o sucesso do Chelsea na temporada.

Vote

Para votar em Morata como Gol do Mês, clique aqui.

Para votar em Morata como Jogador do Mês, clique aqui.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Lucas Olivan

Jornalista, 22 anos. Apaixonado pelo Chelsea desde 2006 e fã de segundos-volantes que sabem sair jogando. Luto todos os dias pelo objetivo de trabalhar com jornalismo esportivo.