Pode não parecer um negócio dos mais importantes, mas a renovação do contrato de Cesar Azpilicueta é de grande valor para os rendimentos do Chelsea. Nesta terça-feira, o espanhol prolongou seu vínculo com os Blues até 2020, confirmando que seus serviços vêm rendendo e convencendo.
Azpilicueta chegou a Londres em 2012, vindo do Olympique de Marseille por sete milhões de libras. Sua versatilidade se mostrou uma grande virtude, e cavou seu lugar no time desde então. Começou na lateral direita, depois foi deslocado à esquerda, e agora atua também como zagueiro. Comete poucas faltas e recebe poucos cartões, mesmo atuando fortemente em esquemas de marcação. Os números não mentem: Azpi é muito importante para o time.
“Estou muito feliz por ter assinado um novo contrato” – afirmou o espanhol à Chelsea TV. “Desde que cheguei, meus objetivos eram progredir como jogador e ganhar títulos. Esse contrato me permite manter a relação com o clube, e era o que eu queria.”
“Tivemos bons momentos nesta temporada. Com um novo treinador, novas ideias, estamos trabalhando duro e estou feliz com isso. Podemos melhorar ainda mais, e a ideia para o futuro é ganhar troféus, é o que todos queremos.”
Após a chegada de Antonio Conte e a consequente mudança na formação tática, Azpilicueta se firmou como um dos três zagueiros da equipe titular. Seus trabalhos agradam de tal maneira, que nomes como Kurt Zouma e o capitão John Terry vêm sendo colocados em segundo plano na escalação. As palavras de elogio chegam também do diretor técnico do Chelsea, Michael Emenalo:
“Estamos muito felizes que Cesar aceitou estender sua passagem por aqui. Desde que chegou, há quatro anos, ele provou ser um grande jogador, e mostra isso em cada treino, cada jogo” – comentou Emenalo.
“Ele adotou a mentalidade e o espírito do Chelsea com muita facilidade, e todos podem ver quanto comprometimento há em seu trabalho.”
Aos 27 anos, Cesar Azpilicueta atuou em 199 partidas pelos Blues e marcou humildes quatro gols. Participou das campanhas vitoriosas na UEFA Europa League 2012/13, da Copa da Liga Inglesa 2014/15 e da Premier League da mesma temporada.