No último final de semana, o Chelsea foi ao estádio White Hart Lane e empatou sem gols com um de seus rivais londrinos, o Tottenham. Esta foi a terceira partida em que os Blues não concederam nenhum gol, conseguindo, por fim, uma boa sequência na temporada. Buscando ganhar mais confiança e fôlego na atual campanha, o clube, atual 14º colocado, recebe o Bournemouth, 18º, no próximo sábado (05). A partida acontecerá às 15h30 (horário de Brasília) e terá transmissão do canal ESPN Brasil. Você também fica por dentro de tudo o que acontecer no encontro em nosso twitter, o @Chelseabrasil.
Chelsea pode ter novidade
O treinador José Mourinho tem um motivo para sorrir antes da partida contra o Bournemouth. Afastado há um bom tempo em função de lesão, que inclusive foi tratada com procedimento cirúrgico, o goleiro Thibaut Courtois está recuperado e pode retornar ao time no final de semana. Apesar disso, John Terry, que está a um jogo de completar 300 vitórias na Premier League, não se recuperou de um pequeno problema, assim como Ramires e Radamel Falcao, peças que desfalcam os Blues.
Eddie Howe tem muitos problemas para escalar sua equipe
Como se não bastasse a posição ruim na tabela de classificação, o Bournemouth ainda enfrenta uma situação difícil com vários jogadores lesionados e outros em dúvida para a partida contra o Chelsea. Christian Atsu, Tyrone Mings, Max Gradel e o artilheiro do time, Callum Wilson, estão fora, lesionados. Para mais, os dois goleiros principais da equipe, Artur Boruc e Adam Federici, além de Harry Arter, Lee Tomlin e Marc Pugh, são dúvidas para a partida e serão reavaliados antes do início da mesma.
Prováveis escalações:
Chelsea (4-2-3-1): Begovic (Courtois); Ivanovic, Cahill (Terry), Zouma, Azpilicueta; Matic, Fàbregas; Willian, Oscar, Pedro (Diego Costa); Hazard. Téc.: José Mourinho
Bournemouth (4-5-1): Federici (Boruc); Francis (Smith), Cook, Distin, Daniels; Surman, Ritchie, Arter, Gosling, Stanislas; King. Téc.: Eddie Howe
Entrevistas Pré-Jogo
José Mourinho (Chelsea)
Antes da partida contra o Bournemouth, em sua coletiva, José Mourinho lamentou não ter o elenco completo para a partida, mas destacou sua confiança de que o Chelsea está conseguindo recuperar-se de sua má fase recente.
“Eu estava esperando que todos estivessem em forma, mas não foi possível. John (Terry), Ramires e Falcao seguem fora. O Courtois foi relacionado. Ainda não lhes disse quem começará, eles têm que ser os únicos a saber, mas ele está com o grupo. Tenho que tomar uma decisão, mas claramente, cedo ou tarde, ele será o número um, então, se não jogar contra o Bournemouth jogará contra o Porto. Ele foi nosso goleiro na temporada passada e sabemos o quão fundamental ele foi para nós, então é muito importante tê-lo de volta.
Perder seu número um por três meses, algo como 19 partidas em todas as competições, sem o melhor goleiro do mundo, foi difícil para nós. Foi um longo, longo tempo, longo demais, mas agora nos sentimos melhor. Temos ele, temos Begovic, Amelia e Blackman e agora estamos seguros. Estamos de volta em uma super posição, em que temos o melhor e um muito bom.
Esperamos que a sequência negativa tenha ficado para trás. Tenho que ser cauteloso, você não sabe o que está esperando por você ao virar a esquina. A realidade é que a sequência foi muito ruim, mas fomos muito fortes como um clube – a comissão técnica e o elenco de jogadores – para lidar com isso e tentar ultrapassá-la. Começamos fazendo isso, com maus resultados, mas boas performances. Mantivemos nossa fé, nossa estabilidade e nossa crença.
Finalmente na última semana tivemos três bons resultados em sequência. Esse mês de dezembro pode ser um bom mês. Jogaremos quatro partidas em casa, três na Premier League e uma na Champions League.
Viajamos para (enfrentar) dois dos três melhores times, Manchester United e Leicester, o tipo de partida que você quer jogar, porque não tem nada a perder e tudo a vencer. Dezembro pode ser um bom mês.”
Eddie Howe (Bournemouth)
Em sua entrevista coletiva, o treinador Eddie Howe comentou sobre o bom desempenho de sua equipe na última partida, dizendo que espera que seus atletas consigam mais confiança depois do último encontro e ressaltando que uma boa partida contra o Chelsea depende só de seus próprios jogadores.
“Foi certamente um sentimento ótimo após o final do jogo (contra o Everton, empate por 3×3). Você espera que um resultado como esse possa realmente dar uma injeção de confiança e na crença dos jogadores – isso certamente ajudará a construir um momento.
O que estamos buscando fazer agora é transformar essas performances em vitórias e espero que um jogo como o contra o Everton possa ser o catalisador para isso.
Estamos enfrentando-os (o Chelsea) em um bom momento em nossa perspectiva. Estamos em um bom lugar. O que encontramos neste nível é que quando você está em um bom lugar e em nossos níveis normais nós competimos.
Mas se não estivermos, podemos tornar isso difícil para nós mesmos. Então, como usual, a preparação para esse jogo (contra o Chelsea), é toda sobre nós mesmos.”
Último encontro
A última vez em que Chelsea e Bournemouth se enfrentaram foi na temporada 1994-1995, em partida válida pela League Cup. Na ocasião, o Chelsea venceu por 1×0 e eliminou o adversário da competição.
Fique de Olho
Jogador que tem passagem pelas seleções de base da Inglaterra, o ponta Junior Stanislas vive bom momento na temporada e é a grande arma do time, com as ausências dos velozes Christian Atsu e Max Gradel, além do centroavante Callum Wilson, todos lesionados. Destaque na última partida dos Cherries, tendo marcado dois gols, o jogador deve ser uma das principais armas do Bournemouth para a partida, devendo o Chelsea ter atenção com seus avanços pelo lado direita da defesa londrina.
Curiosidades
– Chelsea e Bournemouth se enfrentaram cinco vezes na história. Os Blues venceram quatro jogos e perderam um;
– O maior resultado no confronto aconteceu na temporada 1988-1989, quando o Chelsea venceu por 2×0;
– O Bournemouth é o time que mais jogadores ingleses usou até agora na Premier League, com 14;
– O Bournemouth tem, ao lado do Newcastle, a pior defesa da Premier League, tendo sofrido 30 gols em 14 jogos;
– Lesionado, o ganês Christian Atsu está emprestado ao Bournemouth pelo Chelsea.