
O Chelsea foi eliminado nas oitavas de final da Capital One Cup nesta terça-feira (27) nos pênaltis contra o Stoke City e não repetirá a dose da temporada passada e conquistar o bicampeonato da competição. Para o treinador dos Blues, José Mourinho, o time não merecia o resultado após a grande mostra de disposição ofensiva da equipe durante o jogo.
Para Mourinho, o Chelsea desperdiçou muitas oportunidades de fazer o placar no primeiro tempo e de se colocar em uma posição confortável em relação a classificação:
“Nós jogamos muito bem. Teve muito de tudo: muita qualidade, controle ofensivo, qualidade ofensiva, controle emotivo. Tudo esteve bem até as cobranças de pênalti. No primeiro tempo, deveríamos sair com três ou quatro gols no placar. Estávamos jogando muito bem e criando muitas chances de gol. Foi muito frustrante ir pro intervalo com um empate sem gols, mais ainda por conceder um gol no primeiro chute deles e ter que buscar o resultado.
Para mim, nós tivemos um grande momento no jogo: perdíamos por 1 a 0, sentíamos a situação do jogo com 30 minutos para o fim do jogo contra um oponente muito forte na bola aérea. Coloquei dois jovens pra ter velocidade nos lados e mantive a criatividade no meio. O time fez de tudo pelo resultado e depois que conseguimos chegar ao gol, ele foi muito mais do que merecido. Ano passado estivemos aqui e vencemos por 2 a 0 e não jogamos nem 25% do que jogamos hoje. Hoje, devemos ficar frustrados porque não conseguimos o que merecíamos”
Mourinho comentou sobre a situação de Diego Costa, que deixou o jogo minutos antes do intervalo. O atacante foi parar no hospital com problemas na costela. Mourinho também comentou sobre outras disputas por pênaltis em que ele esteve presente. Lembrou da semifinal da UEFA Champions League de 2007, quando Arjen Robben perdeu a cobrança. Dessa vez, foi Eden Hazard, o melhor cobrador do time para o treinador.
Com os incessantes rumores sobre a permanência do português no Chelsea, Mourinho aproveitou o momento diante dos microfones para criticar a imprensa:
“O que os jogadores fizeram hoje (terça-feira) foi o mesmo que encontrar cara a cara a pessoa que escreveu aquilo sobre eles e dizer: você é um idiota. Vocês realmente acreditam que os jogadores não estão comigo ou que eles não fazem de tudo pela vitória? É triste para os jogadores. Uma falta de respeito com eles, não comigo.
Para mim, seria fantástico que os jogadores estivessem contra mim, porque seria mais simples para mim nas entrevistas e falar que não estamos conseguindo os resultados porque os jogadores estão contra mim. Nós tentamos de tudo. Sábado (jogo contra o West Ham), nós lutamos muito com um jogador a menos. Falar que os jogadores estão contra mim é uma falta de respeito aos princípios morais dos atletas.”
Mourinho comentou também como ele pretende reanimar os jogadores para o próximo duelo da Barclays Premier League, o clássico contra o Liverpool em Stamford Bridge:
“Será difícil. Mas seria mais difícil se jogassem mal e perdessem do que jogando bem e perdendo. Eles foram pra casa tristes, mas com um pensamento positivo. Como eles podem ir pra casa sem confiança? Eles jogaram bem. Não cometeram nenhum erro.
Os resultados, especialmente no meu caso, são tudo. É um pouco estranho porque alguns meses atrás nos ganhávamos tantas partidas e fomos campeões nacionais e pessoas diziam que existiam coisas mais importantes que resultados. Nesse momento, os resultados são mais importantes que qualquer outra coisa. É uma contradição.”