O impacto de Juan Mata no Chelsea

Mata, à esquerda, é elogiado por Villas-Boas
Mata, à esquerda, é elogiado por Villas-Boas

 Diante do confronto nesta quarta-feira contra o Valencia, equipe de onde Juan Mata foi transferido, Villas-Boas oferece muitos elogios ao astuto espanhol. Mata faz seu retorno ao Mestalla após aproximadamente um mês de sua transferência para o Chelsea.

Ponta por definição, Mata já oferece ao Chelsea muito mais do que seu rótulo. O espanhol desliza pelas linhas do meio de campo com tal facilidade que a máquina de Abramovich pareceu receber uma injeção de talento capaz de mudar a forma como se joga futebol no clube. Sobre essa nova dinâmica de jogo, Mata falou:

“É muito importante para mim ter confiança nas ideias do técnico. Falamos sobre os diferentes estilos que podem ser utilizados. Ele é muito a favor de um uma forma e dinâmica extremamente ofensiva de se jogar. Sua maneira de pensar é bastante moderna e está trabalhando muito para conseguir implementar o sistema de jogo no qual acredita. Mas assim que o jogo começa, é o caráter dos jogadores que determinará o resultado final.”

A última evidência de que Mata está se tornando uma presença essencial para Villas-Boas na revolução de estilo do Chelsea foi seu passe brilhante no jogo contra o Swansea. O espanhol se encaixou instantâneamente no time e pensamento de Villas-Boas, que tenta uma difícil transição de continuar obtendo sucesso enquanto diminui a contribuição da velha guarda do Chelsea em sua nova dinâmica de jogo, que tem por objetivo passes mais precisos e um ritmo constante. Villas-Boas disse:

“O mais importante é que os jogadores queiram comprar as ideias que queremos vender. Que não pareçam tão fora do comum a ponto de não quererem abraçar a causa e dar o sangue pela ideia.”

Jogador chave nos últimos anos para o Chelsea, e sempre uma contribuição efetiva para o ataque, Frank Lampard revela que entende como Mata pode vir a mudar o futuro do clube:

“É bacana ter um jogador diferenciado na equipe, alguém que possa deslizar pelo meio do campo e então jogar aberto pelas pontas com a mesma facilidade. É uma coisa ótima para os fãs assistirem e uma ótima opção para quando o jogo está truncado. Pode criar um pouco de mágica. Ver o Mata brilhar tão cedo, invadindo o meio do campo, fazendo suas trocas de passe rápidas e parecendo tão afiado… É ótimo ter essa alternativa em nosso jogo.”

Vestindo sua favorita número 10, Mata é o tipo clássico de meio campista que pode ser o termômetro de um jogo e marcar gols. Marcou 33 em suas 129 partidas pelo Valencia e ainda 2 nas 5 partidas que disputou pelo Chelsea até agora. Rotulado de ponta, aberto pelos lados, o espanhol já mostra que, assim como David Silva no City e Modric nos Spurs, pode muito bem vagar pelas linhas do meio de campo.

“Tenho bastante sorte em ter habilidade de poder jogar em diferentes posições, pois então posso adaptar meu jogo aos meus oponentes e desenvolver meu próprio estilo e posição que preciso jogar em cada partida. Depende muito de cada jogo e você tem que saber se adptar a cada partida, dependendo dos companheiros que estiverem à sua volta e de onde se posicionam. Também muda se estamos enfrentando um time com a defesa mais fechada ou um time aberto.”

“Eu acho que é questão de se movimentar e criar espaços entre os quais passes podem ser feitos. Às vezes é preciso jogar mais aberto contra alguns times que possuem a defesa fechadinha. Para um time ofensivo e pensando em atacar, temos que ver a importância de nossos jogadores que jogam aberto, especialmente nossos laterais, que podem abrir o jogo e criar mais espaços para o passe, que por sua vez cria mais oportunidades de gol.”

“Aos poucos estamos ganhando confiança e nos adaptando à ideia do técnico de como deveríamos estar jogando – como um time forte, rápido e dinâmico.”

Category: Chelsea Football Club

Tags:

14 comments

  1. É facil quando se é filho do técnico! rsrs.

    Brincadeira, mas parece pra caramba!!!

    Mata é demais! Esse cara vai ser ídolo do clube, grandissimo jogador! Tomará que consigamos ganhar titulos esse ano.

    Estou feliz com o trabalho do AVB.

  2. É facil quando se é filho do técnico! rsrs.

    Brincadeira, mas parece pra caramba!!!

    Mata é demais! Esse cara vai ser ídolo do clube, grandissimo jogador! Tomará que consigamos ganhar titulos esse ano.

    Estou feliz com o trabalho do AVB.

  3. muita gente, inclusive eu, focou na possível vinda do Modric, que seria como uma luva pra esse elenco. Mas o Mata sim, está caindo como uma luva pro AVB, está jogando muito, um dos, senão o melhor jogador do Chelsea até agora na temporada

  4. muita gente, inclusive eu, focou na possível vinda do Modric, que seria como uma luva pra esse elenco. Mas o Mata sim, está caindo como uma luva pro AVB, está jogando muito, um dos, senão o melhor jogador do Chelsea até agora na temporada

  5. KKKKKKKKK Boa Bruno!! parece muito cara!!!
    agora, pode ser muito cedo, mas, a gente encontrou o Giggs do chelsea!!!
    OBS: não o malouda! 😀

  6. KKKKKKKKK Boa Bruno!! parece muito cara!!!
    agora, pode ser muito cedo, mas, a gente encontrou o Giggs do chelsea!!!
    OBS: não o malouda! 😀

  7. Tomara Renan, o Mata ja me conquistou cara. Joga DEMAIS. Me surpreendi muito com ele.

    #GoMata!

  8. Tomara Renan, o Mata ja me conquistou cara. Joga DEMAIS. Me surpreendi muito com ele.

    #GoMata!

  9. Rapaz desde que Joe Cole saiu me senti orfão..agora com Mata, achamos um substituto a altura.. o/

  10. Rapaz desde que Joe Cole saiu me senti orfão..agora com Mata, achamos um substituto a altura.. o/

  11. Torres vem com essa boiolagem que está difícil se adaptar Londres, isso porque ele já morava na Inglaterra. Enquanto Mata demorou uns 2 segundos pra se adaptar ao futebol inglês.

  12. Torres vem com essa boiolagem que está difícil se adaptar Londres, isso porque ele já morava na Inglaterra. Enquanto Mata demorou uns 2 segundos pra se adaptar ao futebol inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.