Conheça o ídolo: Dennis Wise

A série “conheça o ídolo” traz a história de Dennis Wise, um dos maiores jogadores que o Chelsea já teve e atual diretor executivo do New Castle. Confira:

Dennis Frank Wise (que significa ‘sábio’, em inglês) é londrino de Wimbledon, tem 44 anos, e é detentor da marca de 5º jogador com mais jogos disputados pelo Chelsea. Wise foi contratado junto ao Wimbledon, em julho de 1990, por 1,6 milhão de libras. Originalmente um ponteiro, ele logo se firmou na posição de meio-campo central do time. Apesar da sua baixa estatura (1,68cm), sua força de liderança, natureza combativa e características defensivas e ofensivas fez com que ele se tornasse um jogador ideal.

Após dois anos no clube, Wise já assumiria o papel de capitão da equipe e, dentro de um ano, em 1994, já liderava o grupo em uma final  de FA Cup. O espírito de líder se fez valer no final da década de 90 com a chegada de jogadores estrangeiros ao clube. Wise, com maestria, soube administrar o ambiente e evitar problemas de convivência entre os jogadores nos vestiários, o que foi fundamental para o sucesso do time naqueles anos.

Diante de tantas qualidades, Wise conquistou 6 títulos em apenas 4 temporadas, todos como capitão do time: Copa da Inglaterra (1997, 2000), Copa da Liga Inglesa (1998), Recopa Européia (1998), Supercopa Européia (1998), Supercopa da Inglaterra (2000). Em 1998 e em 2000, ele foi escolhido o jogador do ano no Chelsea. Ao todo, foram 445 jogos e 76 gols, sendo o mais famoso o gol de empate contra o Milan, em pleno San Siro, faltando pouco mais de 10 minutos para acabar o jogo. Pela seleção inglesa foram 21 jogos e apenas 1 gol, logo em sua estreia contra a Turquia, em 1991.

Dennis Wise quebraria a barreira dos 500 jogos disputados se não fossem suas atitudes indisciplinadas, fato irônico na carreira de nosso líder. Na temporada 1998/99, por exemplo, ele perdera 15 jogos com uma suspensão (por morder um jogador do Mallorca na “Taça das taças”. Em junho de 2001, com o novo treinador Claudio Ranieri visando a redução da idade no elenco dos Blues, Wise foi vendido ao Leicester City por coincidentes 1,6 milhão de libras. Ele ainda aventurou-se como jogador-treinador no Millwall, Southampton e Conventry City. Em outubro de 2006, Wise é contratado como treinador do Leeds United e permanece no cargo até janeiro de 2008, quando assume o posto de diretor-executivo do New Castle até os dias de hoje.

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.