Reece James: A mais nova joia do Chelsea

Desde o ano de 2.015, o Chelsea premia o seu jogador que mais se destacou na academia. E, neste ano de 2.018, quem venceu foi o jovem Reece James, que está emprestado pelo Wigan.  Vamos conhecer todos os jogadores que venceram os prêmios anteriores.

2015: Dominic Solanke

Dominic Solanke

Dominic Solanke

Dominic Ayodele Solanke-Mitchell, é inglês, nascido em Reading no dia 14/09/1997.

Quando possuía apenas 17 anos (18/10/2014), ficou no banco, na partida da Premier League contra o Crystal Palace (vitória de 2×1).  Acima de tudo, nesta época, o técnico do Chelsea era José Mourinho.

Devido a lesão de Diego Costa, Mourinho convocou o jovem Solanke, para fazer parte da partida contra o Maribor, pela Champions League.  Além disso Solanke teve “estrela” e acabou estreando pela primeira vez no Chelsea, entrando aos 28′ do segundo tempo, na vitória por 6×0. O Chelsea jogou com: Cech; Filipe Luis, John Terry, Zouma e Ivanovic; Fábregas (Nathan Aké) e Matic; Hazard, Oscar (Solanke) e Willian; Rémy (Didier Drogba)

Nesta temporada (2014/2015), José Mourinho convocou-o para mais duas partidas (sempre no banco de reservas):  contra o Manchester United, em 18/04/2015 (vitória por 1×0) e contra o Sunderland, em 24/05/2015, na vitória, por 3×1.

Empréstismo para o Vitesse Arnhem

Sem espaço no Chelsea, o jovem Solanke, foi emprestado para o Vitesse Arnhem, e não desapontou.  Com sua tenra idade, participou de 21 partidas, tendo contribuído com 7 gols e mais 1 assistência. No entanto, devido a uma lesão em seu tendão de aquiles, não conseguiu disputar várias partidas. Mesmo assim, foi o 3o. maior artilheiro da equipe.

Retorno para o Chelsea

Com Antonio Conte como técnico, o Chelsea não quis nem emprestá-lo e nem vendê-lo. Com isto, Solanke se tornou a 3a. escolha de atacante.  Além disso, nesta época, os atacantes eram: Diego Costa (titular), Michy Batshuayi (que dificilmente entrava) e Solanke, que, nesta temporada (2016/2017), ficou no banco em apenas 3 partidas, contando todas as competições.

Término do contrato

Com o fim de seu contrato com o Chelsea, Solanke resolveu ir para o Liverpool. No entanto, depois de um embate jurídico, o Liverpool concordou em pagar uma taxa de, aproximadamente 3 milhões de libras. Mesmo com sua nova equipe contando com atacantes como: Firmino, Salah, Mané, Woordburn, Markovic, Ojo, Sturridge e Ings; Solanke conseguiu participar de 27 jogos, contribuindo com 1 gol e mais 1 assistência.  Nesta temporada, Solanke participou (no banco de reservas) de apenas uma única partida. Pela EFL Cup, na derrota para o próprio Chelsea, por 2×1.

2016: Fikayo Tomori

Fikayo Tomori

Fikayo Tomori

Embora tenha nascido no Canadá, Oluwafikayomi Oluwadamilola Tomori ou simplesmesnte Fikayo Tomori, e outro jogador que terá seu contrato encerrado no ano de 2.019.  Da mesma forma, pelo que tudo indica, sairá (novamente) sem custos.  Tomory é um ótimo jogador de defesa, e, depois de empréstimos para Brighton & Hove Albion e Hull City, Frank Lampard (técnico do Derby County), levou-o (por empréstimo), e é titular absoluto da equipe.

Seu contrato vence em Maio de 2019. Em outras palavras, existe grande chance de que Tomori saia sem custos, e assine em definitivo com a sua atual equipe.

2017: Mason Mount

Mason Mount

Mason Mount

Mason Tony Mount, é outro jovem jogador do Chelsea que também terá seu contrato encerrado em Maio de 2019.  Igualmente também está emprestado para a equipe do Derby County, contribuindo (nesta sessão), com 5 gols e mais 2 assistências.  Em outras palavras, também sairá sem custos para a equipe de Frank Lampard.

2018: Reece James

Reece James

Reece James

O mais jovem jogador do Chelsea a ganhar o prêmio de “Jovem Jogador do Ano da Academia“.  Como boa notícia, seu contrato com o Chelsea irá até Junho de 2022. Sua posição de origem é lateral-direito, e, atualmente, encontra-se emprestado para a equipe do Wigan, que disputa a Championship (2a. divisão da Inglaterra).

Infelizmente, o Wigan não encontra-se em uma boa posição; está na 19a., 6 pontos acima do Milwall, o primeiro na lista de rebaixados.

E você, torcedor do maior de Londres., acredita que Reece James terá o mesmo destino de seus compatriotas, e também sairá sem custos para outra equipe?

#GoBlues

As palavras neste texto condizem com a opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

A gente sabe que você também tem o sangue azul. Apoie o Chelsea Brasil e ajude a escrever a nossa história! Link direto para a campanha: https://goo.gl/6AAUzD.

Apoia-se Chelsea Brasil

Dalton Gerth

Torcedor do Chelsea desde a época em que Vialli era técnico E jogador, advogado e estudante de licenciatura em Matemática.