Os cinco maiores artilheiros do Chelsea na Premier League

Com a pausa na sequência de jogos do Chelsea, causada pelas Datas FIFA, sobra tempo para citar alguns dos grandes nomes que já passaram pelo clube. Portanto, listaremos os cinco maiores artilheiros da história do Chelsea na Premier League.

Vale lembrar que a Premier League foi criada em 1992, e os artilheiros citados são apenas a partir desse ano.

Ao final do ranking, haverá um resumo das estatísticas dos artilheiros na Premier League, com um comparativo entre eles. Os dados são do site da Premier League: www.premierleague.com.

Vamos à lista:

5º) Gianfranco Zola

O ídolo italiano abre a lista [Foto: Ben Radford]

O italiano é um dos grandes ídolos da história do Chelsea. O meia foi um dos melhores jogadores que já vestiu a camisa do clube, e atuou entre 1996 e 2003 – antes da “era Roman Abramovich”.

Na Premier League, Zola fez 229 jogos e anotou 59 gols.

Atualmente, o italiano trabalha como assistente técnico de Maurizio Sarri no Chelsea. A figura dele é importante para fortalecer a equipe técnica perante a diretoria e os torcedores, isso mostra o tamanho de Zola dentro no clube.

4º) Jimmy Floyd Hasselbaink

O único camisa 9 da lista [Foto: Getty Images]

O centro avante holandês foi um dos maiores camisas 9 da história do Chelsea. Inclusive, no top5, ele é o único que usava essa numeração. Hasselbaink ficou no Chelsea entre 2000 e 2004, e também foi um dos que se destacou antes da “era Abramovich”.

Na Premier League, Hasselbaink fez 136 jogos e marcou 69 gols – a maior média dessa lista.

O holandês era o terceiro colocado, porém, nessa temporada (2018/19), foi ultrapassado por Eden Hazard e agora ocupa um honroso quarto lugar.

3º) Eden Hazard

Hazard ainda está em atividade na competição [Foto: Premier League]

O belga fez história na atual temporada (2018/19) e agora ocupa o pódio. Eden Hazard chegou após a conquista da UEFA Champions League em 2012 e ainda é jogador dos Blues. Portanto, ainda pode fazer mais gols e tentar ultrapassar os dois primeiros colocados dessa lista.

Na Premier League, Hazard tem 237 jogos e 82 gols marcados. (Até março/2019) *

Hazard tem 13 gols na atual Premier League, em sua temporada mais goleadora (2016/17), marcou 16. Portanto, Hazard tem 7 jogos para fazer mais 3 gols, se quiser alcançar esse marco.

2º) Didier Drogba

O marfinense teve duas passagens pelo Chelsea [Foto: Premier League]

Uma lista de artilheiros do Chelsea sem Drogba é impossível. O marfinense é considerado por muitos o maior atacante da história do clube, pelos inúmeros gols em fases decisivas de campeonatos. O centro avante teve duas passagens pelo Chelsea: entre 2004 e 2012 e depois na temporada 2014/15.

Na Premier League, Drogba fez 254 jogos e marcou 104 vezes.

É interessante notar que Drogba carrega uma fama de ser um jogador de grandes jogos, e com razão. Em jogos de copa, inclusive a Champions League, o atacante jogou 127 vezes e fez 60 gols, quase um gol a cada dois jogos. Nas copas inglesas, Drogba jogou 7 finais (em sua primeira passagem), fez gols em todas elas, e foi campeão em seis.

1º) Frank Lampard

O meia é o quarto maior artilheiro entre todos os clubes da Premier League [Foto: Chris Brunskill/Getty Images]

Super Frank Lampard era meia. Muitas vezes atuava atrás dos armadores, como segundo volante. Mas isso não o impediu de ser o maior artilheiro do Chelsea na Premier League. O inglês que atuou pelos Blues entre 2001 e 2014 também é um dos cinco maiores artilheiros da competição entre todos os clubes.

Na Premier League e pelo Chelsea, Lampard fez 429 jogos e marcou 147 gols.

Vale lembrar, que Lampard atuou por outros dois clubes na Premier League: West Ham e Manchester City. Considerando os números do meia por essas equipes, são 609 jogos e 177 gols marcados.

DADOS NA PREMIER LEAGUE

A Premier League não disponibiliza os números dos jogadores por clube. Portanto, esses dados consideram toda a passagem do jogador no torneio, não só pelo Chelsea.

Dados: Premier League

Victor Rosa

Curso jornalismo e carrego o sonho de trabalhar acompanhando futebol todos os dias da minha vida. #GoBlues #KTBFFH