David Luiz pode estar de saída do Chelsea, diz mídia inglesa

Zagueiro brasileiro pode estar dando adeus aos Blues (Foto: Getty Images)

Zagueiro brasileiro pode estar dando adeus aos Blues (Foto: Getty Images)

O que começou como uma “história cabeluda” pode estar se concretizando, afirmam diversos tablóides da Terra da Rainha. Já existiam diversas especulações envolvendo a saída de David Luiz do Chelsea correndo na mídia, com os prováveis destinos do zagueiro sendo o Barcelona, numa negociação envolvendo o volante Alex Song, ou o Bayern de Munique, aqui, com o atacante Mario Mandzukic – que perderá espaço no time com a chegada de Robert Lewandowski ao time bávaro -, utilizado como moeda de troca.

Entretanto, parece que as coisas estão se consolidando em outra direção: diversas fontes na Inglaterra e também da França já dão como certa a ida do “Sideshow Bob” para o futebol francês, mais especificamente para o Paris Saint-Germain, onde poderá compor a defesa ao lado de dois brasileiros: Alex (ex-jogador do Chelsea), e o seu companheiro de Seleção Brasileira, Thiago Silva.

Segundo Neil Ashton, do Daily Mail, David Luiz já estaria realizando os exames médicos com representantes do time parisiense aqui mesmo no Brasil, no centro de treinamento da Seleção Brasileira. O valor da transação seria algo próximo dos £50m, valor alto justamente para espantar uma possível concorrência pelo disputado camisa 4 do Chelsea e da Seleção Brasileira. A BBC Sport, por sua vez, também dá a notícia, diferindo apenas quanto ao valor de transação: algo em torno de  £40m. Acompanhe o Mundial de futebol na bet365.

Caso a negociação venha a ser efetuada entre estes valores, David Luiz será o defensor mais caro do mundo, superando as duas taxas de transferência anteriores – ambas também pagas pelo PSG, com Thiago Silva (£35.3m) e Marquinhos (£30.1m).

A Sky Sports atribui decisão do Chelsea em vender o brasileiro à renovação do contrato do capitão John Terry por mais um ano. Luiz não é primeira escolha de Jose Mourinho na zaga, com a parceria entre Terry e Gary Cahill – este, presente na Seleção da Temporada feita pela Profissional Footballers Association – dando certo, vindo a ser a defesa mais sólida da Premier League em 2013-14.

Branislav Ivanovic também é capaz de jogar na defesa central, e Mourinho tem altas expectativas para jovens defensores blues, como o tcheco Thomas Kalas de 21 anos, o inglês Nathaniel Chalobah de 19 anos, e Kurt Zouma, francês, também com 19 anos, contratado na última janela de transferências junto ao Saint-Étienne.

Com o Financial Fair Play vigorando, o Chelsea não pode se dar o luxo de gastar grandes quantias livremente como outrora: só poderá o fazer caso receba fundos similares com vendas de jogadores – motivo também pelo qual Juan Mata e Kevin De Bruyne foram vendidos em janeiro.

Portanto, para poder fazer contratações em setores que tem carência – como a tão especulada vinda do atacante Diego Costa para o clube -, o Chelsea tem que equilibrar a balança, vendendo jogadores valorizados que se tornaram dispensáveis pelo contexto. E nesse cenário, é evidente que David Luiz se tornou uma espécie de “sobra” na defesa Blue, ainda que tenha a versatilidade de jogar como volante.

Ainda falando sobre o Financial Fair Play, o PSG foi multado em £48.5m pela UEFA ainda nesse mês, por quebrar as regras dessa política. O técnico dos Les Rouge-et-Bleu, Laurent Blanc, no entanto, afirmou que isso não o faria parar de melhorar a sua equipe. Blanc admitiu, ainda, que é um grande fã de outro jogador dos azuis de Londres, Eden Hazard, sem revelar se faria ou não uma oferta pelo jogador.

Com dois anos de contrato restando pelo Chelsea, o jogador de 27 anos que veio do Benfica por £21.3M em 2011 fez 143 aparências e 12 gols usando a camisa azul real.

Atualizado às 15:25: segundo os tabloides Daily Mail e L’Equipe, David Luiz passou nos exames médicos e concordou com os termos do Paris Saint-Germain a respeito da sua contratação pelos Les Parisiens.

Lucas Ribeiro