Terceiro Tempo: Krasnodar, Burnley e categorias de base

Dois jogos longe de Stamford Bridge para a equipe londrina: Krasnodar e Burnley estão no calendário do Chelsea

O Chelsea inicia uma semana com dois compromissos para desempenhar. Primeiramente, a UEFA Champions League entra em pauta com o duelo frente ao Krasnodar, fora de casa, na quarta-feira (28). O jogo está previsto para 14h55 (horário de Brasília), no Krasnodar Stadium. Posteriormente, o time londrino enfrentará o Burnley, no Turf Moor. O confronto está marcado para 31 de outubro (sábado), ao meio-dia, pela Premier League. Vamos abordar esses dois duelos no Terceiro Tempo de hoje.

Primeiro Tempo: Krasnodar

Chelsea, Sevilla, Krasnodar e Rennes são integrantes do Grupo E. (Chelsea FC / Website)

Chelsea, Sevilla, Krasnodar e Rennes são integrantes do Grupo E. (Chelsea FC / Website)

Na primeira rodada da UEFA Champions League, o Krasnodar mediu forças contra o Rennes e o empate em 1 a 1 prevaleceu entre as equipes. A partida foi realizada na França e o equatoriano Cristian Ramirez fez o gol da equipe russa. Safonov; Petrov, Sorokin e Chernov; Smolnikov, Olson, Vilhena e Ramirez; Utikin e Berg. Essa foi a escalação de Murad Musaev para o duelo contra o Rennes.

Por outro lado, o Krasnodar não obtém bons resultados no campeonato nacional. O último compromisso foi a derrota, em casa, contra o Spartak Moscou por 3 a 1. E aparentemente, o técnico do plantel russo decidiu dar rotatividade alo elenco. Cinco mudanças, em relação ao time da Champions League, foram realizadas. Por isso, entraram Martynovich, Gazinsky, Spertsyan, Suyemanoy e Ionov no revés contra o time da capital. Inclusive, Victor Moses, atleta do Chelsea, fez um dos gols do Spartak no jogo. O primeiro tento do nigeriano com a camisa do time moscovita.

Por fim, é válido dizer que o próximo rival do Chelsea enfrenta oscilações na disputa do campeonato russo. Atualmente, o Krasnodar é o oitavo colocado da competição com 18 pontos em 14 jogos. O Futbolniy Klub Krasnodar tem duas vitórias (Volvograd e Khimki), um empate (Sochi) e duas derrotas (Dínamo e Spartak Moscou) nos últimos cinco jogos da Primeira Liga da Rússia.

Um dos destaques do Krasnodar é o brasileiro naturalizado belga Wanderson. O atleta chegou ao time russo na temporada 2017/18, após se destacar no Red Bull Salzburg. Wanderson conquistou o campeonato nacional austríaco e a Copa da Áustria. Além disso, o futebolista passou pelo Getafe na Espanha e pelo Beerschot e Lierse, clubes de futebol da Bélgica.

Segundo Tempo: O Chelsea

Equipe de Londres mede forças contra o Krasnodar. Ou seja, o embate será o segundo jogo do Chelsea na Champions League 2020/21.

Equipe de Londres mede forças contra o Krasnodar. Ou seja, o embate será o segundo jogo do Chelsea na Champions League 2020/21. (Chelsea FC / Website)

A palavra da moda no Chelsea, após dois empates sem gols e consecutivos, é “equilíbrio”. Se a solidez defensiva do time foi elogiável contra Sevilla e Manchester United, a equipe precisa voltar com a sua produção ofensiva – e efetiva. Os dois jogos sem gols preocupam? Bom, pelo menos para Frank Lampard, a resposta é não.

Estou menos preocupado com a parte frontal do campo e com os jogadores que temos lá. É normal que demore algum tempo para que as conexões da equipe sejam formadas. Estamos no início da temporada e conheço as qualidades e as razões pelas quais trouxemos Timo [Werner] e Kai [Havertz] para o clube. Eu conheço as qualidades que temos lá e Hakim Ziyech parece estar perto de começar um jogo com a [atual situação da] preparação física. Estou muito feliz com os jogadores”, afirmou Lampard.

Entretanto, o time precisa voltar aos gols. Observo como positiva a tranquilidade do técnico ao plantel. O desejo de passar tranquilidade em relação ao atual momento e confiança no processo de desenvolvimento. Por outro lado, retornar aos registros de gols fará bem justamente para a sequência de evolução e do entrosamento das novas peças do time. É o melhor remédio nesse momento.

O rival na Champions League

O jogo contra o Krasnodar pode ser um embate propício para Werner, Havertz, Pulisic e o setor ofensivo como um todo. Os gols do Spartak, na última rodada da Premier League russa, foram originados pela extremidade do campo. Além disso, os atributos como velocidade no contragolpe e proximidade na área rival são fundamentais. Vale atenção com as jogadas aéreas do Krasnodar. No jogo passado do campeonato russo, Kaio Pantaleão aproveitou bola alçada na área e converteu de cabeça. Entretanto, o gol foi anulado após constatação de tranco faltoso pela arbitragem.

Terceiro Tempo; O Burnley

Burnley e Chelsea será no Turf Moor. Além disso, os Clarets vão atuar em dois compromissos consecutivos contra times de Londres.

Burnley e Chelsea será no Turf Moor. Além disso, os Clarets vão atuar em dois compromissos consecutivos contra times de Londres. (Getty Images)

Após o duelo contra o Krasnodar, o time de Stamford Bridge enfrentará o Burnley. O jogo está agendado para dia 31 de outubro (sábado), às 12h, no Turf Moor. Esse será o segundo confronto consecutivo dos Clarets contra equipes de Londres. Hoje (26 de outubro), o décimo oitavo colocado da Premier League enfrenta o Tottenham, em casa, às 17h (Brasília). Ou seja, duas partidas consecutivas, em casa, para o Burnley antes do plantel viajar para o litoral e enfrentar o Brighton & Hove Albion.

O Chelsea enfrentou dois times que estão na parte baixa da tabela e somou quatro dos seis pontos possíveis. Primeiramente, a vitória por 3 a 1 na rodada inaugural da Premier League, contra o Brighton. Posteriormente, o empate fora de casa contra o West Bromwich por 3 a 3. Até o momento, o Burnley somou um ponto em quatro jogos da competição nacional. Com a campanha de um empate e três derrotas, a equipe marcou três gols no campeonato e sofreu oito tentos. Atualmente, o pior ataque da competição ao lado do Sheffield United.

O rival da Premier League

Na temporada 2020/21, o Burnley disse adeus na Copa da Liga Inglesa após a derrota para o Manchester City por 3 a 0. Além disso, na Premier League, o Burnley perdeu para o Leicester por 4 a 2 e foi derrotado em casa frente ao Southampton por 1 a 0. Posteriormente, o Burnley perdeu por 3 a 1 contra o Newcastle, no St. James Park. Por fim, o primeiro ponto dos Clarets foi computado no The Hawthorns, contra o West Bromwich, em um empate sem gols.

Observações finais

A Premier League Cup Sub-17 inicia amanhã para o Chelsea. O primeiro confronto será contra o Reading, às 8h (horário de Brasília), em Cobham. O clube londrino está no Grupo C ao lado de Reading, Fulham e Southampton. A nova disputa vai substituir a PL Cup Sub-18, que foi realizada nos últimos anos. O novo torneio tem a finalidade de conceder mais experiência de jogos no sistema de grupos e eliminação aos atletas do Sub-16.

Vale ressaltar que os primeiros colocados de cada chave – são sete grupos – avançam para a próxima fase. Por fim, o melhor segundo colocado entre os grupos também garante classificação para a fase quartas de final da Premier League Cup Sub-17.

Os grupos da Premier League Cup Sub-17

Grupo A: Arsenal, Leicester, Norwich e Tottenham
Grupo B: Aston Villa, Derby County, West Bromwich e Wolverhampton
Grupo C: Chelsea, Fulham, Reading e Southampton
Grupo D: Blackburn Rovers, Manchester City, Sheffield United e Stoke City
Grupo E: Leeds, Middlesbrough, Newcastle e Sunderland
Grupo F: Burnley, Everton, Manchester United e Wigan
Grupo G: Brighton, Crystal Palace, Millwall e West Ham

Por fim, confira outros textos do Terceiro Tempo

João Vitor Marcondes

Taubateano e jornalista.