O West Ham mostrou o poder de sua categoria de base, e o Chelsea soube se aproveitar disso

Tradicional clube londrino, o West Ham não é conhecido pelos seus títulos. A equipe criada por trabalhadores, às margens do Rio Tâmisa, já venceu a segunda divisão nacional e também a Recopa europeia, mas nunca alcançou troféus de maior reconhecimento.

As grandes contribuições dos Hammers para o futebol começaram a surgir no final dos anos 90. Empurrados por torcedores fanáticos, mas sem grande reconhecimento dentro de campo, a equipe do leste de Londres começou a revelar jogadores que, anos depois, foram destaque no futebol internacional.

Nomes de muito sucesso, como Michael Carrick e os irmãos Rio e Anton Ferdinand, até atletas menos badalados, porém conhecidos, como Yossi Benayoun, foram lançados pelos Hammers ao futebol. Mas um clube em especial soube aproveitar os garotos do West Ham para construir sua história: exatamente, o Chelsea. Jogadores revelados ou com passagem pelo rival londrino acabaram desembarcando em Stamford Bridge, e lá fizeram história.

Joe Cole

Joe Cole se tornou um dos grandes jogadores dos Hammers (Foto: Getty Images)

Um dos grandes nomes do crescimento do Chelsea, Joe Cole foi revelado pelo West Ham. Nascido em Londres, o meia defendeu a base do clube por quatro anos, de 1994 a 1998. Após sua promoção à equipe profissional, foi ganhando seu espaço e se tornou jogador importante no clube, onde ficou até 2003. Em 150 jogos, marcou 13 gols.

Contratado pelo Chelsea, vestiu a camisa 10 por sete anos em Stamford Bridge e foi grande ídolo. Se manteve na equipe mesmo após a chegada do dinheiro de Roman Abramovich, e sempre foi exemplo de dedicação em campo. Acabou deixando os Blues em 2010, após o título da Premier League.

Três anos depois, os dois se reencontrariam. Joe Cole jogou a temporada 2013/14 pelo clube, e marcou cinco gols em 37 jogos. Seu único título pelos Hammers foi a Copa Intertoto da UEFA de 1999.

John Terry

Em 1995, Terry assinava seu primeiro contrato com o Chelsea, ainda nas categorias de base (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

O capitão e ídolo incontestado do Chelsea começou sua carreira nas categorias de base no West Ham, aos 11 anos.Nascido em Barking, subúrbio londirno, Terry jogou no West Ham de 1991 a 1995. Mesmo jogando pouco pelos Hammers, a passagem foi importante na projeção do atleta ao futebol, pois ali sua visibilidade começava a aumentar. Após chegar à base dos Blues, em 1995, Terry passou três anos entre os jovens da equipe até ser profissionalizado.

Frank Lampard

Lampard em ação pelo West Ham justamente contra o Chelsea (Foto: Getty Images)

Frank Lampard é o jogador de relações mais fortes com West Ham e Chelsea. Seu pai, Frank Lampard Sr., foi jogador dos Hammers nos anos 70 e levou o filho para o mesmo caminho. Ainda adolescente, Lampard chegou à base do clube, onde jogou por apenas um ano. Na sequência, foi profissionalizado e começou sua carreira na equipe.

Lampard enfrentou desconfiança de parte dos torcedores, que o acusavam de jogar apenas com o nome de seu pai. Em seis anos de clube, ele jogou 187 jogos e marcou 39 gols. Jogou com Joe Cole na Copa Intertoto da UEFA de 1999, e também se sagrou campeão naquele elenco.

Com o interesse de grandes equipes, Lampard assinou com o Chelsea em 2001. O resto é história.

 

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: Lucas Sanches

Eterno projeto de jornalista. Apaixonado por futebol e viúvo do Fernando Torres. Hazard é o melhor jogador do mundo. Twitter: sanches_07