Especial: Top 5 Treinadores do Chelsea na Premier League

Mourinho ficou com a primeira colocação (Foto: Getty Images)
Mourinho ficou com a primeira colocação (Foto: Getty Images)

Em toda sua história, o Chelsea teve treinadores que se destacaram. Muitos foram importantes e graças a seus trabalhos o time hoje é uma referência mundial.

Devido à importância dos comantes, a equipe do Chelsea Brasil elegeu os cinco mais importantes treinadores dos Blues após a nova era do Campeonato Inglês: a Premier League.

5 – Cláudio Ranieri (2000-2004)

Ranieri treinou o Chelsea de 2000 a 2004 (Foto: Sky Sports)
Ranieri treinou o Chelsea de 2000 a 2004 (Foto: Sky Sports)

Apesar de não ter ganho nenhum título com os Blues, o treinador italiano foi importante para o clube, pois em seus quatro anos à frente do time montou a base do time que ganharia quase tudo com José Mourinho.

Com a venda do clube para Roman Abramovich em 2003, Ranieri teve dinheiro para montar o time que desejava, mas mesmo antes dos milhões do russo chegarem a Stamford Bridge, a pedido do italiano, ótimos jogadores já haviam sido contratados.

Nomes como Frank Lampard, Joe Cole, Claude Makelele, Damien Duff, Eidur Gudjohnsen, Hernán Crespo, Juan Sebastian Verón e Adrian Mutu foram contratados sob sua supervisão. Embora alguns desses nomes não tenham vingado com a camisa dos Blues, outros foram determinantes para as futuras conquistas da equipe.

Outro jogador que ganhou muito espaço com Ranieri foi John Terry. Ainda muito jovem, o zagueiro inglês ganhou mais chances de jogo com o treinador italiano. Na temporada 2003-04, após o anúncio da saída de Gianfranco Zola do time, Ranieri entregou a faixa de capitão para o zagueiro, algo que se mantém até hoje.

Títulos:

4 – Carlo Ancelotti (2009-2011)

Com Ancelotti, o Chelsea ganhou o Double em 2010
Com Ancelotti, o Chelsea ganhou o Double em 2010

Outro treinador italiano que fez história nos Blues foi Carlo Ancelotti. Após sete temporadas vitoriosas com o Milan, Ancelotti chegou ao Chelsea com a missão de ganhar a Champions League. Bicampeão com o Milan, o técnico era o nome ideal para satisfazer o sonho de Abramovich.

Em sua primeira temporada em Stamford Bridge, Ancelotti montou uma equipe ofensiva com um trio de ataque fulminante com Florent Malouda, Nicolas Anelka e Didier Drogba, os quais fizeram história na Premier League, ajudando o time a marcar incríveis 103 gols, recorde da competição até hoje. Ao final, o time conquistou o Campeonato Inglês e a FA Cup, conseguindo outro feito histórico para o clube, faturando o primeiro Double da história dos Blues.

Após uma temporada fraca e sem títulos em 2010-2011 e não conseguindo satisfazer o desejo do dono clube, que era conquista da Champions League, Ancelotti saiu do clube após dois anos.

Títulos: Campeonato Inglês (2009-2010); FA Cup (2009-2010); Supercopa da Inglaterra (2009).

3 – Gianluca Vialli (1998-2000)

A frente dos Blues, Vialli ganhou muitos títulos  (Foto: Clive Brunskill/Getty Images)
A frente dos Blues, Vialli ganhou muitos títulos (Foto: Clive Brunskill/Getty Images)

Mais um treinador italiano que marcou história do Chelsea, Vialli chegou aos Blues como jogador em 1996, a pedido de Ruud Gullit, então jogador-treinador. O italiano rapidamente se adaptou ao futebol inglês e foi peça fundamental do time em várias conquistas do clube, como a FA Cup de 1997.

Após a saída de Gullit, em fevereiro de 1998, Vialli assumiu a função de jogador-treinador até o final da temporada, levando o time a se sagrar campeão da Copa da Liga Inglesa e da Recopa Europeia.

Na temporada seguinte Vialli continuou na função de jogador-treinador. Logo no início do ano, o Chelsea conquistou a Supercopa da UEFA, ganhando do Real Madrid por 1×0, título único até hoje na história dos Blues. Ao final dessa temporada, Vialli anunciou sua aposentadoria como jogador.

Efetivado como técnico, Vialli levou o time à disputa de UEFA Champions League na temporada 1999-2000, primeira vez do time no novo formato da competição. No fim, conquistou mais uma FA Cup para os Blues.

Títulos: Copa da Liga Inglesa (1997-1998); Recopa Europeia (1997-1998); Supercopa da UEFA (1998); FA Cup (1999-2000); Supercopa da Inglaterra (2000).*

*Títulos como treinador

2 – Roberto Di Matteo (2012)

Com Di Matteo, o Chelsea finalmente conquistaria a Europa
Com Di Matteo, o Chelsea finalmente conquistaria a Europa

Definitivamente esse nome estará para sempre na história do clube e nos corações dos torcedores dos Blues. Roberto Di Matteo jogou suas últimas seis temporadas como jogador no Chelsea. Marcou gols importantes e foi multi-campeão em Stamford Bridge. Mas sua glória maior foi como técnico.

Na temporada 2011-2012, André Villas-Boas foi anunciado como técnico do Chelsea. Di Matteo foi o seu auxiliar. Após diversos resultados negativos, AVB foi demitido e Di Matteo assumiu interinamente o comando técnico do time. Assim, rapidamente, o time subiu de produção e chegou ao seu ápice com a conquista histórica da UEFA Champions League em Munique, contra o time da casa. Ainda com o treinador italiano, o time conquistou a FA Cup daquela temporada.

Efetivado como treinador do time no início da temporada 2012-2013, Di Matteo viu o time amargar resultados ruins e após a queda na fase de grupos da Champions League, o italiano foi demitido.

No entanto, Di Matteo já estava com o seu nome marcado para sempre na história dos Blues. Com ele, Abramovich finalmente realizou seu sonho e colocou definitivamente o nome do clube como um dos maiores da Europa.

Títulos: UEFA Champions League (2011-2012); FA Cup (2011-2012) *

*Títulos como treinador

1 – José Mourinho (2004-2007; 2013-)

José Mourinho em sua chegada em 2004 (Foto> Mirror)
José Mourinho em sua chegada em 2004 (Foto: Mirror)

Para essa posição não existe dúvida. Treinador que mais conquistou títulos pelo Chelsea, Mourinho tem todas as credenciais possíveis para ser o maior da história dos Blues. O Special One foi contratado em 2004, após ganhar tudo com o Porto. Rapidamente, o português encantou a torcida azul e ganhou muitos títulos com o time.

Em sua primeira temporada, Mourinho levou o time à conquista da Copa da Liga Inglesa (primeiro título na “Era Abramovich”) e a da Premier League, após 50 da primeira conquista do time no Campeonato Inglês. Na temporada seguinte, ganhou novamente o inglês e na temporada 2006-2007 levou o time às conquistas da Copa da Liga e da FA Cup.

No inicio da temporada 2007-2008, Mourinho teve diversos atritos com Roman Abramovich, que levaram à demissão do português, em setembro de 2007. Mesmo longe de Stamford Bridge, o Special One sempre manifestou seu carinho com o time londrino, afirmando em entrevistas que um dia voltaria a treinar os Blues. E realmente isso aconteceu. Em julho de 2013, José Mourinho voltou a ser o treinador do Chelsea.

Após uma temporada de planejada reconstrução do time, que terminou sem títulos, Mourinho conquistou novamente a Premier League e Copa da Liga com os Blues na temporada 2014-2015, dez anos depois de começar fazer história em Stamford Bridge.

Títulos: Campeonato Inglês (2004-05, 2005-06, 2014-15); FA Cup (2006-07); Copa da Liga (2004-05, 2006-07, 2014-15); Supercopa da Inglaterra (2005).

Category: Conteúdos Especiais

Tags:

Article by: David Marques