Chelsea recebe o Nottingham Forest pela 3ª rodada da FA Cup

Neste fim de semana na Inglaterra, a Premier League dá lugar à FA Cup e o Chelsea vai a campo para, pela 3ª rodada da competição, enfrentar o simpático Nottingham Forest em Stamford Bridge. O jogo é neste sábado, às 13 horas (horário de Brasília), e não terá transmissão para o Brasil. Haverá acompanhamento de todos os lances, em tempo real, pelo Twitter ChelseaFC_PT.

Expectativa pela escalação de Hudson-Odoi como titular

Hudson-Odoi e Fàbregas estão escalados (Chelsea Twitter)

Como já é tradição na Inglaterra, o futebol não para nem durante as festas de fim de ano. Assim, na virada do ano os clubes vêm de uma verdadeira maratona de jogos, com poucos dias de intervalo entre eles. Dessa forma, é natural que Maurizio Sarri dê um descanso aos titulares neste jogo e rode o elenco. Willian, Pedro e Giroud estão vetados pelo departamento médico e não ficam nem no banco. Quem deve ser escalado como titular é Callum Hudson-Odoi, nossa estrelinha que todos querem ver brilhar com a camisa do Chelsea. Depois de fazer grandes apresentações nos jogos da pré-temporada, e encantar a torcida com belos dribles e jogadas de efeito, o jovem jogador inglês, campeão mundial sub-17 em 2017, tem sido muito pouco aproveitado por Sarri até agora. Mesmo jogando pouco e não recebendo oportunidades do treinador para mostrar seu futebol, o Chelsea acaba de receber e felizmente recusar uma proposta do Bayern de Munique de cerca de 30 milhões de libras pelo menino.

Forest sonha em eliminar o campeão pelo segundo ano seguido

O Forest vem de uma excelente vitória contra o Leeds, líder da Championship (Nottingham Forest Twitter)

 

O Nottingham Forest vem de uma boa vitória na Championship contra o Leeds por 4×2. Com o resultado, pulou para o sétimo lugar na competição e reacendeu a esperança de todos no clube de, ao fim da temporada, conseguir o tão sonhado retorno à Premier League. O trabalho do técnico Aitor Karanka estava ameaçado após derrotas seguidas para o Norwich e o Millwall, mas a boa vitória sobre o líder Leeds parece ter recolocado a casa em ordem. Rumores de que o grupo não estava fechado com o treinador foram devidamente rechaçados nesta semana e os Reds vão a Londres na esperança de eliminar o atual campeão da competição e, assim, repetir o feito da última temporada, quando eliminaram o campeão Arsenal. Mas Karanka tem problemas para escalar a equipe. Michael Hefele, Michael Dawson, Tobias Figueiredo e Lewis Grabban estão lesionados e não devem ser liberados para a partida. Para desespero do técnico espanhol, o goleiro Costel Pantilimon se queixou de dores na coluna nesta semana e também virou dúvida para a partida. Em contrapartida, o meia-direita Joe Lolley foi liberado e vai jogar.

Prováveis escalações

Chelsea (4-3-3): Caballero, Zappacosta, Christensen, Cahill e Emerson; Fàbregas, Kovacic e Barkley; Loftus-Cheek, Morata e Hudson-Odoi

Nottingham Forest (4-2-3-1): Pantilimon (Steele), Janko, Yacob, Fox e Robinson; Guedioura e Colback; Lolley, Osborn e Dias; Murphy

Entrevistas pré-jogo

Gianfranco Zola (o treinador adjunto do Chelsea substituiu Maurizio Sarri na tradicional coletiva de imprensa de pré-jogo)

Zola está confiante e quer ver Hudson-Odoi brilhar (Chelsea Twitter)

“Nós temos alguns problemas com lesões e com isso vamos dar espaço para alguns jovens jogadores. Há jogadores que jogaram cinco ou seis jogos num curto espaço de tempo, então será necessário fazer uma rotação no elenco.”

“Callum Hudson-Odoi voltou a treinar de forma completa com o grupo e ele deve jogar. Sei que o Bayern de Munique está muito interessado nele, mas nós também estamos. Ele pode ter um futuro brilhante aqui no Chelsea. Nós propusemos a ele um contrato por um bom tempo e estamos esperando a sua decisão. Eu sei que ele provavelmente não jogou tanto quanto ele queria, mas espero que ele entenda que há muita qualidade nos jogadores que estão à frente dele no elenco. Ele tem potencial para ser um jogador top, de alto nível, mas ele tem que manter a mente aberta para melhorar e continuar melhorando dia a dia.” 

Aitor Karanka

Karanka quer fazer história em Stamford Bridge (Nottingham Forest Twitter)

“Como podemos vencer o Chelsea? Sendo a equipe que somos, sendo organizados e consistentes. Nós vencemos o Newcastle, que também é um time da Premier League, nesta temporada, jogamos bem e fomos melhores do que eles. É certo que o Newcastle não é o Chelsea e que vamos jogar fora de casa dessa vez, mas estamos bastante motivados e se o adversário pensar que o jogo será fácil, talvez isso nos dê uma chance de fazer história em Stamford Bridge.”

“Se eu ainda fosse jogador, adoraria jogar esse tipo de jogo. Estou bastante confiante de que podemos competir em boas condições contra uma das melhores equipes da Premier League. O nosso último jogo contra o Leeds foi importante porque nos levou mais pra perto das posições do play-off e tornou mais fácil acreditar em nosso potencial. Tenho que continuar passando confiança aos nossos jogadores e aumentar-lhes a crença de que vamos conseguir nossos objetivos e fazer nossa torcida feliz.

Histórico recente

Chelsea 5×1 Nottingham Forest (League Cup 2017/2018)

Chelsea 3×0 Nottingham Forest (FA Cup  2006/2007)

Chelsea 2×0 Nottingham Forest (FA Cup 1999/2000)

Nottingham Forest 1×3 Chelsea (Premier League 1998/1999)

Chelsea 2×1 Nottingham Forest (Premier League 1998/1999)

Fique de olho

Daryl Murphy

Murphy é perigoso e deixou o dele na boa vitória dos Reds sobre o Leeds (Nottingham Forest Twitter)

O veterano canhoto irlandês de 35 anos foi contratado junto ao Newcatle em julho de 2017 e possui diversas passagens pela seleção da Irlanda. Nesta temporada, ele anda meio devagar e só marcou 3 gols em 14 partidas na Championship. No entanto, ele vem subindo de produção nos últimos jogos dos Reds e deixou o dele na boa vitória sobre o Leeds na última terça-feira. Olho nele!

Curiosidades

O Chelsea chegou à final das duas últimas edições da FA Cup. Em 2017/2018, vitória sobre o Manchester United por 1×0; em 2016/2017, derrota para o Arsenal por 2×1.

O Chelsea não é eliminado na terceira rodada da FA Cup desde 1997/1998, quando perdeu para o Manchester United por 5×3 em Stamford Bridge.

O Nottingham Forest eliminou os detentores do título da FA Cup em cinco das seis vezes em que os enfrentou, incluindo o Arsenal na temporada passada.

 

Joel Aranha