Chelsea estará novamente no Pote 1 do sorteio para a Champions League

(Foto: Chelsea FC)

Integrantes ainda não estão definidos (Foto: Chelsea FC)

O Chelsea terminou a Premier League em terceiro lugar, e com isso conquistou, pela 11ª vez seguida, uma vaga para a Champions League da próxima temporada. Como uma das oito equipes mais bem classificadas de acordo com o ranking da UEFA, os Blues estarão novamente no Pote 1 do sorteio que define os adversários da fase de grupos.

O Chelsea se junta ao rival Arsenal, que fará a Pré-Champions para a classificação final. O trio espanhol, Real Madrid (atual campeão), Barcelona e Atlético de Madrid também está garantido, assim como os seus vizinhos ibéricos Benfica e Porto. O vencedor de 2013, Bayern de Munique, conclui as oito melhores equipes que já se classificaram para a edição de 2014/15. Sexto e oitavo colocados em suas ligas nacionais, Manchester United e Valencia respectivamente, não irão competir com a elite da Europa desta vez.

O Pote 2 inclui uma série de rivais recentes. Os Blues enfrentaram o Schalke 04 e Basel na fase de grupos 2013/14, enquanto o Paris Saint-Germain foi eliminado pelo time londrino nas quartas-de-final. Os esforços para manter a orelhuda que foi conquistada em 2012 foram interrompidos pela Juventus e pelo Shakhtar Donetsk ambos na fase de grupos da temporada seguinte a conquista. Borussia Dortmund, Lyon e Zenit completam o grupo, com os últimos dois times, assim como Arsenal, tendo que fazer a fase eliminatória.

Manchester City e Liverpool provavelmente estarão no Pote 3, porém as regras da UEFA estipulam que duas equipes do mesmo país não podem se enfrentar até as quartas-de-final, por isso o Chelsea não enfrentará os dois times que terminaram acima na Premier League na última temporada, até então.

Já o Ajax representa um possível novo adversário – e com um estádio que trás boas lembranças aos torcedores azuis da vitória sobre o Benfica e a conquista do título da Europa League na penúltima temporada – assim como o Sporting de Lisboa que quebrou recentemente o domínio do Benfica e Porto em Portugal terminando em segundo lugar na tabela. O Chelsea também já jogou contra o Bayer Leverkusen e Napoli (agora gerido por Rafa Benítez) na rota para o triunfo de 2012, enquanto o Olympiakos foi eliminado pelo time em 2008, quando chegou à final.

Com Fenerbache ainda proibido de entrar em competições europeias, o Galatasaray é o único representante da Turquia na fase de grupos e entra no Pote 4. Athletic Bilbao terminou em quarto lugar na Espanha, enquanto Lille ficou em terceiro lugar na França – ambos os lados terão que passar pela fase de classificação, como o campeão FC Copenhagen e o vencedor austríaco Salzburg. Mônaco, Roma e Anderlecht são adversários conhecidos da Champions League e estão na próxima edição. Roma, em particular, pode fornecer uma ameaça muito perigosa, fechando o quarto pote. Steaua Bucareste, APOEL Nicosia, Celtic, Besiktas e BATE Borisov também podem entrar.

Nota-se que esta lista é apenas provisória, e conta com equipes que precisam vencer eliminatórias ou ter um bom índice no ranking antes que possam garantir seu lugar para o sorteio da UEFA. Equipes podem ser eliminadas e substituídas por outras com baixo índice no ranking.

O sorteio para a fase de grupos é no dia 28 de agosto, com a primeira rodada dos jogos acontecendo nos dias 16 e 17 de setembro. A final será no Estádio Olímpico de Berlim, no dia 6 de junho.

Julia Lourenço