Arsenal e Chelsea fazem dérbi londrino na final da FA Cup

O Wembley recebe mais uma vez a decisão da competição neste sábado (1/8)

Arsenal e Chelsea medem forças no Wembley, neste sábado (1º), para ver quem fica com o troféu da FA Cup desta temporada. Os dois times terminaram a sua participação na liga nacional no último final de semana e enxergam na copa doméstica a única oportunidade de título da temporada. Os times entram em campo a partir das 13h30, horário de Brasília. O jogo só terá transmissão pelo DAZN. Mas você também pode acompanhar o jogo pela conta @chelsbrasil, no Twitter.

Leia mais: Chelsea Brasil realiza Live para reagir à final da FA Cup

Os Blues na competição vêm de vitória importante contra o Manchester United por 3-1, nas semifinais. Além disso, os adversários anteriores dos Blues foram o Liverpool, Leicester, Hull City e Nottingham Forest. Na liga nacional, os comandados de Frank Lampard garantiram o quarto lugar e a classificação para a próxima Champions League.

assistencia para giroud

Giroud balançou as redes nos últimos seis jogos como titular (Foto: Getty)

Já os Gunners enfrentaram o outro time de Manchester e também saíram vitoriosos pelas semifinais. Além disso, o Arsenal ainda triunfou sobre Sheffield United, Portsmouth, Bournemouth e Leeds. No campeonato inglês, sob o comando de Mikel Arteta, o time ficou na oitava posição e busca, além do título, a vaga direta para a Europa League.

Histórico de confrontos

No geral, os times se enfrentam pela 201ª vez, mais do que qualquer outro adversário do Chelsea. Já pela FA Cup, é a a 15ª vez que se enfrentam. Além disso, juntos venceram 12 das últimas 20 decisões da FA Cup – seis triunfos para cada lado. O domínio dos times da capital é tanto que os rivais londrinos se enfrentam pela terceira vez em quatro temporadas em finais de copas domésticas.

hazard

Hazard foi um dos destaques na final da Europa League contra os Gunners (Foto: AFP)

Entretanto, os Gunners têm vantagem com nove vitórias contra cinco dos Blues. O último sucesso para os azuis foi na semifinal de 2009, que também foi o único nos últimos nove encontros pela copa desde 1947. Apesar disso, o Chelsea está invicto nos últimos três jogos contra o Arsenal.

O último encontro dos clubes pela competição aconteceu em maio de 2017, também na final. Contudo, os Blues acabaram derrotados por 2-1, com gols de Sanchez e Ramsey. Diego Costa ainda marcou para o Chelsea e o jogo teve Moses expulso.

Os Blues até agora

O Chelsea é o clube mais bem-sucedido na FA Cup no século XXI. Assim, o histórico dos Blues confirma nove finais com seis títulos. Além disso, o clube disputa a terceira final da Copa da Inglaterra nas últimas quatro temporadas. Desde a derrota para o United em 1994, os londrinos venceram sete de nove finais. Todavia, ambas as derrotas aconteceram para os Gunners, em 2002 e 2017.

Pulisic foi um dos nome sdo chelsea

Pulisic é um dos nomes do campeonato (Foto: Getty)

O histórico dos Blues com Lampard ao seu lado é positivo. Das cinco decisões disputadas por ele como jogador, foi campeão em quatro. Além disso, ele busca ser o primeiro treinador inglês a ser campeão de um grande título pelo Chelsea desde Dave Sexton, em 1971.

O adversário

Os Gunners são o maior campeão da história do torneio. Assim, foram vitoriosos em 13 das 21 vezes que chegaram à decisão. Além disso, o Arsenal venceu suas seis últimas finais de FA Cup, incluindo duas contra os Blues. Portanto, somente o Tottenham entre 1901 e 1982, com sete, teve mais aparições consecutivas no jogo final da competição.

gunners atropelam city

O Arsenal venceu com autoridade o Manchester City na semifinal (Foto: Getty)

O time está invicto em finais da Copa da Inglaterra desde 2001, quando perdeu para o Liverpool. Entretanto, no Wembley, o lado não perde há 40 anos, quando foi derrotado pelo West Ham. Além disso, Arteta está para se tornar o segundo a participar de uma final de FA Cup pelo Arsenal como treinador e jogador. Mas, ele pode se tornar o primeiro a vencer uma decisão como capitão e técnico.

Prováveis escalações

O Chelsea deve ter o retorno de Willian, que está recuperado de pequena lesão. Mas Kanté ainda deve ficar de fora da partida. Além dele, Loftus-Cheek teve um pequeno problema e também deve ser desfalque. Portanto, o provável time será: Caballero; Azpilicueta, Zouma, Rudiger; James, Jorginho, Kovacic, Alonso; Mount, Pulisic e GIroud.

Já o Arsenal deve manter a base das últimas partidas da temporada, mas com a entrada de Holding no lugar do lesionado Mustafi. O arqueiro Martinez ainda joga no lugar de Leno e Maitland-Niles deve ter mais uma chance na ala esquerda. Portanto, o provável time será: Martinez; Holding, Luiz, Tierney; Bellerin, Ceballos, Xhaka, Maitland Niles; Pepe, Aubameyang e Lacazette.

Fique de olho

Pierre-Emerick Aubameyang é o jogador mais perigoso de Arteta na temporada. O gabonês, apesar de estar em fim de contrato, é o artilheiro do time no ano com 27 gols em 43 partidas. Além disso, o atual capitão foi o vice-goleador máximo da Premier League e já anotou dois gols na FA Cup. O jogador de 31 anos é responsável direto por 44% dos tentos dos Gunners.

auba

Aubameyang é o destaque do Arsenal na temporada (Foto: Getty)

Curiosidades

– Esta será a primeira final de FA Cup treinada por dois ex-jogadores dos clubes que comandam desde 2012 com Roberto Di Matteo e Kenny Dalglish.

– Este jogo marca o de número 26 do Chelsea no novo Wembley.

– O pai de Frank Lampard jogava pelo West Ham que derrotou o Arsenal na última derrota em final no Wembley.

Informações da partida

Data: 1º de agosto de 2020

Horário: 13h30 (Horário de Brasília)

Competição: Final da FA Cup

Local: Wembley – Londres, Inglaterra

Árbitro: Anthony Taylor / Stuart Attwell (VAR)

Lucas Jensen

Jornalista que ainda acredita que o futebol pode ser apreciado sem torcer (mas não se segura e torce mesmo assim). Fã de tática e do jogo reativo, se deleita nos contra-ataques e toques 'de primeira'. Amante racional da Premier League e nostálgico do Calcio, seus hobbies incluem teorias mirabolantes e soluções inusitadas.