Há dez anos, Chelsea vencia a Premier League pela primeira vez com Mourinho

Chelsea quebrou recordes na conquista da Premier League (Foto: Premier League)

Chelsea quebrou recordes na conquista da Premier League (Foto: Premier League)

Faz, hoje (30/ 04), 10 anos que o Chelsea conquistou a Premier League no estádio do Bolton, graças a dois gols de Frank Lampard, na temporada 2004/2005, com José Mourinho ao comando. A provável repetição da história, 10 anos depois, está agendada para este domingo, e, assim, vale a pena recordar aquela que foi uma época memorável para os Blues e um dos maiores feitos na carreira de Mourinho.

Tudo começou no dia 2 de Julho de 2004, com a apresentação de Mourinho como o líder do projeto que seria vencedor. A famosíssima apresentação correu o mundo e criou um impacto que seria apenas o início de muitos impactos positivos que o “special one” causaria ao clube de Londres, mas Abramovich não se contentou por ter um treinador especial, queria também uma equipe especial. Chegaram Drogba, Cech, Robben e outro. Jogadores de classe mundial e determinantes para o título que fez sorrir tantos torcedores.

Foi uma temporada memorável, que começou logo no primeiro jogo, em Stamford Bridge, com uma vitória por 1-0 contra o Manchester United. Um jogo sem sofrer gols, que seria a imagem de marca do Chelsea daquele temporada, pois, dos 38 jogos, 24 acabaram sem um gol sofrido por parte do Chelsea. E ao conceder apenas 15 gols na época, o Chelsea assegurou um recorde que se mantém até hoje como o de menor número de tentos sofridos numa temporada.

O Chelsea só perdeu um jogo, fora, contra o Manchester City, em Outubro, mas respondeu bem para estar a frente do Arsenal em Novembro, e, apesar de ter empatado na casa do rival londrino, respondeu em seguida com 8 vitórias seguidas, uma delas muito difícil em Blackburn, onde um gol de Arjen Robben e uma defesa a um penalti realizada por Petr Cech deram a esperança necessária de que o Chelsea podia, de fato, vencer o título 50 anos depois.

Makélélé e Lampard, pilares do meio de campo do Chelsea (Foto: Alex Livesey/Getty Images)

Makélélé e Lampard, foram pilares do meio de campo do Chelsea nesse ano (Foto: Alex Livesey/Getty Images)

No meio de tudo isso, houve ainda a conquista da Carling Cup, agora Capital One Cup, contra o Liverpool, na final em Cardiff.

Pouco faltava para o título e, apesar de empates com Arsenal e Everton, o Chelsea foi a Bolton onde selou a conquista do título. Lampard foi o artilheiro da equipe na liga, com 13 gols e o Chelsea estabeleceu o recorde de 95 pontos conquistados, ainda para ser batido.

Partida épica em Stamford Bridge terminou com festa azul (Getty Images)

Mourinho conquistou a primeira liga com o Chelsea (Getty Images)

Dados sobre a campanha vitoriosa de 2004/2005:

Gols Marcados: 72 (Segundo melhor ataque).

Gols Sofridos: 15 (Melhor defesa).

Diferença de gols: +57 (Maior da época).

Resultados: 29 V; 8 E; 1 D.

Artilheiro da equipe: Frank Lampard, 13 gols.

Jogador do Ano na Inglaterra: John Terry.

Escalação normal do Chelsea:

Goleiro:Petr Cech

Defensores:Paulo Ferreira; Ricardo Carvalho; John Terry; William Gallas.

Meias:Claude Makelele; Frank Lampard; Eidur Gudjohnsen; Arjen Robben; Damien Duff.

Atacantes:Didier Drogba.

Francisco Moita