Ex-Chelsea, Makélélé deve assumir o comando do Bastia

Ex-Chelsea, Makélélé foi um marcador implacável (Foto: Getty Images)

Ex-Chelsea, Makélélé foi um marcador implacável (Foto: Getty Images)

Claude Makélélé, ex-volante do Chelsea e atual assistente técnico do Paris Saint-Germain, está perto de se tornar treinador, assumindo o Bastia, na Ligue 1.

Como jogador, Makélélé teve uma carreira ilustre, tendo atuado por clubes como Real Madrid, Chelsea e PSG, onde encerrou sua carreira e passou a trabalhar como assistente. O clube parisiense teria oferecido ao ex-jogador uma extensão de dois anos em seu contrato, mas, conforme o periódico L’Equipe, a proposta não foi aceita, em decorrência da vontade do jogador de tornar-se, definitivamente, treinador.

Aceitando a proposta, o francês se juntará a seu ex-companheiro de Seleção Francesa, Willy Sagnol, ex-Bayern de Munique, que, no Bordeaux, também assumirá seu primeiro trabalho como treinador.

Aos 41 anos, Makélélé é lembrado por ter feito parte, integralmente, da primeira e bem sucedida passagem de José Mourinho pelo Chelsea. Seu status cult lhe rendeu um nome de posição, a “função Makélélé”. Contratado em 2003, junto ao Real Madrid, o francês foi crucial no 4-3-3 de Mourinho, permitindo os avanços de jogadores como Frank Lampard.

Enquanto o PSG, comandado por Laurent Blanc e assistido por Makélélé, conquistou a Copa da Liga e o Campeonato Francês, o Bastia, de forma surpreendente, conseguiu terminar o campeonato na 10ª posição.

As notícias que circulam sugerem que o clube da Córsega entrou em contato com o ex-volante há uma semana, na busca de um substituto para Frederic Hantz, que deixou o clube ao final da temporada.

Wladimir de Castro Rodrigues Dias

Advogado graduado pela PUC Minas, mestrando em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho), 24 anos. A preferência é o futebol bretão, mas me interesso pelo esférico rolado em qualquer terra. Desde a infância, tenho no atacante Marques e no argentino Pablo Aimar referências; o melhor jogador que vi jogar foi o lúdico Ronaldinho Gaúcho, na temporada 2004/05. Também no O Futebólogo, no Doentes por Futebol e na Corner.