Chelsea recebe premiação recorde por campanha do título da Premier League; valor chega a quase 100 milhões de libras

Chelsea conquistou dois títulos na temporada (Fonte: Getty Images)

Chelsea conquistou dois títulos na temporada, a Premier League e a Copa da Liga

O Chelsea quebrou mais um recorde na temporada 2014/2015, que consagrou o clube como campeão da Premier League após cinco anos: os valores recebidos da Premier League como prêmio pela temporada. Em uma combinação de direitos televisivos e prêmios por desempenho nesta temporada, os Blues receberam algo próximo dos 100 milhões de libras.

Apenas dois meses depois de os comandados de José Mourinho levantarem a Capital One Cup em Wembley, os Blues foram coroados campeões da Premier League, ainda três rodadas antes do final da competição. Com a liderança e o título, o Chelsea bateu o recorde de clube que passou o maior número de rodadas na liderança da competição em uma única edição.

Esta consistência no topo da tabela e as constantes caças dos adversários aos Blues, fizeram com que o Chelsea tivesse mais jogos transmitidos ao vivo pela televisão britânica do que se imaginava no início da temporada, o que fez com que o clube recebesse um valor ainda maior de direitos televisivos .

A soma exata recebida pelo Chelsea foi de £98.999.554, sendo que exatos £24,9 milhões foram pela conquista da taça nacional. Outros £19.980.000 foram pelo número de jogos transmitidos ao vivo pela televisão local, além do valor fixo da cota de TV que todo clube recebe, cerca de £22 milhões. Outros £27,8 milhões se deram pelos direitos concedidos pela liga para jogos internacionais, além de £4.400.000 recebidos dos patrocinadores da Premier League.

O Manchester City, que terminou em segundo lugar na tabela, recebeu £98,5 milhões. Contudo, houve uma surpresa na divulgação dos valores, que foi o fato de que o Manchester United, apesar de quarto na tabela de classificação (£96.8 milhões), ter ganho mais do que o terceiro colocado Arsenal (£96.5m).

Se comparados aos valores praticados pela CBF e as cotas de televisão no Brasil, que distância os valores de clube para clube, a Premier League paga, ao final de cada temporada, quantias relativamente mais equilibradas e justas. O último colocado, por exemplo, rebaixado a Championship, portanto, recebeu algo próximo dos 65 milhões de libras. O décimo colocado, que ficou no exato meio da tabela, recebeu cerca de 78 milhões.

Veja abaixo os valores recebidos por cada clube. A tabela está em inglês e foi publicada originalmente pelo Daily Mail:

Valores recebidos por cada clube na Premier League (Imagem: Daily Mail)

Valores recebidos por cada clube na Premier League (Imagem: Daily Mail)

Márcio Canedo