Blog: Onde está o Chelsea no ranking de times ingleses no twitter ao redor do mundo?

Azul: Chelsea; Amarelo: Arsenal (por motivos óbvios); Vermelho: Manchester United; Verde: Liverpool
Azul – Chelsea; Amarelo – Arsenal (por motivos óbvios); Vermelho – Manchester United; Verde – Liverpool (Imagem: SkySports)

Como mostramos em uma matéria feita aqui no site, sobre o impacto da final da Copa da Liga entre Chelsea e Tottenham no twitter, o Chelsea tem grande força nas redes sociais fora do Reino Unido. Na verdade, pode-se dizer que os Blues são dos times com maior e mais crescente popularidade ao redor do mundo, principalmente nas Américas, como mostra um novo levantamento feito pelo twitter e divulgado pela SkySports britânica.

Dentro do Reino Unido, o Liverpool é o time com maior popularidade na rede social. Mas, fora da terra da rainha, as coisas começam a ficar mais dividias. O twitter, que tem 500 milhões de usuários, revelou algumas estatísticas fascinantes, que demonstram a amplitude das marcas dos clubes ingleses ao redor do globo. E nós podemos ver, nestes números, o quanto o Chelsea tem crescido e se espalhado.

Os Blues, que hoje estão no topo tabela da Premier League, tem mostrado um grande número de seguidores na América do Sul, talvez ajudado pelos brasileiros Ramires, Willian e Oscar, no elenco atual, e por outros representantes canarinhos como Alex, David Luiz e Belletti. Mais recentemente, o Chelsea passou também a contar com a presença de Juan Cuadrado, que, por ser um dos principais craques colombianos da atualidade, pode ajudar o clube a ganhar ainda mais popularidade nos países latinos.

Chelsea domina a América do Sul, como se vê (Imagem: SkySports)
Chelsea domina a América do Sul, como se vê (Imagem: SkySports)

O Uruguai de Luis Suárez tem o Liverpool dominando os seguidores de lá, por motivos óbvios. Já na America Central e do Norte, vemos um certo equilíbrio, com o Chelsea dominando o México e seus vizinhos. Já nos Estados Unidos, o Arsenal leva vantagem, mas os Blues também tem um número considerável de representantes (talvez uma pré-temporada por lá ajude nestes números). Manchester United também tem um bom público na “América”.

A mesma lógica de popularidade no Brasil aplica-se a Espanha e Portugal, onde os azuis tem supremacia sobre todos os outros times da Premier League, com 25,14 por cento dos seguidores de times ingleses. César Azpilicueta, Cesc Fàbregas e Diego Costa são apenas três das estrelas espanholas da história dos Blues, que ajudam o clube a ter sua marca em forte posição na região. Em Portugal, o apelo pelo Chelsea é obvio, já que a última década trouxe grandes ídolos lusitanos à Stamford Bridge. José Mourinho é o personagem mais icônico desta relação, mas Paulo Ferreira, Henrique Hilário, Deco, Tiago e Ricardo Quaresma também contribuem para a popularidade dos Blues na “terrinha”.

Vemos uma Europa dividida entre Chelsea e Arsenal (Imagem: SkySports)
Vemos uma Europa dividida entre Chelsea e Arsenal (Imagem: SkySports)

O Chelsea também domina o número de seguidores na Itália e em grande parte dos países do sul da Europa, mostrando que os Blues tem tido bom impacto no velho continente, o que pode ser interessante em termos econômicos e até ajudar a valorizar os jogos fora de casa por competições continentais, quem sabe. No leste europeu, o Chelsea domina, com certa vantagem, mas curiosamente, na Rússia, a popularidade dos Blues é dividida, principalmente com o Arsenal.

Na África, a Costa do Marfim, país da estrela Didier Drogba puxa 35,5 por cento dos seguidores para o Chelsea, apesar do país também ter tido, historicamente, representantes no Arsenal e atualmente em Liverpool e Manchester City, com os irmãos Toure. Já a Ásia é um continente praticamente dividido entre Manchester United e Arsenal, apesar de os Blues terem representação forte principalmente na Ásia ocidental e na região das penínsulas, como a Malásia, onde o Chelsea disputou a pré-temporada de 2013/2014.

Falando em termos de impacto da marca Chelsea no Brasil, não nos surpreende, falando enquanto colaborador do site e torcedor do clube, que o time londrino seja dominante em terras brasileiras. É possível ver claramente nas redes sociais a força dos blues espalhados pelo país. Talvez seja interessante, inclusive, para nós fanáticos pelo Chelsea, que lá na Inglaterra estes dados sejam divulgados: quem sabe o clube não vira suas atenções mais para nós, afinal, nossa audiência para eles, como mostram os dados divulgados pelo twitter, é imensa.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Márcio Canedo