Um reserva para Courtois

Depois da maravilhosa notícia do nosso colunista Túlio Henrique, sobre Thibaut Courtois (Provável renovação de Courtois é um alívio para o Chelsea), precisaremos, também, pensar em um reserva imediato.

Atualmente o Chelsea possui três goleiros, além de Courtois, a saber:

  • Thibat Courtois, Belga, 25 anos.
  • Willy Caballero, Argentino, 36 anos
  • Eduardo, Português, 35 anos.
  • Matej Delac, Croata, 25 anos.
  • Jamal Blackman, Inglês, 24 anos.

 

PL - Premier League, UCL - UEFA Champions League, EFL - Copa da Liga, FA - Copa da Inglaterra, CS - Community Shield - (Foto Montagem Dalton Gerth)
PL – Premier League, UCL – UEFA Champions League, EFL – Copa da Liga, FA – Copa da Inglaterra, CS – Community Shield – (Foto Montagem Dalton Gerth)

Thibat Courtois é, sem dúvida, um dos maiores goleiros do mundo.  No Chelsea desde Julho/11, adquirido do KRC Genk da Bélgica por £8 milhões, passou por duas temporadas no Atlético de Madrid (que pagou mais de 1 milhão de libras pelo seu empréstimo), e, quando voltou, forçou a ida da lenda Petr Cech para o Arsenal.  Atualmente recebe £120.000 semanais, e está com mais 1 ano e meio de contrato (vencimento em Julho de 2019).

Provavelmente, ao renová-lo, receberá algo em torno de £ 200.000 semanais. Disputou 137 partidas pelo Chelsea, não sendo vazado em 63 delas (mais de 45%). Isso significa que, a cada 20 partidas que o Belga é titular, o Chelsea não toma gols em nove.

EFL - Copa da Liga, FA - Copa da Inglaterra (Foto Montagem Dalton Gerth)
EFL – Copa da Liga, FA – Copa da Inglaterra (Foto Montagem Dalton Gerth)

Willy Caballero, veio sem custos do Manchester City. Com contrato vencendo no final de junho de 2018, recebe  £ 40.000 semanais. Só veio para o Chelsea devido a venda de Asmir Begovic para o Bournemouth por £ 10.35 milhões.

Já disputou quatro partidas com o Chelsea (3 pela EFL Cup e 1 pela FA Cup), tendo levado três gols: 1 do Nottingham Forest, 1 do Everton e 1 do Bournemouth, todos pela EFL Cup.

Eduardo, Goleiro do Chelsea: Getty Images
Eduardo, goleiro do Chelsea

Eduardo está no Chelsea desde a temporada 16/17 e veio do Dinamo Zagreb por uma taxa não declarada. Na temporada 2016/2017 ficou duas vezes no banco pela Premier League (derrota de 2×0 para o Manchester United e vitória de 4×3 contra o Wattford. Continuou mais três vezes no banco pela FA Cup (vitória de 4×1 contra o Peterborough, vitória de 4×0 contra o Brentford e vitória de 2×0 contra o Wolves).

Para encerrar, ficou mais uma vez no banco na derrota pela EFL Cup contra o West Ham). Como Cabellero, tem contrato até Junho de 2018, e recebe £ 10.000 semanais.

Matej Delac - Chelsea F.C. Images
Matej Delac (Foto: Chelsea F.C)

Matej Delac, de 25 anos, está no Chelsea desde 2010/2011, adquirido por  £ 2.70 milhões do Inter Zapresic da Croácia.  Desde esta época, já foi emprestado para as seguintes equipes: Vitesse Arnhem (Holanda), C. Budejovice (República Checa), Vitória Guimarães (Portugal), NK Inter Zapresic (Croácia), FK Vojvodina (Sérvia), FK Sarajevo (Bosnia-Herzegovina), Athlétic Club Arlésien (França), FK Sarajevo (Bosnia-Herzegovina) e Royal Excel Mouscron (Bélgica).

Atualmente, encontra-se no Chelsea, como 4o. goleiro. Também tem o seu contrato com término em Junho de 2018. Nunca disputou nenhuma partida (ou ficou no banco) pelo Chelsea.

Jamal Blackman - Chelsea F.C. Images
Jamal Blackman (Foto: Chelsea F.C)

E, por fim, Jamal Blackman. Cria do Chelsea, também já foi emprestado para diversas equipes (Sheffield United, Wycombe Wanderers, Östersunds FK da Suécia e Middlesbrough FC). Atualmente está no Sheffield United. Foi titular até o início de Dezembro, quando foi para o banco de Simon Moore. Porém, por mais incrível que possa parecer, Jamal já ficou no banco de reservas do Chelsea em quatro ocasiões, todas pela EFL Cup.

Na temporada 2012/2013, contra as equipes  do Swindow Town (vitória de 2×0), Arsenal (vitória de 2×0) e Sunderland (derrota por 2×1 na prorrogação) e na temporada 2014/2015, contra o Warsall FC (vitória por 4×1).

#GOBlues!!!!

As palavras neste texto condizem com a opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Category: Opinião

Tags:

Article by: Dalton Gerth