Um hino conhecido mundialmente

Tentando ser imparcial, é inegável o quanto hino do Chelsea “Blue is the color” é bonito, bem feito, e porque não dizer, contagiante. Embora o clube tenha sido fundado no longínquo ano de 1905, porém, foi somente em 1972 que a canção tornou-se “oficial“.  Mas a questão principal é que nosso canto foi adotado por inúmeras equipes do mundo, tornando-o “um hino conhecido mundialmente“.

Período antes de 1972

Antes deste período, o Chelsea não possuía um hino oficial, mas sim vários tipos de cantos que eram entoados pelos torcedores.  Boa parte dessas canções eram mais voltados a cultura de ódio a outras equipes do que um hino em si. A verdade é que o ódio entre equipes rivais, que deu origem aos hooligans, tenha surgido na Irlanda seu auge aconteceu na própria Inglaterra.

Final da Copa da Liga Inglesa de 1972

A final da Copa da Liga Inglesa foi realizada no dia 4 de Março de 1972, no Wembley Stadium. A partida foi disputada pelas equipes do Stoke City e do Chelsea, com vitória dos Potters por 2 a 1. Para esse jogo, foi criado especialmente um jingle para a equipe dos Blues.  Veja abaixo uma raridade, o vídeo original do canto, gravado no em 72.

Na época, o jingle fez um sucesso estrondoso. Acabou ocupando a 22º nas paradas do Reino Unido. Foi quando ocorreu que quase não vimos no dia-a-dia. O hino começou a ser adotado por várias outras equipes ao redor do mundo.

Saskatchewan Roughriders

Você, provavelmente, nunca deve ter ouvido falar no Saskatchewan Roughriders. É um equipe de futebol americano do Canadá. Foi um dos primeiros times a adotar o jingle dos Blues. Como a cor principal da equipe é verde, porém, eles alteraram a frase onde diz que “Blue is the color” para “Green is the color“, e, ao invés de dizer “Cause Chelsea, Chelsea is our name” passaram a cantas “Saskatchewan Roughriders is our name”.  Sim, concordemos que não é tão fácil falar e tentar encaixar na música, mas eles conseguiram.  Veja o vídeo abaixo com legenda.

Vancouver Whitecaps

Mais uma equipe de futebol, só que desta vez, do chamado soccer no inglês americano.  Copiando a ideia original dos Blues, e do Saskatchewan Roughriders, eles também adotaram o jingle do Chelsea, alterando o blue para white. Veja abaixo:

Helsingin Jalkapalloklubi

Saímos da América e vamos até a Europa, mais precisamente para Finlândia.  Lá está sediado o HJK Helsinki, uma das equipes mais tradicionais do país. Um fato importante sobre o clube foi ter participado da fase de grupos da Champions League de 1997/98. Também adotou o mesmo jingle do Chelsea, fazendo pequenas alterações na letra.  Veja abaixo:

Montedio Yamagata

E não é que até no Japão uma equipe de futebol profissional também adotou o jingle? Infelizmente não existem videos legendados mas, ao ouvir a música, é fácil saber que trata-se da famosa “Blue is the Color”.

República Checa

Digno de nota, conheçam František Ringo Čech – sim, talvez seja um parente distante de nosso imortal goleiro Petr Cech- que teve a brilhante ideia de utilizar o mesmo jingle, fazendo pequenas alterações para transforma-lo num tipo de canção oficial da seleção da República Checa.

Como o idioma tcheco tornava difícil a tarefa de fazer caberem as palavras no ritmo, a letra foi totalmente alterada. Quando se ouve “blue is the color, footbal is the game“, por exemplo, Čech alterou para “Zelená je tráva, futbal to je hra“, ou “verde é a grama, futebol é um jogo”.

E você torcedor Blues, sabia que o nosso hino era conhecido no mundo todo?

#GoBlues

As palavras neste texto condizem com a opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

A gente sabe que você também tem o sangue azul. Apoie o Chelsea Brasil e ajude a escrever a nossa história! Link direto para a campanha: https://goo.gl/6AAUzD.

Apoia-se Chelsea Brasil

Dalton Gerth

Torcedor do Chelsea desde a época em que Vialli era técnico E jogador, advogado e estudante de licenciatura em Matemática.