Torres-signs-Chelsea

Opinião: Últimos dias da janela de transferências, que os jogos comecem!

Quando o Big Ben apontar 23:59 da próxima quarta-feira (31), faltará apenas um minuto para o fechamento da janela de transferências do futebol europeu, onde os principais mercados não poderão mais fazer negociações envolvendo atletas até Janeiro. Na maioria das grandes ligas europeias, seus campeonatos nacionais já começaram. A Premier League já chegará em sua quarta rodada após a pausa para a Data Fifa. Muitos times já deveriam estar com seus elencos completos e prontos para a temporada que está por vir. Deveriam.

Uma equipe pode ter um planejamento para a temporada, as coisas dão errado no início e para onde os clubes procuram uma solução? No mercado. Não vejo esse como o caso do Chelsea esse ano, mas ano passado esse roteiro foi assistido por todos nós e o final todos sabemos. E nessa reta final de janela de transferência que ocorrem os maiores perigos para um clube de futebol: contratação apressada, dinheiro mal gasto, jogador de nível questionado.

Leia Mais: Para Conte, bons resultados no início trazem confiança para o resto do ano

As vezes um grande jogador pode sair do clube no último dia por capricho de um dos envolvidos (sempre bom lembrar o caso De Gea – Real Madrid), mas as principais contratações das equipes acontecem, e precisam acontecer na pré-temporada.

Com apenas três reforços após uma temporada ruim, apesar de estar invicto sob o comando de Antonio Conte, o Chelsea vem tendo seu nome ligado com vários jogadores desde a abertura da janela e nessa reta final não seria diferente. Segundo a imprensa britânica, os Blues tem quatro nomes no radar: Marcelo Brozovic, Marcos Alonso e James Rodriguez, além de um zagueiro.

Segundo imprensa, Brozovic estaria muito próximo do Chelsea (Foto: Getty Images)
Segundo imprensa, Brozovic estaria muito próximo do Chelsea (Foto: Getty Images)

Segundo o Daily Mail, a contratação do croata Brozovic já é certa. Após a chegada de João Mario à Internazionale – outro jogador que já foi especulado em Stamford Bridge – abriu caminho para a saída do meio-campista. O acordo giraria em torno de £25 milhões. A contratação de Brozovic seria um pedido de Antonio Conte, que gostaria de adicionar mais agressividade e energia ao seu meio de campo. A Juventus também estaria interessada no jogador, mas sair da Itália pareceu mais vantajoso para o atleta.

Ainda no futebol italiano, o Chelsea estaria disposto a pagar £23 milhões no lateral esquerdo espanhol Marcos Alonso, da Fiorentina. Apesar que um dos dirigentes do clube disse não ter recebido nenhuma proposta pelo jogador. Carente de um jogador da posição desde a saída de Ashley Cole, em 2014, a lateral esquerda dos Blues é comandada por César Azpilicueta, um lateral direito de ofício. Posição qual, no Chelsea, um zagueiro é dono desde sabe-se lá quando.

Um zagueiro parece ser uma necessidade enxergada por Conte no elenco, mas até agora não houve nenhuma contratação. Do Napoli, Kalidou Koulibaly teve propostas recusadas pelos italianos e Conte desistiu. Continuou na Itália e foi para o norte do país, no Torino, atrás de Nikola Maksimovic. As conversas parecem não ter avançado muito. Mudou novamente a cidade, foi atrás de Alessio Romagnoli, do Milan, mas teve uma proposta na casa dos £35 milhões recusada. Outro nome para zaga vem da capital, Stefan De Vrij, da Lazio.

Leia Mais: Chelsea oferece £35 milhões por Romagnoli

Como o Chelsea parece desesperado atrás de um zagueiro, algum desastre financeiro pode ser feito nesse setor. Salvo contexto, mas longe de mim lembrar o caso Fernando Torres. Jamais.

Outro nome que vem ganhando força nos últimos dias é o do colombiano James Rodriguez. Sem muito espaço desde o ano passado, ele foi especulado no Chelsea. Aparentemente, o clube ainda não fez nenhuma proposta pelo jogador, mas a imprensa espanhola repercute um rumor de que os Blues estariam preparando uma de £60 milhões até o o final da janela. Zidane concedeu uma entrevista essa semana de que James continuará no Real Madrid, mesmo com todo o rumor feito na contratação do jogador pelo Chelsea.

Fàbregas diz que fica. Será? (Foto: Reprodução/Instagram)
Fàbregas diz que fica. Será? (Foto: Reprodução/Instagram)

Além das possíveis chegadas, existem as possíveis saídas. E em Londres, todos se perguntam se Cesc Fàbregas continuará no Chelsea ou não. Reserva nas três partidas da Premier League, sendo utilizado em apenas um jogo, cujo ajudou diretamente o time na virada contra o Watford, os tabloides ingleses vem dando como certa a saída do espanhol. Dizem até que o Chelsea o ofereceu para Internazionale em troca de Brozovic.

Leia Mais: Declarações de Fàbregas comprovam boas escolhas de Conte

Neste domingo (28), Fàbregas postou em sua conta no Instagram que está completamente focado no Chelsea e que não pretende sair. Mas como diria o poeta: “verdade no futebol não dura 24 horas”. Outros que tem seu nome ligados com saídas são Loic Remy e Juan Cuadrado. Remy deve fechar com o Crystal Palace por empréstimo, enquanto Cuadrado deve voltar pra Itália.

Da mesma forma que o Chelsea pode ir louco para as compras, times podem vir até ele com o mesmo pensamento. Hoje em dia, o futebol se tornou negócio, vence quem tem mais budget. Nos últimos anos, o Chelsea se tornou um “bom vendedor”, caso apareça uma boa oportunidade até quarta-feira, a diretoria não deveria pensar muito. Agora é aguardar o que os sinos do Big Ben podem nos trazer para a temporada.

As palavras neste texto condizem com a opinião do autor, não tendo qualquer relação com o Chelsea Brasil.

Compartilhe

Comments

Category: Opinião

Tags: